Dica Rápida: Chá verde para ganhar massa muscular

O chá verde e o seu composto ativo Epigallocatechin Gallate(EGCG) são bem conhecidos por seus efeitos na queima de gordura. Agora, pesquisas mostram que o chá verde pode ser tão útil na fase de definição como na de ganho de massa muscular.

chaverde 300x171 Dica Rápida: Chá verde para ganhar massa muscular

O chá verde é derivado da planta Camellia Sinensis, que também nos traz o chá preto. A diferença entre ambos é o tipo de processamento que eles passam. Diferente dos outros, o chá verde é vaporizado antes que as folhas sejam secas, isto preserva a cor verde natural da planta e previne a quebra de seus componentes ativos, resultando em uma concentração mais alta de certos polifenóis, como o EGCG.

O Estudo

Pesquisadores da Universidade de Baylor(Waco, Texas) decidiram investigar se o chá verde teria algum efeito no recuperação muscular após treinos pesados. Os estudos iniciais realizados em laboratório revelaram que o EGCG pode proteger o coração e outros órgãos através dos seus efeitos antioxidantes, levando os pesquisadores a especular que este efeito também pode ser benéfico para quem treina com pesos. Os cientistas deram 1,200mg de EGC ou placebos para todas as pessoas envolvidas no estudo durante duas semanas. E logo após este período fizeram com que todos se submetem a treinos exaustivos usando técnicas de “treino negativo” usando um exercício para pernas.

O Resultado

O grupo de pessoas que usou 1,200mg de EGCG teve menos DMT(Dor Muscular Tardia) nos três primeiros dias após o exercício e ainda reduziu os marcadores de apoptose, o que significa que houve menos destruição de células musculares. Reduzir a dor muscular tardia, pode fazer com que você treine novamente o mesmo músculo com mais frequência e ainda reduzindo a apoptose que ajuda a preservar a própria massa muscular, permitindo mais anabolismo ao longo prazo.

Referência: C. Kerksick et al., “Changes in muscle damage markers, soreness, and strength after a 14-day prophylactic period of antioxidant supplementation followed by eccentric exercise,” Journal of Strength and Conditioning Research, 20(4):e21, 2006.

Texto retirado do site http://www.flexonline.com

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

67 Respostas

  1. Carlo disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

    • Fabricio disse:

      qualquer coisa ta virando bom pra hipertrofia, agora tem que ver o que é bom pra hipertrofia e o que é bom pra indústria farmacêutica vender suplementos.

      • taels disse:

        melhor comentário. de fato qualquer porcaria é bom pra hipertrofia

        • Hélio Mothci Pereira disse:

          amadores… não é questão da industria farmaceutica, mas sim que oque estão descobrindo que TUDO que é saudável e faz bem pro organismo como um todo vai acabar fazendo bem para o anabolismo muscular.

          Porcaria faz mal pra hipertrofia, alimentos saudaveis e funcionais fazem bem pra SAÚDE e POR CONSEQUÊNCIA AUXILIAM NA HIPERTROFIA! :D

          • Sandroir POLONÊS disse:

            BOA, O MELHOR DA TUA FRASE FOI: “amadores…” AI MATOU A PAU ELES COM O RESTO….BOA GAROTO.

          • joão disse:

            amadores pq? vc mesmo concordou com eles! “TUDO que é saudável e faz bem pro organismo como um todo vai acabar fazendo bem para o anabolismo muscular”

            ai que está, pra que fazer um artigo sobre isso? agora os desenformadões vão correndo comprar chá verde achando que vão virar o Arnold!

            Propaganda é froids!

          • Esposo disse:

            DESENFORMADÕES JOÃO?
            claro eu conheço uma porrada de gente que ao ler esse artigo saiu rua falando: “VOU TOMAR CHÁ VERDE PRA VIRAR O ARNOLD XUAZENÊGA”

            uhsahusahusahu

            menos né?

          • Fabricio disse:

            então pega e toma 2 litros por dia de chazinho verde, aquele que toda mulherzinha toma, quem sabe daqui uns anos você não ganha o mister olimpia, isso se não tiver ovulando e tendo menstruações…

          • Adoreeei sua resposta! Ué, gente, descobriram, provaram com estudos e pronto ‘-‘ O que tem mais p discutir?

          • Taels disse:

            tem pra discutir o custo x benefício, a eficácia e o quanto isso desvia o indivíduo do foco do que realmente importa.

      • Giuseppe13 disse:

        Porra velho, disse tudo!
        Muitas vezes tem marketing atrás dessas coisas, querendo ganhar dinheiro em cima da gente.

        • Everton disse:

          Pessoal… antes de querer fazer qualquer coisa… pesquisem, procurem, testem, TREINEM ao invés de acharem que propaganda é isso.. pq aquilo.. o fulano é assim… o ciclano é assado. Tudo bem que o marketing exagera na dose… vamos testar..

    • Sera que esse chá ajuda a cagar?

  2. geilson disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

  3. Augusto disse:

    Mais qual seria a quantidade recomendada de chá no pos-treino?

  4. Higor Machado disse:

    Muitoo bom o artigo !

  5. Jucilan disse:

    Legal, vou tomar

  6. Bernardo disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

  7. Gabriel Gomes disse:

    Ja tomava antes de cada refeição só pelo motivo de saúde mesmo, agora que sei que ajuda a definir e diminui a dor pós-treino é que vou tomar mesmo!!

  8. L disse:

    esperando mais informações.

  9. leandro disse:

    ouco falar bem deste chá,depois desta materia vou incluir ele na minha dieta :-)

  10. yuri gustavo disse:

    pra mim isso é besteira

  11. Poxa, após o treino… interessante.

  12. fernando disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

  13. thor disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

  14. marcelo disse:

    matéria incompleta,qual a quantidade??

  15. Martin disse:

    Vivo dizendo tem pessoas que antes de treinar o corpo tem que treinar o cerebro nao adianta nada ficar fortinho trabalhando de churrasqueiro

  16. pigari disse:

    Poxa, após o treino… interessante.

  17. Louco disse:

    Caramba, não fala a quantidade. Todos sabemos que chás são diuréticos, então tem que ver bem como vai tomar essa merd# verde ai.

  18. d@n!el disse:

    que eu saiba são dois copos por dia (no máximo) !!!

  19. Jean disse:

    Mas a ideia não é destruir ainda mais as fibras para maiores ganhos ?

    • Gleidson disse:

      também entendo assim,mas eu sei que os radicais livres surgem depois de treinos intensos,e que frutas são antioxidantes que controlam esses radicais que são nocivos para os musculos,talvez esse chá seja para controlar os radicais livres…

  20. Hugo Rezende disse:

    Estudo fala que o uso do cha verde pode causar 20% de baixa na testosterona. Ta ai pra quem quiser ler…

    http://suppversity.blogspot.com.br/2011/09/5-cups-of-green-tea-day-lower-serum.html

    • Giuseppe13 disse:

      Velho, hoje em dia tem muita merda por ai na net. Certa hora o ovo aumenta nocivamente o colesterol, hora ele não muda por*a nenhuma.
      Não dá pra acredita em mais nada, por isso eu gosto pra caralho da old-school.

  21. zx disse:

    bcaa do whey ja faz tudo isso e mais

  22. Rafael disse:

    Droga é pros fracos, vo é na raça msm :P

  23. anjo*mascarado disse:

    droga? chá. verde e droga? cada uma.

  24. Bang Girl disse:

    Para qualquer frango desinformado que acha que só anabolizantes que são funcionais aí vai meu relato: Tomo chá verde há mais ou menos 1 ano e realmente senti melhora após consumi-lo.
    Tomo no café da manhã e á noite junto com a refeição pós treino, resultado: Além de notável queima de gordura, senti também um aumento considerável de força muscular.
    Antes de criticar vale a pena conferir.

  25. Matheus disse:

    O problema do chá verde é que ele vai atrapalhar a absorção de ferro pelo corpo. Então é bom ter moderação.

  26. Rodrigo disse:

    Aí você vai e treina um músculo que não está descansado suficiente. Isso faz é perder massa.

  27. Aknethon disse:

    Muito boa sua matéria.
    http://musculos.net.br

  28. nati disse:

    é interessante, só faltou a dosagem… esses tipos de artigos sempre deixa pela metade, mas o estudo e o esclarecimento foi ótimo !!!!

  29. Felipe disse:

    Queria saber a dosagem que se deve tomar e em qual horario (pré/pós)!

  30. Fefa disse:

    Poxa vida, tomar chá verde pessoal não significa que o musculo vai bombar… o negócio mesmo, é dedicação, treino, dieta, força de vontade, metas… A porra do chá pode ser benéfico sim… pode ajudar na saúde sim… agora quem quer e quem não quer é problema de cada um… eu sempre tomei pq sei que pra minha saúde é bem bom… e retenho muito liquido… pra mim, nessa parte é ótimo… nunca tinha ouvido falar que ajudava a ganhar massa… agora quanto ao exagero de marketing, sim tem… claro… ma é benéfico e ajuda pra muita coisa… não significa que vamos incluir o chá na dieta e vamos todos marombar!!! hahahha.. imagina se fosse sim??? sussa né…

  31. RDS disse:

    PQP! se for seguir tudo o que diz nestes site, só vai dar tempo de comer e não sobra tempo pa treinar….kkkkkkkk

  32. Raphael disse:

    Atenção galera, o chá é rico em compostos fenólicos retém minerais e dificultam a absorção de proteínas, não deve-se tomar chá antes de refeições, ou seja, não se deve tomar chá depois do treino em hipótese alguma.

  33. Van disse:

    O chá verde não deve ser tomado muito perto das refeições, porque ele diminui a assimilação de vitamina C e de ferro, o que dificulta o crescimento do músculo, então pra evitar que isso aconteça, só tomem chá uma hora antes ou uma hora depois da refeição. E ele não ajuda a bombar os músculos, é apenas uma ajudinha pra não fatigar tanto o músculo, ajuda a reconstruir, é como disseram anteriormente, tudo que faz bem a saúde, conseguentemente fará bem ao organismo, mas isso é pra quem pensa na saúde tb, tem gente que tá pouco se lixando pra ela, contando que esteja sarado.

  34. Elsomm Reis disse:

    com tanto cha verde daqui a pouco as pessoas vao virar o incrivel hulk

  35. UHMM ADOREI SABER, ADORO TODOS OS TIPOS DE CHÁ, TOMAVA ESSE E NEM SABIA AGORA VOU BEBER MAIS VEZES

  36. EU SEMPRE FAÇO PESQUISAS A RESPEITO DE ERVAS MEDICINAIS , CHÁS QUE CURAM OU INFORMAÇÕES SOBRE MASSA MUSCULAR, EU NÃO VOU NA IDÉIA DE NINGUÉM SEM ANTES CONSULTAR OU PESQUISAR, INFORMAÇÃO É TUDO CONHECIMENTO TAMBÉM.

  37. tres capsulas uma hora apos as principais refeiçoes do dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>