Principais Erros Em uma Dieta para Definição

Clique aqui!

Não adianta você conseguir um bom nível de massa corporal se houver uma camada de gordura encobrindo seus músculos. Todos sabemos que a definição muscular é importante tanto para atletas competitivos quanto para quem apenas busca uma melhora estética. A verdade é que músculos marcados e bem destacados no corpo te dão a aparência de ser ainda maior.

kay Principais Erros Em uma Dieta para Definição

Quem está no primeiro cutting sempre sofre mais, pois cometem erros que só a experiência pode mostrar com o tempo. Vamos tentar minimizar estes erros apontando algumas das principais imprudências cometidas ao tentar atingir a definição muscular.

1 – Cortar completamente os carboidratos da dieta

Os carboidratos tem um papel importantíssimo quando se trata de construção muscular. Negligenciá-los é um erro crasso. Claro que devemos cortar os carboidratos de alto índice glicêmico ao longo da dieta, porém devemos ingerir quantidades de carbos de baixo índice glicêmico durante o período de cutting. Haverá períodos em sua dieta ( geralmente após algumas semanas ) em que será interessante fazer dias de low carb ou até zerar os carbos , mas isso não deve ser uma constante, até porque seu corpo precisará de energia nesta fase em que o balanço calórico está negativo.

2 – Diminuição Radical da Quantidade de Calorias

Todos sabemos que quando se trata de definição, temos que ingerir menos calorias do que gastamos durante o dia para perder peso. Fazer isso radicalmente naquela segunda feira, após destruir em refeições lixo no fim de semana não é a melhor alternativa para o sucesso do cutting. A probabilidade de você desistir e jogar tudo pro ar no meio do caminho é muito alta. O ideal para se atingir sucesso em definição muscular é começar com calma, pois este é um processo lento. Diminua gradativamente a quantidade calórica. Outro ponto que não deve ser esquecido, é que para se atingir definição, suas refeições devem conter quantidade significativas dos macronutrientes. Colocar no prato uma folha de alface com um pedaço de frango não vai definir sua musculatura e sim fazer você perder massa magra. O indicado é usar em média 2,5g de proteína por kg corporal ao longo do dia.

3 – Esquecer dos lipídeos

As gorduras boas são essenciais para se ter sucesso na fase de definição. Sua dieta DEVE conter Omega 3, Azeite de oliva in natura e outras fontes de gordura que são suas aliadas da lipólise. Óleo de coco, óleo de chia, óleo de cartamo, são exemplos de lipídeos que servem de apoio ao seu cutting.

4 – Deixar-se Iludir pelo mercado da Suplementação

Existem no mercado inúmeros suplementos que lhe darão apoio na sua fase de cutting e você deve se lembrar deles. Acontece que a maioria dos praticantes de musculação não tem um patrocínio ou apoio financeiro para bancar toda a suplementação ideal. Neste caso, meu conselho é para que você foque no básico. Não esqueça da importância de um polivitamínico, de cápsulas de Omega 3 e chá verde, que são elementos chave para sucesso na definição e acabam sendo encobertos pela enxurrada de marketing em cima de termogênicos.

5 – Não ingerir termogênicos em dias OFF

Um dos maiores erros que vejo muitos praticantes cometerem, é o de guardarem os termogênicos apenas para dias de treino. Isso está errado. Se você está em cutting e começou a suplementar com termogênicos, você deve principalmente ingeri-los em dias Off, ainda mais em dias com mais carboidratos. Não interrompa um ciclo de suplementação porque você não treina no fim de semana.

Bons treinos a todos!

Texto por: Vinicius Tonioli
Contato: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000462115649

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

32 Respostas

  1. o primeiro cut é sempre o mais dificil e maioria das pessoas desistem mesmo, pois usam todos seus recursos possíveis para acelerar seu processo e o corpo para de responder como deveria. O foco principal é a paciência, seu corpo não irá mudar radicalmente, e os carboidratos tem que ser ciclados de acordo com o tempo de cut. Se você tem planos de 10 de semanas para o cut, divida esse tempo de acordo com a sua alimentação em etapas, a cada 2 semanas tira um pouco do carboidrado ( um pouco e não tudo), sempre de 2 em 2 semanas até chegar o limite que você tenha um consumo máximo 1 grama ou meia grana por quilo. E o termogênico seria indicado nas ultimas 4 semanas, pelo menos foi assim que eu fiz e comigo funcionou muito bem….. ah esqueci, eu tinha um dia do LIXO por semana …..

  2. Vinicius Fortuna disse:

    Feche a boca e malhe pesado, mais pesado que nunca. Quando seu corpo perceber que precisa dos músculos, mais do que de gordura fica uma moleza.

  3. michael disse:

    Poxa, site bacana que nem esse, e os artigos cheios de erro de concordância. Custa nada dar uma revisada no texto hein.

    • Manuel disse:

      Você é o “paladino da Gramática”, por acaso? Está mais preocupado com detalhes gramaticais do texto, ou com sua mensagem? Afinal, por que nos irritamos tanto com os “erros” alheios? Talvez você seja aquela pessoa que lê um bom livro e fica obsessivo para encontrar “erros de concordância”, em vez de se atentar ao valioso significado! Genial mesmo foi Manuel Bandeira, quando escreveu..”Me da um cigarro?”; os mais “puros” diriam “nossa! Que erro crasso! deveria usar ênclise ao iniciar uma frase!”, mas será que O MANUEL BANDEIRA não sabia disso? Fica a dica!

  4. Tiago disse:

    Algumas refeições de proteína + gordura boa, gostaria de saber se um omelete de 4 claras + 1 gema + cebola + tomate e 1 paçoquinha estaria ok?

    A dúvida é se a gordura da paçoquinha é boa, não aguento mais comer castanha do pará, nozes, azeite de oliva extra virgem, etc.

    Abraços

    • JMalones disse:

      Tiago, a gordura do amendoim sim, a da paçoquinha não vira porque tem açúcar industrial. Outra coisa não tem essa de não aguento, tem que ter opinião, Atum tem bastante gordura. abs.

  5. Gabriel Cerqueira disse:

    Oléo de cartamo e chá verde eh bom tomar que horas ;/ desculpa pela burrice mais minha nutricionista não botou isso em minha dieta eh você falou que e importante então eu vou mudar saparada ..
    se alguem poder ajudar grato ;)"

    • Olha cara, não tem horário específico pra óleo de cártamo. Pode jogar na sua refeição mais calórica do dia.

    • Paulo disse:

      Cara se você for o rapaz nem se preocupe com definição por enquanto. Foque se em adequar sua dieta primeiro.
      O chá verde você pode beber em qualquer horário.

    • Byanka Borges disse:

      Gabriel, se sua nutricionista não colocou o óleo de cártamo e chá verde em sua dieta, fale com ela antes de alterar, pois sua dieta foi calculada de acordo com suas necessidades energéticas, não pelo chá verde, pois tem valor calórico muito baixo, mas sim pela ingestão do óleo, que possivelmente pode passar da sua necessidade de gorduras por dia.

      Abraços

  6. mutante disse:

    assino em baixo,tudo o que eu vivo dizendo…

  7. dalva santtos disse:

    noosa!ese site e otimo,treino ah um tempao mas n consigo o resultado q desejo,queria perder a gordurinha n barriga e ter as pernas bem definidas e n consigo,sera q alguem tem alguma ideia q possa m ajudar?

  8. pow cara! corre e anda de bicicleta vai me ajuda a perde gordura?

    • Ajuda, claro. Mais ainda se você estiver em jejum, mantendo a intensidade moderada.

    • Tiu Bira disse:

      Sim, desde que faça alternando em períodos de alta intensidade e baixa intensidade, por exemplo: Corra de 30 a 60s(alta intensidade) e caminhe de 1 a 5min. (baixa intensidade) desta forma ira queimar gordura sem catabolismo (perda de músculos).

    • Alexandre, xará. Tenho 28 anos, 1,73 e cerca de 76 kgs. treino ha cinco anos mas nao vejo mudança nem crescimento. O q posso tomar para aumento de massa magra e algum treino especifico ?
      Desde ja agradeço.

      • MC98 disse:

        voce é das pessoas mais persistentes e determinadas que eu já ouvi falar. 5 anos e nao desistiu, parabens. aproveite essas qualidades. o problema pode estar na alimentaçao-se estiver tentanto alimentar-se igual a outra pessoa ou nao comer os alimentos certos-, no treino- treinar demais, nao usar os exercicios que funcionam melhor com voce, descanso insuficiente(eu so treino 3 dias por semana), espero que nao entenda isto como um insulto, mas pode nao estar treinando de forma adequada com a sua genetica(ou ter a genetica contra voce) ou ate mesmo por má execução dos exercicios. faça assim, pare uma semana para desanuviar e depois, com calma, começe de novo. procure mais causas pelas quais nao estar vendo resultados e tente emenda-los. bons treinos e espero ver comentários seus mais vezes. ass: MC98

    • Alexandre eu acho que vc precisa treina com pessoas que saiba treina vey, tem cara que n sabe de nada e ta te passando exercícios errado eu treino a muito pouco tempo comparado a vc e vejo resultados sem toma muito suplemento espero ter ajudado

  9. stewie griffin disse:

    corrida de 10 a 15 min pré treino e aerobico mais leve após!
    pra mim funciona, com dieta ou não, mais tenho o sistema cardiovascular top e ainda assim peso 110 k agora pois estou bulking…
    mais após secar eu chego nos 95 no maximo

  10. Peter disse:

    Tem que parar com essa de termogenicos… Dieta hipocalórica bem elaborada, treino legal e se precisar, HIIT e ponto!

  11. Oleo de cartamo é muito bom , consegui perder 15Kg em 2meses com ele .

  12. Junior Mello disse:

    sera que um suplemento de MCT seria uma boa nas horas q os carbos estiver em defcit pois ele ajuda a usar a gordura como fonte de energia

  13. ricardo disse:

    tomar bcca e termogenico antes de treina em jejum ajuda a queima gordura mais pode acontecer de perde musculos tambem mesmo tomando bcca ?

  14. dean moraes disse:

    qual e o melhor anabolizante para o emagrecimento sem perdar massa muscular qeria da uma secada mas nao sei qual esteroide e melhor para queima de gordura ?

  15. David Souza disse:

    bom, eu treinei por quase 2 anos sem nenhum suplemento, alcancei ótimos resultados mas já está com 6 meses que não treino, eu iria voltar essa semana, mas por causa de um incidente não deu certo, já estou melhorando assim que eu me recuperar totalmente já estarei na academia novamente, porém com tudo isso…eu não tive nenhuma alteração na alimentação, agora estou preste á voltar para academia, estou procurando me informar para recuperar o tempo perdido. primeiramente eu voltando, vou treinar pra recuperar a minha resistência novamente, assim que eu estiver como antes pretendo tomar suplementos , mas não sei qual o melhor pra mim, já me falaram do whey, dilatex etc…pode me ajudar com isso??

  16. Lucas Santos disse:

    ai galera da maromba, da uma força ai e curti essa pagina aqui!!
    https://www.facebook.com/pages/Gen%C3%A9tica-100-Maromba/602017836475853

  17. excelentes dicas,tenho 1,92 de altura tinha 103kg e hj tenho 95,estacionei nesse peso a mais ou menos dois meses vou seguir as dicas com rigor pq quero trincar o abdomen e vou conseguir sabe pq…I AM THE CHAMPION.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>