3 Verdades Sobre Musculação Que Ninguém Gosta de Ouvir

É evidente que dentro da musculação o termo “verdade” é muito relativo, pois o que é bom para uma pessoa pode ser péssimo para outra. Contudo existem alguns conceitos que apesar de serem efetivos e válidos para todos, vão contra a crença da maioria das pessoas e se tornam verdades que ninguém gosta de ouvir.

pensamento 3 Verdades Sobre Musculação Que Ninguém Gosta de Ouvir

Verdade #1: O seu super combo de suplementos pode fazer a mínima diferença.

Ok, a maioria das pessoas já sabem(eu espero) que suplementos apenas complementam a dieta e não o contrário, o problema é que ao mesmo tempo muitas dessas pessoas estão mais preocupadas em saber qual é o melhor combo de suplementos do momento do que focar na dieta, que é o que realmente trará resultados.

Não é difícil encontrar pessoas criando verdadeiros dilemas para saber se é melhor tomar whey imediatamente ou antes do treino, se é melhor saturar a creatina ou não, enquanto no resto do dia comem misto-quente com toddynho e ainda pensam que tem algo errado com a suplementação quando os resultados não aparecem. Aí está a verdade que ninguém gosta de ouvir ouvir: não importa quão caro seja a sua suplementação, se você toma whey com malto depois do treino, se você satura a creatina ou não. Se no resto do dia a sua dieta é fraca, os resultados serão medíocres e não haverá Animal Pak suficiente no mundo que mudará este fato.

Verdade #2: O mundo não para de girar por causa dos seus problemas pessoais.

Falta de dinheiro, trabalho, estudos, namorada, família e outros problemas pessoais, são coisas comuns que possuem o péssimo hábito de atrapalhar o seu treino e dieta, porém estão longe de serem desculpas para desistir dos seus objetivos. A grande verdade é que obstáculos sempre existirão e irão continuar aparecendo de tempos em tempos, o mundo não vai parar por causa disso e muito menos o seu corpo. Se você não tem tempo para comer direito ou treinar, você não vai crescer e ponto final. Você só tem duas opções: aceitar resultados inferiores ou dar um jeito para correr atrás do seu objetivo.

Tá, mas qual é o objetivo dessa liçãozinha de moral fajuta? Fajuta ou não, muitas pessoas simplesmente acham que o mundo vai parar por causa dos problemas pessoais delas e ficam esperando um milagre chegar para que as coisas se ajeitem sozinhas. Isso não vai acontecer, a não ser que você mesmo corra atrás do prejuízo.


Link direto: http://www.youtube.com/watch?v=SqbCoHSvC3k

Verdade #3: Não existe atalhos para se ganhar experiência, seja no treino ou na alimentação.

É muito comum querer encontrar o melhor método de treino e a melhor dieta para o seu objetivo, é uma busca natural que faz parte da rotina de todos que estão na luta pelo corpo. O problema é que muita gente perde tempo e esforço à procura de atalhos. É chato ficar batendo na mesma tecla, porém necessário. Não existe atalhos, muito menos receitas prontas para mudar o corpo. É verdade que o sucesso deixa trilhas, mas o caminho nunca é mesmo. Nada, absolutamente nada além do tempo e experiência dirão qual é o melhor método de treino e dieta para você.

Somente após várias tentativas e erros você vai descobrir quais são exercícios funcionam melhor para você, quais são os alimentos que você consegue consumir com mais facilidade e em maior quantidade, qual é o melhor treino e o tipo de dieta. É mais fácil você ganhar na loteria, do que acertar tudo no treino e dieta na primeira tentativa.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

142 Respostas

  1. Marcelo Mendes disse:

    Verdade 4: A maior parte da efetividade dos treinos vêm de seus instintos, sua conciência corporal.

    • rds disse:

      Explique o que quer dizer com isso Marcelo.

      • Lucas FLorencio disse:

        Muito bom Marcelo boas palavras!

        RDS a grosso modo seria uma treino ideal para voce, nao pegar receitinha na internet ou de “professores” voce tem q sentir seu corpo e treinar conforme sua vontade.
        Exemplo; treinei costa e ombro posterior e era pra min fazer perna hoje so que sinto que minha lombar nao esta recuperada e sinto que meu peito e ombro estao estralando pra levantar peso oqeu se acha que vo fazer seguir a receitinha ou ouvir meu corpo?

        • Marcelo Mendes disse:

          Até que enfim um cara inteligente!!!

        • HUM disse:

          Mantando o treino de perna né Sr. Sabirila. 40 de braço e 30 de coxa! hahaha

        • Invexis disse:

          Marcelo e lucas, não vi embasamento nenhum no que vocês disseram, me parece mais broscience

          • Pandatar disse:

            Tal embasamento é devido à experiência. Depois de 12 anos treinando, posso dizer que o treino por ‘feeling’, ou seja, consciência corporal, tem um papel fundamental durante a rotina de treinamento. A dificuldade em se focar na execução do treino pode ocorrer por causa de diversos fatores, como por exemplo, estímulo visual (alguém passa por perto e te distrai). Nessa confusão de sentidos, sua mente pode acabar se distraindo do objetivo que era focar no músculo trabalhando; como pode ocorrer que você estar focando realmente no exercício, mas não no músculo correto. Um exemplo bem simples de se entender o que é isso, seria fazer rosca alternada com halter. Há uma plétora de detalhes a serem pensados e considerados na execução desse exercício, mas pode ocorrer, se você prestar atenção, que você está focando ‘na mão se levantar’ e não ‘no bíceps se contrair’, como também você pode focar ‘na barra chegar na altura média do seu tórax’ ou ‘na força para segurar o halter’. A consciência muscular/corporal é quando você efetivamente executa um dado exercício para um grupo muscular e você efetivamente também consegue exercitá-lo conscientemente e primariamente.

        • Thiago Araujo disse:

          Cara. É exatamente isso! Bom garoto. É o que preconiza o fisiculturista Mike Mentzer, criador do treino chamado Heavy Duty, para regular a frequencia do treino!

          Vamos trocar mais ideias!

    • dsad disse:

      “3 Verdades Sobre Musculação Que Ninguém Gosta de Ouvir”
      Este é o nome do artigo, ninguém está interessado em saber uma verdade que você “acha” que é ou não! _|_

      • Marcelo Mendes disse:

        dsad: Primeiro, zé ruela não tem nome. Segundo, zé ruela não tem comentário que se preze e só critica o comentário alheio e terceiro, e terceiro é que vc deve ser um baita frango!!! Tanto que ninguém quer saber que tenho respostas em meu comentário…!!!

        • dsad disse:

          Uiii ela ficou extressada! Vai pra tua aulinha de balé que você se acalma!

          abraço!

          • Marcelo Mendes disse:

            Se você me viu indo na aula de balé, deve ter visto com quem saí de lá de dentro também…cara, seu pai não vai gostar nada disso!!! Amigão..você está participando de posts inadequados a seu perfil.

          • matheus disse:

            que bobeira esse lance do balé… tenho 41cm de braço e faço balé há 9 anos! quero ver conseguir fazer o q eu faço no balé e ainda ter os resultados q eu tenho na academia!

          • Natália disse:

            Testo a mil hein..

          • Felipe disse:

            uahuaauhu testo a mil foi otimo!

          • Pandatar disse:

            Arnold fazia balé, para o teu conhecimento.

  2. Gaspar disse:

    Com certeza obstaculos estão ae toda hora todo momento tentando tirar voce do objetivo.mais com certeza só o tempo vai trazer todas as respostas que tanto procuramos.Bons treinos!!!!

  3. Sérgio disse:

    Rocky Balboa, grande mestre!

  4. Sérgio disse:

    Outra verdade: Cada corpo responde de forma diferente aos treinos, um treino pode ser bom para um e não ser tão bom para o outro, esteja aberto a novos treinos, observe atentamente cada passo de sua evolução e corrija os erros no início.

    • Aesthetic disse:

      Cara, vc resumiu perfeitamente o que eu penso tbm, tenho dois anos de treino e muita leitura, vc tem que sempre avaliar a resposta do seu corpo ao treino para poder ajustar à necessidade, receita de bolo não existe neste esporte

  5. rafael jose Pires disse:

    Sem desculpas.

  6. Paulão disse:

    É foda ler isso, principalmente a parte dos suplementos. Confesso que uso quatro suplementos atualmente, whey, creatina, glutamina e albumina. Sou regrado com a alimentação e mesmo assim os ganhos são lentos. Treinei um ano em outra academia e quando voltei a primeira novamente vi os mesmos caras com nenhuma evolução. Eu evolui em volume e estou tentando definir com sessões de cardio, mas os caras da academia não tem ido além do que sempre foram. Não fazem agachamentos, levantamento terra nem leg ou desenvolvimento com barra ou halter. Treinam só da cintura pra cima e olhe lá. Nem vou perguntar a rotina deles que deve ser regrada também: Segunda e Quinta Peito tríceps e ombro – Terça e sexta Costas e bíceps. Quarta é o happy hour e sexta a noite até domingo baladinha.

    • Dexter Jackson disse:

      regrada? ta comendo todynho com misto quente, paulão. Se quiser ficar grande não tem negócio de regrada não, é lei de Lavousier, é comer MUITO, comer TUDO, comer comer comer

      • dsad disse:

        Cada comentário que fosse fala é um mais idiota que o outro…
        Só imagino o retardad* que você deve ser… Franguinho…

        • Dexter Jackson disse:

          urum, devo ser retardado, mas vc tbm ta comendo todynho com misto quente e gastando dinheiro em whey, bcaa e frescuras? Dieta regrada de c* é r***, mermão. Quem ganhar peso tem que comer muito, contar kcal

      • Paulão disse:

        Regrada não quer dizer pouca. Quer dizer não comer bobagem e manter o mesmo cardápio para cada refeição (assim consigo saber o que está ou não funcionando). Se eu der uma de porra loca vou aumentar muito meu BF (já aconteceu no passado). Me abstenho de chocolate, ceva, pizza e afins, mas me dou ao luxo de um xis salada no sabádo e um churras em alguns domingo e só! Mas se vc acha que como pouco, atualmente que tô secando tô mandando 3.500 cal por dia, a partir de janeiro volto a consumir 4500.

    • Marcelo Mendes disse:

      Devem ser os *Zé Crossover daqui de Jacarezinho-PR. Coisa de frango. Vou começar a levar uma raposa nos treinos…hehe

      • Dexter Jackson disse:

        uahuahuhauhauha ISSO, zé cross-over, zé-torcaconcentrada, zé-elevaçãolateral. Não sabe o que é agachar com pelo menos 1x bodyweight, nuna usou uma anilha de 20kg pra fazer rosca. Acorda e toma suco, almoça com arroz e feijão e come uma lata de atum de tarde achando que é monstrão. Tudo cagão

        • Rodrigo Luís Botecchia disse:

          Dexter, seus comentários deixam na CARA sua necessidade de auto afirmação. Você critica TODO e QUALQUER comentário que diz que você tem que ser regrado na alimentação.
          Tenho BF 12% e 42,5 de braço. Como finalmente consegui isso? ALIMENTAÇÃO. Como muito, mas MUITO MESMO! Mas como coisas de qualidade, não encho a pança de açúcar e gordura. Gordura? Sim, da carne vermelha e do óleo de peixe. Carbo? De qualidade e aos montes. E tudo isso com RESPALDO DE UMA NUTRICIONISTA.
          Sério: vc deve ser o tipo de cara que se engana e não CONSEGUE a força de vontade necessária para cortar porcarias como refrigerante, doces e bebida alcoólica. Se você não consegue, não venha demonstrar sua frustração aqui atacando QUEM consegue. Suas palavras denunciam você.

          FICA A DICA. E pelo jeito vc vai me chamar de frango ou coisa assim, mas CONVIDO VOCÊ PRA IR TREINAR COMIGO qualquer dia. SUPER SÉRIE DROP SET SEM DESCANSO COM CARGA MÁXIMA. Será que você consegue?

          • Dexter Jackson disse:

            eu tenho 44, 64 de perna, 39 de antebraço e meu bf foi sair de um dígito esses dias pra chegar em 10%. Eu fiz isso tomando mais de 2g/kg de malto depois do treino, comendo kcal de qualquer lugar. Qualidade de carbo? vê-se que vc é mais um que ta se prendendo a conceitos antigos. Refrigerante e doce não são porcarias, porcaria é você não saber quantas kcal come por dia. Super-série e drop-set são coisas tão antigas que minha vó fazia, mas já aprendeu que não servem pra quase nada. Frango sim.

          • Comentário ruim disse:

            super série drop set sem descanso!!!!!! O máximo que vc vai conseguir é uma hipertrofia no coração. Mais precisamente uma cardiomiopatia hipertrófica!! Porque o músculo esquelético com certeza vc vai catabolizar fazendo isso. Por que não convida a puxar um levantamento terra e um agachamento. Exercícios que separam os homens das criancinhas!!! hahaha

        • Dimas disse:

          Dexter eu comia só o que minha tia passava eu não intendia muito bem mas ela como uma (PROFISSIONAL) me indicava aquilo e ela sempre me passou calorias a mais do que eu precisa… “para ganho de massa magra”

          Pra que essa resposta tão agressiva cara?

          Quando falei dos meus amigos foi querendo falar que eles não comia proteína nem uma e muito menos iria buscar proteína em algum alimento.. Tipo eu sabia da carne branca do leite e do ovo e eles não sabia de merda nem uma.

          Sobre seu primeiro comentário: EU FALEI QUE FICAVA COMENDO BATATA DOCE?? E PRONTO?? CARA REVOLTADO QUER DAR LIÇÃOZINHA HAHA VAI DESCONTAR NO SEU TREINO MAN.

          • Rodrigo Luís Botecchia disse:

            Dexter, você faz IDEIA da besteira que você está dizendo em falar que REFRIGERANTE não é porcaria?! Só falta dizer que lanches do Mac não fazem mal!
            “Comentário ruim”, super série drop set é para quem tem BOM condicionamento físico e não vomitar ou DESMAIAR durante o treino, e deve ser feito de VEZ EM QUANDO, só para mudar um pouco a rotina de treino.
            Meu Deus, quanta gente falando besteira nos comentários…

      • jhon disse:

        primeiro vc fala tanto de frango q sua mãe deve adorar um pinto segundo deve ser uma marica imrrustida terceiro o bomzão de merda vai toma no olho do seu cúuuuuuuuuuuuuu babaca da terra dos bichas pois é oque mais tem ai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Invexis disse:

          refrigenrante tem tabela nutricional como qualquer alimento. Vocês têm que contar suas calorias e pronto. Estudem mais

  7. michel disse:

    Paulão, pára de criticar a rotina dos outros. Gaste esse tempo e seu português para cuidar da sua rotina e de seus ganhos lentos.

  8. Güinther disse:

    Nossa,recomendadíssimo o artigo e era tudo o que eu precisava ouvir para hoje,parabéns e bons treinos para todos!

  9. Dx disse:

    A dos suplementos é a maior das verdades e a mais frequente, justamente por estar na moda.

    É a preguiça de sair pra comprar comida e cozinhar ele mesmo.

  10. juliano disse:

    Alimentaçao,treino, descanso,e é claro paciencia para para obter ganhos!!É logico que a genetica conta,nao precisamos mistificar,fórmulas e se importar só com suplementaçao!!!

  11. Dimas disse:

    ééé… Paulão é osso mesmo.

    Eu tive por muito tempo assim e comia bem comia proteínas, carbos e gorduras tudo certo com uma tia nutricionista e não tinha ganhos igual amigos ou conhecidos que começaram comigo. Eles bebiam e comia tudo que você possa imaginar “gorduras monstruosas, doces e refrigerantes” Fora a breja e vodka que era de lei finais de semana.

    Bom mas agora a história é outra meu velho.. Voltei a treinar a 6 meses e já vi resultados muito satisfatórios e eles não pararam e já to melhores que eles eu senti que por me alimentar bem meu corpo teve resultados depois e também segurei muito os meu “pequenos” resultados da primeira passagem pela academia hahaha

    continuo me alimentando bem e agr conto com ajuda de suplementos básicos com Bcaa, Whey, Caseína e Creatina.

    Comentando sobre a pagina do blog: EXCELENTE POST HAHAHA

    • Dexter Jackson disse:

      ta bem óbvio aqui a franguisse de vocês. Muito óbvio. Seus amigos comiam gorduras (1g de gordura tem 9kcal) comiam doces e refrigerantes (200ml de refri em mais de 20g de carboidrato, 1g de carboidrato = 4kcal). Porque que seu amigo cresceu e você não? porque sua dieta é regrada. Regrada? vocês tão passando fome pra ficar comendo batata doce e alface. Ninguém consegue contrariar a lei da natureza, 1kcal = 1kcal, vinda ela do doce/refrigerante/do inferno. Mr Universo come é fast food em off, e vocês comendo batata doce e peidando.

      • Perfeito comentário disse:

        Falou tudo amigo, Em vez de ficar me empanturrando de batata doce e nem chegar perto do objetivo de carboidratos do dia, mando um doce de leite (umas 200 gramas), muito mais gostoso. não existe esse negócio de índice glicêmico, Nada contraria a lei da natureza que é a termogênese corporal. Já testei vários modelos de dieta e o que manda é sempre a quantidade de calorias e a obtenção do objetivo de macros, não importa de que fonte venham.

        • Dexter Jackson disse:

          pois é, colega. Mas nós vamos ser xingados por muito tempo pelos pseudo-espertinhos. Sorvete+sucrilhos, tem coisa melhor? Buerguer king, tem coisa melhor? Ter barriga de tanquinho e chamar a atenção quando tira a camisa comendo tudo isso, tem coisa melhor? Conceitos antigos são meio difíceis de ser derrubados, vamos compreender.

          • Rodolfo disse:

            Abre um blog e ensina o pessoal criar dietas cheias de gordura trans e sem vitaminas e minerais.

          • igor disse:

            Minha família tem um histórico infeliz de diabetes, se eu seguir essas sua dietas eu tomo no olho.

      • Loco disse:

        Ô idiota, vc é médico? Sabe o que significa caloria???? As calorias vindas do alcool não são aproveitadas como energia. Caloria de alto indice glicemico não são aproveitadas a tempo e viram gordura rapidinho, sem falar no pâncreas q sofre com isso. E de onde vc tirou q uma alimentação regrada quer dizer com pouca caloria???? Deixa de ser BURRO!!! Vc disse que Mr. Universo come fast food, mas isso é pq ele é MR. Universo porra! Se vc não treina que nem os caras, descança que nem os caras, tem médicos que nem os caras, patrocínio que nem os caras, suplementos que nem os caras e experiência que nem os caras, não adianta comer fast food que nem os caras! Acorda BURRO!

        • O loco digo eu disse:

          Cara na boa, vai estudar um pouco. Pegue alguns estudos sobre índice glicêmico e leia-os (sim eles existem). Deixe de agredir as pessoas com palavrões. Você está errado a começar pelo que falou sobre o álcool. Tente abrir a sua mente e saiba que uma mente que se abre a novas idéias jamais será a mesma (Albert Einstein). Só porque te ensinaram isso ou vc leu isso não quer dizer que seja verdade, principalmente porque ao longo do tempo as verdades mudam… E ainda, me explique: o que é caloria????

          • Dexter Jackson disse:

            pior foi o pâncreas

          • Loco disse:

            Sou totalmente a favor de abrir a cabeça para novas idéias, mas não a ponto de cérebro cair para fora dela! Frase de Carl Sagan. Eu poderia fazer um copy paste da wikipedia pra te dizer cientificamente o que caloria, mas eu prefiro acreditar na minha nutricionista esportiva que baseada em estudos científicos e amparada na Associação Brasileira de Nutrição Esportiva diz que as calorias do alcool são conhecidas como vazias, não tem valor para construção muscular ou obtenção de energia.

        • Dexter Jackson disse:

          eu compreendo todos vocês, de um por um. Sério mesmo, compreendo de verdade. Tomara que seja só uma questão de tempo pra essa nuvem negra de manipulação e mentiras sair de cima dessa galera pra sempre.

          • Ciro disse:

            Não era o Schuarzeneger (acho q escreve assim), que tomava uma jarra de cerveja e comia um frango inteiro depois do treino?

          • Rodrigo disse:

            Dexter, o psicólogo… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            BANDO DE FRAAANGO!! PAREM DE DISCUTIR MERDA E VÃO MALHAR!

            “Enquanto lutarmos, mostraremos a eles que o inferno é verde.”
            CIGS

        • Invexis disse:

          nossa, que péssimo comentário. Ele nao precisa abrir um blog, você que precisa estudar o conteúdo disponível nesse mesmo blog, bem debaixo do seu nariz

      • Rodolfo disse:

        Continua metendo gordura trans para dentro e rindo, só preocupando com caloria. Continua se preocupando apenas com calorias sem preocupar com vitaminas e minerais. O corpo é seu, não é meu mesmo.

    • Rodolfo disse:

      Dieta, treino e descanso.
      Você estava com ótima dieta, mas e os outros 2?

      Deve ser por isso que não tinha ganhos. Se quer fazer uma dieta cheia de gordura trans e sem vitaminas e minerais faça. Depois que der um problema grave no estômago e ficar diabético aí acorda para preocupar com a saúde.

  12. Junio da FAM disse:

    É verdade, ninguém gosta de ouvir.

    Tem outras q o pessoal ñ gosta de ouvir.

    Zyzz S2

  13. Nathã disse:

    Concordo com o que foi dito, não adianta você comprar os melhores suplementos se sua dieta deixa à desejar. Resultados vem com treino, persistência, uma boa dieta e é que se houver um suplemento conciliado a isso então fica 100% !!

  14. Fragolino disse:

    Eu vejo muita gente pagando R$ 200,00 em suplementos que duram 1 mês, e pecam na dieta. Eu já gastei muito com suplemento, e na boa, uma dieta regrada dá bem mais resultados.

  15. Paulão disse:

    O suplemento é só a cereja do bolo, a longo prazo vão te dar algum resultado a mais, mas a alimentação é o pilar primordial da musculação. Esse papo de comer de tudo é desculpa de gordo. Desde que aprendi a contar calorias para aumentar massa em um período e para secar em outro foi quando finalmente eu vi os resultados aparecerem.

    • Dexter Jackson disse:

      esse negócio de “vi que resultados apareceram” é conversa de frango recalcado. Você acha que não faço isso? que ninguém faz isso? você tava ali em cima reclamando de “ganhos lentos”. Tá com 2 histórias, frango?

      • Paulão disse:

        Se vc acha que ganhar banha é bom, vai fundo, prefiro no final de um ano ter 5 kg a mais de músculo do que 10 kg a mais de banha. Se gordura fosse importante porco seria fisiculturista.

        • Dexter Jackson disse:

          gordura é reserva energética. Se o indivíduo não ta nem ganhando peso (não há nem ganho ponderal) como é que vai acumular gordura? que noia, viu. Que grande paranoia paira pela comunidade que pratica esporte hoje. Chega a desanimar.

          • Paulão disse:

            Meu amigo, isso que vc acabou de dizer apenas reforça o meu discurso. Se eu preciso de uma sobra energética então eu vou calcular ela para que não sobre muito, por isso eu calculo 500 calorias a mais por dia em bulk. Vou acumular alguma gordura sim! Depois em fase cut eu queimo ela. O fato de ter um excedente energético não quer dizer q posso tirar de qualquer lugar essas calorias, senão eu viveria de chocolate, mc donalds e refrigerante e ficaria igual ao ronnie coleman. Esse excedente tem que vir de proteínas e carbos de baixo valor glicêmico. Os Mr. Olympia fazem isso, e tomam menos cuidado apenas no início da fase de bulk que dura 1 mês e os outros 6 a 7 meses de bulk eles fazem o mais limpo possível. Olha qualquer DVD de treino desses caras e vai ver que a maioria prepara as 8 refeições do dia em casa pela manhã, põe na bolsa e vão pra sua rotina. Não tem gordura, nem doce, nem ceva nas refeições dos caras. Sem falar que a gordura é uma reserva energética difícil de utilizar, se vc nunca faz um déficit calórico no ano nunca vai queimar essa gordura e por isso vc deve ser uma porca de tão gordo! Se informa antes de sair jogando merda no ventilador.

          • Dexter Jackson disse:

            10% no momento, só pra constar

          • Dexter Jackson disse:

            Paulão, isso tudo que vc ta falando aí de índice glicêmico e bla bla bla já ficou pra trás. Pode acreditar em mim, to falando a verdade.
            E o pior de tudo é eu ter que ler “NÃO TEM GORDURA” isso é o fim da picada. Ninguém vive sem comer gordura. Você não sabe nem conceitos elementares, não tem nem como discutir.

  16. rdo disse:

    preciso emagrecer :( mas quero ganhar massa muscular,
    se eu pegar pesado na musculação vou perder peso
    o que devo tomar pra acelerar esse processo
    ME AJUDEMMM

    • boss disse:

      o melhor seria “O que você NÃO deve tomar/comer”
      Corte doces e frituras em excesso.
      Troque carboidratos simples (ex:arroz branco e pão francês) por alimentos integrais e em menor quantidade.

    • Derek_Hale disse:

      deficit calorico

    • Dexter Jackson disse:

      ou vc ganha peso ou vc perde peso.

      • jhonatan disse:

        então nao tem como eu aumentar meu peso na balança e ao mesmo tempo emagrecer? tá sabendo legal ein brother xD

        • Dexter Jackson disse:

          é matematicamente impossível.

          • Ere disse:

            “RDO” é só faze treino de hipertrofia e uma dieta de restrição calória com muita proteína e pouco carboidrato, no meu primeiro mês de musculação sem levar tudo a risca -saindo ás vezes para pizzaria com amigos- perdi 6cm de gordura abdominal e ganhei 2cm de braço. Quando você começa a fazer academia consegue perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo, depois tem que escolher um ou outro.

            É possível aumentar de peso e perder gordura corpórea, músculo pesa mais que gordura. não acredite nesses caras que já perderam o cérebro e não lembram mais como era no início da academia.

      • Oliver disse:

        Nada a ver essa de “ou vc ganha peso ou vc perde peso.”.

        Você ganha peso em massa magra e ao mesmo tempo perde em gordura. aí é matemática…se você pesa 80kg…daí em 1 mes vc perde 5kg de gordura e ganha 3 de massa…você estará com 78Kg.
        É só medir antes e depois.

        tão simples isso….

      • Rodrigo disse:

        Tenho q concordar com esse animal. Rdo, vc tem q focar em uma coisa de cada vez. Primeiro ajuste sua alimentação e foque nos aeróbicos, garanto q vc irá perder peso rapidinho… Depois vc foca em crescer, mantenha uma alimentação saudável e treine pesado.. não há segredos nem milagres… Só há determinação.

  17. Gabriel disse:

    Muito bom o artigo, só que os comentários estão ridículos com exceções é claro. Cada um tem o seu treino, cada um tem o seu objetivo. Sim, eu sei que o nome do blog/site é HIPERTROFIA mas cara, porque uma pessoa tem uma dieta “regrada” você nao precisa falar que esta errado e que tem que comer como um urso. Se voce quer crescer, treine como um monstro e coma como dois, se você quer definir. Ingira mais proteínas do que carbo, faça mais aeróbicos, mas também tenha em mente que você não irá crescer como se comesse muito. RESUMINDO como todos ja devem saber e eu só sei por minha pequena experiência e leitura. Trace objetivos, não queira virar um monstro em Cutting, quer baixar o BF ? Então trace uma dieta e comece a treinar. Dpois que estiver satisfeito. Trace outro plano, para BULKING e coma, mas coma muito e treine como se fosse o último dia/treino da sua vida. Porque “definir” vai ser muito relativo depois.

  18. Rafael disse:

    Infelizmente, por aqui se estão vendo pessoas que possuem (ao menos imagino) bíceps maiores que seus cérebros. No Brain, No Gain galera…

  19. Jones Pelicia disse:

    A melhor maneira que essa galera encontra para tentar justificar a própria incopetência,é atacar os outros com insultos,ao invés de tirar proveito do conteúdo do texto.Ninguém é obrigado a concordar com tudo que é escrito aqui.A verdade sempre dói nas galinhas,e ninguém bota a cara.

  20. Anderson disse:

    Normalmente não fico lendo o comentário do pessoal nos artigos. Mas aqui vi q tem muita gente sabendo muito… Pq nao postam sugestões? pq nao participam ai de uma discussão sadia? Pq o que to vendo nesses comentarios aqui normalmente acontecem com as minas,uma tendo inveja da outra pq esta com a bunda menor.

  21. Dexter Jackson disse:

    Então ok, vamo lá. Os defensores da granja chegaram:

    1g/kg de gordura, 1,5g/kg de proteína e resto do que vc quiser até atingir suas kcal.

    Já ta provado (e bem batido até) que não tem essa de carboidrato bom/ruim, carboidrato não tem caráter, quando ele bate no sangue é glicose do mesmo jeito, vindo do refrigerante ou do inhame.

    O que não dá é ver os anos se passando e um monte de metido a bom moço cagar nos primeiros comentários o que lê em revistinha. Vamo abrir a cabeça, galera, a indústria de suplementos se apoia no broscience e uma balança de cozinha é 20 reais.

  22. christofer disse:

    otimo post, tudo verdade, eu fazia tudo que n podia fazer, treinava de 1:30 a 2hs de relogio e se pudesse todos os dias, me alimentava totalmente errado e pouco, e perdia noites direto. Desistir de treinar pois nao via diferenca em meu corpo(claro fazia tudo errado). foi qdo descobrir o blog, lia topicos um atras do outro, voltei a treinar e a aplicar tudo que aprendi aqui, treino no maximo 50min, me alimento bem de 3 em 3hs, e descobrir que minhas 8hs de sono valem muito mais que uma noite perdida. vou fazer 6 meses treinando tive otimos ganhos cerca de 8kls de massa magra, e depois que eu to me ferrando fazendo tudo certo ainda tem gente que vira pra mim dizendo que to tomando anabol. dexo um agradecimento aew a galera do blog.

  23. Perfeito comentário disse:

    E o melhor de tudo isso amigo é que dieta para nós é prazer e não obrigação como para os comedores de inhame… Mando meu sorvetinho de doce de leite todo dia e meu BF no adipômetro não passa de 10% em bulking. É só contar as calorias e os macros. Se se encaixa nos seus macros: coma!! Se ainda falta gorduras e proteínas e carboidratos para completar os macros do dia: por quê não um burguer king?? Para eu que não sou competidor, pratico musculação por prazer, por que não comer alimentos saborosos? E ainda ter ganhos superiores? E manter BF! Simples: contar macros e calorias, não importa a fonte. Na verdade os estudos mostraram uma certa tendência de maior emagrecimento do subgrupo que consumiu carboidratos de alto índice glicêmico, mas sem significância estatística, ou seja tudo igual!!! Continuem engolindo sem vomitar suas batatas doces ou pensem no que nós estamos dizendo e testem, poque eu testei e deu certo….

  24. Mr. Bomba natural disse:

    Gente.. Cada pessoa êh diferente.. Todo mundo aqui êh mutante. Garanto que 80% daqui êh fraco. Ou treina 2 3 meses e para e depois volta.. Os melhores são os que tem tempo e sabem que resultados rápidos êh pra boi dormir. Resultados = trabalho e mais trabalho nao existe.. Se vc nao leva como um trabalho ou nao tem tempo nao existem resultados.. Poucas pessoas tem uma rotina para poder trabalhar constantemente.. A realidade êh essa… Os melhores nao ficaram assim dum dia pra noite..mas assim com 5 10 anos de treino interrupto.. Coisa que 1% das pessoas q estão aqui conseguem. Fora abrir mão de social, amigos.. Ninguém abre mão..família.

    • dsad disse:

      diz o sr. Bomba natural! ah va…..

    • Errado disse:

      Não é necessário abrir mão de família e amigos já que o treino dura apenas uma hora por dia.

      • MR bomba natural disse:

        Isso.. treina 1h por dia que voce vai longe.. pra mim o treino ideal eh 24h. Alimentação. Consistência.. e se voces tem compromissos do dia a dia, tudo vai por agua a baixo. abraco. bons treinos.

        • ed tkd disse:

          se o objetivo é crescer o treino mínimo no meu caso é de duas horas apenas na musculação sem contar o aquecimento , mas o ideal é fazer um programa que se adapte ao seu estilo de vida.
          os monstros do fisiculturismo chegam a malhar 8 hs por dia

        • Rodolfo disse:

          Um grande mito da musculação, sobre o treino volumoso. Dorian Yates (anos 90), Mike Mentzer (anos 70), Casey Viator (anos 70) e tantos outros tem altos resultados sem treino volumoso.

          Se o cara treina 1 hora fazendo exercícios isolados e de forma rápida e errada, não é suficiente mesmo. Faz um treino intenso, não aguenta 2 horas.

    • Rodolfo disse:

      Cara você só come preocupando nos macro nutrientes? Calorias, carboidrato, proteína e gordura?
      E as fibras? E as vitaminas e minerais? E a gordura trans?

  25. Dimas disse:

    Vamos manenar na testo aee estressadinho …
    vamos treinar bem aee rapaziada por que cada um cada um!

    Abraçoooo.

  26. Bruna disse:

    É, a dieta é a minha maior dificuldade. Saí de uma situação de quase obesidade moderada, com BF de 45%, para o meu momento atual que é de BF 33% com muita dedicação aos exercícios. Leio muito, pratico muito, sou disciplinada pra treinar. Mas pra comer…admito que é minha grande dificuldade. Tento comer direitinho, com horários, com porções adequadas…mas pra mim é muito difícil. Ano passado minha alimentação era composta basicamente por Mc Donalds e biscoito recheado. Já praticamente eliminei os hambúrgueres e os biscoitos, mas ainda como muita besteira em porções grandes mal distribuídas ao longo do dia. Tenho consciência de que está errado e estou tentando melhorar, mas sei que não vou conseguir mudar uma vida toda de maus hábitos de uma hora pra outra, então estou tentando melhorar aos pouquinhos, passo a passo. Por exemplo, já estou conseguindo comer café da manhã, coisa que nunca fiz na vida. =) Um dia chego lá.

  27. jhonatan disse:

    Por aqui só tem fisiculturista huahuahauhauha 40 e tantos de braço um digito de bf e ainda me fala q é natural ahuahuahuahauhauha

  28. Loco disse:

    Não sei como alguns aqui ainda não estão disputando o Olympia!

  29. Antonio disse:

    Caí neste site por acaso, e achei incrível como tanto os editores quanto os leitores, estão preocupados como minúcias que vão completamente de encontro aos ensinamentos do grande Eugênio Koprowski: “É proíbido? Por que?Quem proibiu?” “Amplitude máxima?Se a maneira que você treina está dando resultados, então está certo.”Mas é normal, pois “donos da verdade”, estão todos os lugares e aqui não seria diferente.

  30. Antonio disse:

    Caí neste site por acaso, e achei incrível como tanto os editores quanto os leitores, estão preocupados com minúcias que vão completamente de encontro aos ensinamentos do grande Eugênio Koprowski: “É proíbido? Por que?Quem proibiu?” “Amplitude máxima?Se a maneira que você treina está dando resultados, então está certo.”Mas é normal, pois “donos da verdade”, estão em todos os lugares e aqui não seria diferente.

  31. Hudson disse:

    Cara o site é muito Bom… tenho 16 anos 75kg kara é muito Bom malha… e sempre procuro uma alimentaçao melhor pra mim obter resultado… eu malho oq quiser claro sem repiti e bem pesado… cada semana todo mundo ve meu resultado… cada mes eu vejo meu peso e sempre melhorando…

  32. Ron disse:

    “Meodeos”. Não consigo acreditar, sério. Como pode falar em completar kcal com refrigerante, burger king. Ah vão se fu***. Fiquem ingerindo sódio deste jeito mac bombados. Pior ainda é que vai ter gente vindo aqui e vai acreditar nestas merdas todas…

  33. rdo disse:

    alguem pode me indicar algum termogenico, pra eu consiliar aerobicos com musculaçao pois meu ideal e ter musculos definidos, porem tenho algum quilinhos pra eliminar, se eu tomar algo pra acelerar meu metabolismo vai resolver…

  34. rdo disse:

    minha alimentaçao ja e bastante regrada,

  35. RAFAEL AZEVEDO disse:

    PESSOAL, 1°30%E A GENETICA,2° 20% ALIMENTAÇÃO,3°30% UMA NOITE BEM DURMIDA ,4° 20% O TREINO. ENTÃO VAMOS BEBER MENOS ,DORMIR MELHOR ,COMER NA MEDIDA E TORCER PRA TER UMA BOA GENETICA .

  36. Flavio disse:

    Treine bastante, alimente-se bem e descanse. ai sim os resultados apareceram

  37. Diego luiz disse:

    a parceiros na boa, sempre respeitando opiniões alheias mas oque foi dito ai tem fundamento sim.
    mas sejamos felizes do melhor jeito possível e bola pra frente, uns se entupindo de suplementos e alimentando o égo e suas forças e resultados psicológico e outros focando na alimentação.

  38. Muito legal o texto. Simples e coeso!

  39. Rafael disse:

    Perfeito cara falou tudo, mas para quem manda uma alimentação regrada um combo de suplementos creio eu ajudar bastante, não concorda?

  40. Total disse:

    Me ajudaí…comecei a trampa à noite, ferrô meu descanso, da pra faser alguma coisa a respeito pra não ferrar meu treino??

    • Cara existe uma coisa chamada sacrifício da musculação,contribuindo tanto para a saúde física
      como mental. Pessoas que começam a
      treinar se tornam mais fortes,
      saudáveis, auto-disciplinadas e mais
      confiantes. Porém, com certeza você já
      ouviu a frase “No Pain, No Gain” (sem
      dor sem ganhos). Muitos acham que
      essa frase se refere apenas ao esforço
      feitos nos treinos, mas isso está longe
      de ser verdade.
      Para ter resultados satisfatórios na
      musculação é preciso ter um estilo de
      1
      vida moldado para tal. faço acordo 4:45 da manhã pra estar na academia às 6:00 saio de lá 7:30 ou 8:00 pra chegar no trabalho 9:30 e saio do trabalho ás 4:30 pra chegar na escola 6:30 e acabando tudo saio da escola 22:00 pra estar em casa 23:00 durmo meio que 5:00 hrs por dia, ou seja para vc querer algo vc tem que se virar não somos quadrados, entende ? No pain No Gain e vamos encarar as batálhas.

  41. NOD disse:

    asuheiuaseashe. Eu leio todos os artigos e posts do Hipertrofia, nao há um que nao haja discução impertinente ao assunto.
    Senhores, é interessante que compartilhemos as nossas opniões sobre o tópico relacionado. E quando expressarem suas opniões, nao despresem a de outrem, voces acham que nao é importante expressar a experiencia de cada um aqui para agregar algo aos nossos treinos de cada dia e até de nossas vidas? Pensem nisso senhores, vamos para com intrigas, e comparações fisicas. Apreciem o assunto em pauta! É Simples! No Brain No Gain!

  42. honolulu disse:

    PARA DEXTER JACKSON : Olá,sou ectomorfo, meus ganhos musculares sao lentos, sempre fiquei na duvida se o problema era falta de alimentação, até q resolvi fazer teste, um bulk sujo depois de 2 anos de treino, eu comi lasanha, mc donalds, sorvete, mas frango,e carbos integrais também, e dexter, sabe oq houve? meus ganhos musculares se mantiveram como antes, lentos mesmo, o problema nao era a dieta,era simplesmente minha genética,e sabe oq mais aconteceu? ganhei 13kg, 9kg foram de gordura,as calorias ainda assim eram contadas, nao comia mais q 3600 calorias q é o q eu precisava para crescer, comia sempre entre 3400~3700, aprendi q comendo açucar, e muita gordura ruim, acarretaram em um grande ganho de gordura, aprendi q pico de insulina , mesmo sem estar comendo mais calorias do q vc gasta, fazem SIM, vc estocar energia em forma de gordura !
    COM O MEU CORPO FOI ASSIM.

    • Dexter Jackson disse:

      velho, vc tinha que comer 3600kcal e comia 3700 porque?
      vc fez a conta do seu gasto diário direito?
      seu treino era intenso? tinha exercícios compostos e progressão de cargas?

      você, simplesmente, comeu demais!
      Nao sou eu que to dizendo isso o tempo todo, muitos milhares de atletas são embasados por nutricionistas/nutrólogos e contam as calorias comendo acúcar.

      OBS: você tem que fazer a escolha dos seus lipídios e vitaminas, isso é óbvio. Lipídios essenciais tem que ter no consumo diário (mas nao precisam compor toda a quantidade).

      Uma merda de um pesquisador, a quem vcs se acham superiores, já botou dois grupos diferentes e deu a mesma proporcão em kcal e uma metade os carboidratos eram acucar, na outra metade eram complexos, NAO HOUVE DIFERENCA

      e é só

  43. Rodolfo disse:

    90% de quem frequenta academia não aceita a verdade 1 ou não sabe dela.
    Já chegaram a me zoar falando que dieta é coisa de mulher e viado. Homem não liga para o que come, suplemento é que faz diferença.

  44. cleber disse:

    isso sim é verdade preciso ver mais.

  45. George Andrade disse:

    Cara, muito boa lição de moral..

  46. poxa eu nao sabia q existia tantos erros na musculaçalo como por explo no peito ombro biceps

  47. Dipen Madhavji disse:

    Adorei

  48. Verdade#4: Voce nunca vai conseguir um SHAPE a nível Zyzz, Lazar, Jeff se estar ON-FIRE nas drugs…
    MUITO MENOS UM SHAPE DE UM BB profissional !

  49. Verdade#4: Você NUNCA vai CONSEGUIR um SHAPE a nível Zyzz, Lazar, Jeff SEM DROGAS…

    MUITO MENOS UM SHAPE DE UM BB PROFISSIONAL !

    ACEITE, ISTO É UM FATO!

  50. carga pesada, até fazer vc fazer carad e psicopata, muita proteína, agua, muito descanso, muito tudo, inclusive TEMPO. Mas nada (pelo menos comigo) rouba + massa muscular do que insônia…meu ponto fraco

  51. Renan olha aí! Principalmente a 3ª verdade

  52. Vanessa disse:

    Quando sinto muito cansaço durante o treino, páro no meio do caminho, descanço 48 horas e é como se minhas forças dobrassem. É preciso escutar o seu corpo. No mais, não sinto perda nenhuma..

  53. Maycon disse:

    Ótimo artigo! Principalmente pra nós que levamos naturalmente. Os resultados são mais difíceis, nesse caso, e esses artigos dão uma encorajada.

  54. Juliano Correa disse:

    O que tem de ruim em misto?

  55. Renan disse:

    Verdade #1: O seu super combo de suplementos pode fazer a mínima diferença. ERRADO. Quando comprei um whey e uma dextrose para tomar após o treino, deu uma diferença MUITO grande, aumentei meu peso rapidamente, e minha dieta estava a mesma de antes de comprar os suplementos. Então suplementos fazem uma grande diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>