Se você acha que a creatina só serve para “reter líquido”(propositalmente) e aumentar a força por determinados períodos, você está muito enganado. O uso de creatina está se mostrando cada vez mais proveitoso até mesmo para quem está longe da academia.

creatina universal 300x300 Creatina: o suplemento milagroso

Como um leitor do site, você já deve estar familiarizado com os a maioria dos efeitos positivos da creatina: ganho de massa muscular, ganho de força e resistência. Como se não fosse suficiente, a creatina também é capaz de melhorar as funções cognitivas e a memória, protege o cérebro contra lesões e possui uma longa lista de benefícios para a saúde, como ajudar no tratamento da doença de Parkinson e até mesmo na depressão. Ela também ajuda na saúde do coração e aumenta a proteção das células da pele contra o sol e danos oxidativos.

Agora, novas pesquisas mostram que a creatina possui ainda mais benefícios, como prevenir a perda de músculo em períodos que você não está treinando e ainda diminuir os níveis de açúcar no sangue.

creatina Creatina: o suplemento milagroso

O Estudo

Na Universidade de Xavier(Cincinnati, Ohio), pesquisadores fizeram com que os envolvidos no estudo ficassem com um dos braços totalmente imóvel, enquanto tomavam 5g de creatina 4 vezes ao dia, após uma semana, o outro braço foi imobilizado enquanto os envolvidos tomaram 5g de malto 4 vezes ao dia(placebo), durante mais uma semana. As pessoas que usaram a creatina, mesmo com o braço imobilizado, obtiveram um aumento de massa muscular de 1% e as pessoas que tomaram o placebo(malto), perderam 4% de massa muscular. Adicionalmente, as pessoas que tomaram a creatina perderam apenas 4% de força no bíceps e tríceps, enquanto as pessoas que tomaram malto perderam cerca de 20% de força.

Em outro estudo em uma universidade em São Paulo, os pesquisadores fizeram com que os envolvidos no estudo tomassem 10g de creatina por dia ou 10g de placebo(dextrose) por três meses enquanto realizaram um treinamento aeróbico. Foi descoberto que as pessoas que tomaram a creatina possuiam um nível menor de açúcar no sangue, devido ao fato da creatina puxar mais glicose da corrente sanguínea para dentro do músculo, consequentemente jogando mais água para dentro do músculo também. O que é benéfico para a hipertrofia muscular. Isto também fará com que você possa treinar mais pesado, devido ao aumento de glicogênio disponível e ainda ajudará na queima de gordura, já que você terá menos glicose no sangue, ou seja, menos glicose sendo armazenada como gordura.

Texto por Jim Stoppani, PhD
Retirado do site http://www.flexonline.com
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!