Dica Rápida: Fique longe do agachamento no Smith

Clique aqui!

A simples decisão de entrar em uma academia em busca de resultados já é um grande passo, contudo os exercícios que você escolhe fazer podem decidir se você vai realmente  obter resultados ou não.

A seleção de exercícios influencia o quão produtivo o seu treino será, a resposta hormonal do corpo, a taxa metabólica e a velocidade que você irá alcançar seus resultados.

Se existisse somente uma coisa que você precisasse fazer para ter certeza que o treino seria produtivo, com certeza seria a seleção apropriada de exercícios. Para a sua sorte, existe apenas um exercício que você já pode eliminar logo de cara, como o título do artigo já deixou bem claro, estamos falando do agachamento feito no Smith Machine.

agachamento smith 300x200 Dica Rápida: Fique longe do agachamento no Smith

Este exercício é o Voldemort do treinamento com pesos. Não faça, não diga o seu nome e sequer pense nele. Porque ?

O maior problema com esse tipo de agachamento é que a máquina do Smith prende o seu corpo em um único tipo de movimento e amplitude – que pode ser totalmente errado para o seu corpo. Por exemplo, se você é mais alto ou mais baixo para a altura ideal do Smith da sua academia, você pode acabar com uma bela lesão nos joelhos, costas ou quadril, devido o excesso de tensão.

Com certeza o agachamento no Smith passa uma segurança a mais, já que a barra é presa nele, mas segurança é muito mais do que apenas segurar a barra. Você pode se lesionar seriamente se o aparelho não é feito para o seu corpo ou se a sua execução é uma porcaria.

De longe, o agachamento livre é uma opção muito melhor, começando pelo fato de que o movimento e a amplitude do exercício entra em acordo com a estrutura do seu corpo. Contudo, se você ainda não se sente confortável com o agachamento livre, você pode ir se preparando com o legpress e fazendo o agachamento apenas com a barra para ir se acostumando com o movimento. E só depois ir adicionando peso conforme for criando confiança e melhorando a boa forma no exercício.

Não está convencido ? Clique aqui.

Texto por Shannon Clark
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org
Retirado do site www.bodybuilding.com

 

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

159 Respostas

  1. Bangu disse:

    bem, pra quem ta começando ou n tem experiencia com agachamentos eu acho q é uma boa opçao

    • Mauricio disse:

      9. A técnica é diferente. A recomendação comum é aprender o agachamento dentro da máquina Smith antes de trocar para pesos livres. O pensamento por trás disso é de que a máquina é mais segura e ajuda com o equilíbrio. Mas isto é uma perda de tempo. A técnica é diferente usando pesos livres já que você deve equilibrar o peso você mesmo. Você terá que reduzir as cargas quando trocar para peso livre e reaprender a técnica desde o começo – com os vícios aprendidos no Smith.

      Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/2011/10/13/10-razoes-para-nao-usar-o-agachamento-no-smith/#ixzz1sUwxwgy0

    • Marcelo disse:

      Esse artigo é meio contraditorio nao acham?.. Em um outro artigo bem recente deste blog cujo titulo era: os 7 melhores exercicios para hipertrofia. O agachamento aparece na primeira posiçao como o melhor exercicio para hipert. ficando a frente dos supinos e das barras ate…e agora ele deve ser extinto dos treinos

    • Thiago disse:

      A melhor opçao para quem está começando, nao é fazer agachamento, é começar pelas máquinas, depois de 1 mês de ”adaptaçao” ir para o agachamento ( com halter ou sem peso), depois passar para o agachamento livre….é o que eu faço na academia.

  2. Vinicius Costa disse:

    Eu uso o smith pra fazer SUPINO E TRAPÉZIOS !

  3. Braz Neto disse:

    Fiz uma vez no Smith, Deus me livre de fazer de novo.. tem que fazer livre e acabou.

  4. Thiago Lemos disse:

    acredito que depende também da cordenação da pessoa, não adianta se gabar colocando 1000kg no agachamento livre e fazer o movimento totalmente incompleto, sem descer até 90°. Era o que eu estava fazendo, livre não consigo nem a pau descer 90° tava perdendo foi tempo, ai fiz no smith e fiz 90° de boa, senti a coxa do msm jeito que na livre.

    • Daniel disse:

      o problema é a longo prazo causar grandes danos ao joelho. Fazer agachamento em qualquer lugar vai fazer vc sentir a coxa. O PROBLEMA É O JOELHO E AS COSTAS. Ao recomendar fazer agachamento livre, ngn recomendou para se matar pegando pesado.

    • Douglas disse:

      Tá apenas roubando de uma maneira diferente. O certo seria tirar peso e fazer o exercício corretamente.

  5. Lucas disse:

    Na minha academia nao tem gaiola… entao eu poderia substituir o agachamento no smith pelo na hack?

  6. Alan disse:

    já eliminei do meu treino e ainda mais agora depois dessa, agachamento livre bem melhor..

  7. Patrick disse:

    Nao uso smith pra absolutamente nada! Onde treino, todo mundo usa pra fazer ombro (tbm outros músculos, mas principalmente ombro).
    Eu nao curto.

  8. Marcelo disse:

    Quem escreveu esse texto deve ser um fisioterapeuta que esta precisando de pacientes…

  9. Todas as mulherada da minha academia faz esse exercicio e nunca vi nenhuma reclamando…

  10. THOR disse:

    Agora passe dados de alguma pesquisa séria mostrando que o Smith lesiona as pessoas, lógico que o agachamento livre é bem melhor, como qualquer outro exercicio de forma livre. O que faz as pessoas se lesionarem são técnica incorreta e excesso de PESO.

    • Ícaro disse:

      Boa, THOR. Isso é MITO! (Isear et al., 1997), (Shelburne & Pandy, 1998; Li et al., 1999), (Caterisano et al., 2002), (Steiner et al., 1986), PROVARAM que QUALQUER TIPO de agachamento – inclusive no Smith- são benéficos para recuperação de lesões, aumento de massa muscular; sem falar que o agachamento profundo no smith proporciona um maior foco do exercício nas pernas, sem forçar a lombar.

      • L disse:

        “Você pode se lesionar seriamente se o aparelho não é feito para o seu corpo ou se a sua execução é uma porcaria.”. Ler o texto todo é bom.

        • Ícaro disse:

          L, se você de fato leu o texto todo, o título explica (e generaliza) muito. Pra variar, você deve ser mais um que não estuda, e segue ‘conselhos’ inadmissíveis e sem critério. Outra coisa: ‘de que maneira você pode se lesionar seriamente? como o smith pode ter tantas versões? (as feitas para o seu corpo e as não) ; execução porcaria é feita por quem malha errado. E malhar errado é problema pessoal.

          • L disse:

            Siga seu conselho e vá estudar seu frango. Mimimi chorão.

          • L disse:

            O smith da academia que treino não tem tantos pinos pra cima, é não cabe eu dentro, foi feito pra mulheres, que geralmente são mais baixas que os homens.

            Agora para de chorar e vai fazer treino de homem.

          • Carlos disse:

            Qual é a dificuldade em se discutir um assunto sem ficar xingando ou ofendendo os outros? Cara mais mal-educado esse L heim!!!

  11. cassio disse:

    pior dica que eu jah vi no site!

    • Wagner disse:

      “Mimimi, vou ter que parar de fazer smith e começar a fazer um exercício de verdade, por isso to brabo com o site”

      • Dexter Jackson disse:

        aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahauhauhuauahuhauhaha boaa. “vou ter que virar homem? eu não, vou fechar a mente e criticar o site”

  12. jo disse:

    eu nao faço pq nao da resultado satisfatorio… e tb lesiona o joelho….

  13. Style Hiker disse:

    Ridículo!

  14. roberto disse:

    FIIIIIIIIIIIRST

  15. Efarias disse:

    Copiado do site da bodybuilding…

  16. Rodrigo disse:

    agachamento livre e muito melhor sem duvida,entâo porque nâo fazer o melhor…?

  17. Leandr disse:

    Mta besteira em pouco espaco, questiono esse blog cada vez mais, esses artigos devem ser feitos por frangos ou zé anabolizantes

    • blindado disse:

      concordo,cara!e a mais de anos venho dizendo isso,mais os baba-ovos de plantão não conseguem enxergar isso!isso é só mais um site que posta sobre musculação… e é só!

  18. Fernando disse:

    Mais um artigo que os frangos vão cair matando. O dono do blog tem que aprender que não pode falar mal dos exercícios que os frangos usam, pq frango só gosta de ler o que lhe agrada, aprender algo novo e que contradiz oq ele sempre fez jamais. O artigo é ótimo e quem não consegue enxergar que o agachamento livre é superior ao smith em todos os quesitos, só me resta pena para estas pessoas. Continuem com o ótimo trabalho no blog.

    • leandro disse:

      nao sei se vc concluiu o ensino fundamental ou se tem alguma ideia de interpretação de texto, porém o artigo nao vem com a intensão de dizer que o livre é melhor que o smith isso e obvio, mais sim em penalizar o exercicio sem nenhuma prova, todo exercicio mal realizado pode havér lesões o artigo nao descrimina o exercicio pela forma incorreta de fazer, entao tu e o autor desse artigo ai voltem pra sua academia da barbie antes de defecar pelos teclados. abraço

      • B!G disse:

        KRA O FERNANDINHO SOH KIS DIZE DAS PESSOAS E NAO DO BLOG TI LIGA TU Q TEM Q INTERPRETA MELHOR MANINHO VAMO SE UNI PO…OS KRA N ESTUDA ….SOH KEREM RECEITA DE BOLO!!!!!!!

    • Ed disse:

      Na minha academia não existe o rack para oapoio da barra no agachamento livre… aí fica dificil. Dependo da máquina smith.

      Mas sem duvida o livre é o melhor.

      É que o artigo é um pouco radical: (se não tem o livre, nem faça o smith) aí neste ponto eu discordo… mas o site é excelente!

      Falou!

      • Jones Pelicia disse:

        O GRANDE PROBLEMA AQUI,É QUE NEGO NÃO CONSEGUE TIRAR PROVEITO DE UMA DICA,FICAM SE DOENDO COM TUDO QUE POSTAM…COMO SEMPRE ESCREVO…MUITO BLÁ BLÁ BLÁ E POUCO RESULTADO.QUER FAZER ESSA MERDA DE SMITH FAZ,PORRA…CADA UM TEM O TREINO QUE MERECE.VÊ SE ESSAS MERDAS CONSEGUEM LEVANTAR MISEROS 100 KG NO AGACHAMENTO LIVRE,FICA COM MEDO DE PASSAR VERGONHA NA FRENTE DA MENINA QUE PEGA MAIS PESO,DAÍ VAI PRO SMITH QUERER APARECER BOTANDO UM MONTE DE PESO,E SE FODE TODO.MAS O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO TIVESSE ESSES COMÉDIAS DENTRO DA ACADEMIA?NÃO TERIA GRAÇA NENHUMA NÉ?

        • FrankStein disse:

          Para de escrever em Caps Lock.. parece que tá gritando caralho..
          Nada de novo mais uma vez nesse blog, vou começar a traduzir os artigos do BB.com, porque lá existem novidades as vezes ‘-‘

          • Jones Pelicia disse:

            VALEUUUUUU RESTART!!!!!!!!!!!!JÁ COLOCOU A CALCINHA ROSINHA….CAPSLOCK CAPSLOCK CAPSLOCK…QUE VIADAGEM.

          • Arnold disse:

            Nao eh viadagem. Capslock é grito na Web. Voce gostaria que alguém falasse contigo gritando? É uma convenção. Aprenda a seguir as regras de convivência, afinal ninguém tem obrigação de aturar sua má educação.

          • Jones Pelicia disse:

            RESTART 2

    • Dexter Jackson disse:

      Disse TUDO

  19. Francamente, não acredito no que li.

    • B!G disse:

      COMO ASSIM MANO LUIS, NO TEXTO?????? KRA ISSO EH SOH MASI UMA DICA MAS N KEH DIZE Q EH PROIBIDO SACO…TEM PRÓS E CONTRAS COMO SEMPRE EM TD NA VIDA….

  20. Don C. disse:

    Se tu não tem opção de fazer no livre, faça no smith, neguinho já não gosta muito de treinar perna, aí lê essa porra e já vai achar que sem agachamento o treino vai ser ruim, aí sim é que não vai fazer perna mais.
    E outra, faço agachamento no smith há 2 anos e nunca tive problema, mimimi é querer pagar de fodão dizendo que tem que abolir todas as máquinas e fazer só exercícios livres sendo que o ideal é as máquinas complementar uma ou outra deficiência.

    • B!G disse:

      EH O DON EH DUS MEU ELE TA LIGADO!

    • Don C. disse:

      Só pra complementar, se tu fores ver a autora do texto que foi adaptado, Shannon Clark, tu dá risada, não parece nem de longe uma atleta.

    • Freak disse:

      Como assim nao tem a opção de fazer no livre? minha academia não tem a gaiola de agachamento e nem por isso eu deixo de fazer com pesos livres…é só pedir pra 2 amigos seus(ou vc nao tem amigos na academia?) levantar a barra na sua costas.E outra você faz agachamento no Smith há 2 anos…ok… problemas com articulações,coluna entre outras coisas não aparecem de uma hora para a outra,isso pode te prejudicar no FUTURO,não agora instantaneamente.

    • Arnold disse:

      Concordo contigo. Só tem cara monstro aqui no Brasil, pelo visto. Não sei como não levam todos os Mr. Olympia, pois são uns sabe-tudo.

    • L disse:

      Bom o texto diz que se fazer errado é que lesiona como todos os outros exercicios mal executados… e como no smith tem mais segurança pq a barra só sobe e desce, os frangos acham que pode fazer de qualquer jeito, vai na academia soca pesso não guenta o intrutor fala pra abaixar o peso e fazer corretamente, os frango ficam bravinhos faz certo ai no outro dia já lota de peso e faz errado de novo…. dura realidade que eu vejo na academia todos os dias.

  21. B!G disse:

    OH NA MORALIS….USO SMITH SIM, PRA VARIAçÂO DO TREINO, SE TO CICLANDO E FAÇO ABC2X EU DIVIDO EX.: 1º (A) FAÇO PEITO/OMBRO/TRICEPS MAIORIA COM PESO LIVRE…. NO 2º (A) da SEMANA FAÇO A MAIORIA DELIS UM POKO MAIS LEVE COM SMITH, CABOS, ETC….SACO..

  22. Andreza Cassia disse:

    nossaaaa….muito boa essa dica…sempre alternei o smith e o livre…mas semore preferi o livre. Agora depois dessa, somente livre! valeu

  23. Heraldo disse:

    Infelizmente na minha academia não tem suporte para pôr a barra do agachamento, e não consigo erguer 100 quilos e jogar nas costas, raramente encontro uns parceiros aptos para me auxiliar, então terei que excluir o agachamento do meu treino.

    • Victor disse:

      Não acredite nesse artigo, se você fizer o exercício com boa execução, costas e abdomen firme não tem problema algum fazer no smith. Conheço muitas pessoas que treinam na minha academia a 10+ anos e sempre fizeram nno smith, tem pernas dignas de fisiculturistas e NUNCA tiveram, e provavelmente não vão ter nenhum problema. Colocar esse artigo aqui foi a maior asneira que eu já vi na minha vida. Fora que também acho difícil conseguir 2 parceiros de academia pra colocar uma barra de supino em cima das suas costas com 100kg de cada lado…

      • Arnold disse:

        Tem esse detalhe também Victor. O pessoal negligencia demais os abdominais pois eles não servem inicialmente como estética, visto que só trarão resultados após bom ganho de massa muscular e bom cutting. Daí, o lombar fica bem desprotegido e a caixa torácica toda “solta”. O cara executa o movimento até certo, mas uma hora o corpo não suporta a pressão e começa a tentar enrolar para executar de qualquer jeito o exercício e o cara se lesiona; Aí a culpa é do aparelho.

        Costumo pegar bem pesado nos abdominais. Se estou em treino de força, treino força nos abdominais. Se estou em treino de resistência, treino resistência nos abdominais. Hipertrofia idem. Eles acompanham o corpo todo. Tenho tido ótimos resultados – leia-se: não sinto o lombar reclamar

    • MARCELO disse:

      Cara, na academia ond vou, tmbm não tem suporte, mas procurei por todo o canto da academia até que achei um suporte onde o pessoal faz paralelas, coloco a barra lá e como é um pouco alto de mais coloco alguns caixotes (aqueles que a mulherada faz step) no chão. Perfeito!
      Sou o unico na academia que faço agachamento livre. Mas vale a pena!

      • MARCELO disse:

        Ah! Sobre fazer ou não no smith, depende da execução do exercicio. Se feito da maneira correta não tera problemas, mas se tiver como fazer livre, é melhor.

  24. Wesley disse:

    Futebol, basquete, volei, motocross, bicicross, lutas, obesidade, calçado inadequado e etc, etc; lesionam mais que o smith.
    Sempre utilizei o smith no aquecimento antes de ir para o agachamento livre com mais pesos. O smith não é um demônio como falam.

  25. thef disse:

    Esse B!G é o rei das palavras! Que isso, hein? Mestre da oratória on line. Se malhar tão bem quanto escreve, deve ser do tamanho do jay cutler. Fala mais pra gente ai, Big. Sou seu fã number one!

    • B!G disse:

      HEHEHHE PO MANO VLWS EH AGENTE AI NEH NGM EH DONO DA VERDADE SAB COMO EH EU SO DA HUMILD MINHA ACADEMIA EH A UNICA DA CIDADE MAS AGENT AKI LEVA O TREINO A SERIO E SEMPRE COM INTUITU DE AJUDAR O PROXIMO…. AS PESSOA TEMQ UE ENTENDE Q MUSCULAÇAO N EH SOH PAGA ACADEMIA ENTRA FAZE E VOLTA TEM TODO UM MUNDO POR TRAS A SER ESTUDADO QUE VAI FAZE TU ACORDA/DORMI PENSANDO NISSO COMENDO PRA ISSO E TD MAIS…MAS OQ SEMPRE DIGO “”””” SEMPRE SEJA FELIZ E FAÇA O Q GOSTE!!!””

    • Duarte disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!

  26. arnold disse:

    Para de chorar seus frangos,O smith é uma bosta mesmo p/ agachamento, lembrence “o treino de pernas é oque separa O homem do menino ” fica dica… gohard!

  27. Arnold disse:

    A moda agora é falar que máquina dá risco de lesão e peso livre não dá. Se o cara não sabe agachar nem no Smith vai saber no peso livre?

    Quanta besteira. Não recomendo esse artigo.

    Sim, peso livre é melhor pois o equilíbrio exigido aumenta o recrutamento de fibras, mas só isso não faz dele o melhor exercício.

    Não importa o exercício, importa o resultado. Se um treineiro está tendo resultado com o Smith, quem é você para dizer pro cara parar?

    Ridículo isso… já li cada coisa por aqui como abolir desenvolvimento por trás da nuca, abolir crossover, abolir crucifixo… daqui a pouco só se faz agachamento, lev. terra e supinos. Daí no próximo treino vocês variam para lev. terra, supino e agachamento… para no outro variar para supino, agachamento e levantamento terra. A turma aqui gosta de defender que apenas esses 3 exercícios fazem crescer… os demais são umas bostas.

    Enquanto isso os “ignorantes” seguem tendo resultado, no Smith ou não.

    Faço agachamento no Smith, faço agachamento livre também. Tudo depende da variação e do que se quer fazer. Da presença ou da ausência de maquinário ideal (Ex. gaiola), da presença ou não de parceiros de treino.

    Acho que o blog deveria parar de dizer que um exercício deve ser abolido.

    • B!G disse:

      CONCORDO NEGU ARNOLD, ACHU Q O SITE O PROBLEMA DO SITE TA NA “”””FORMA”””” COMO ELIS COLOCAM AS COISAS PRAS PESSOAS NEH NAO…PODIA TER OUTRAS FORMAS DE FALA SOBRE ESSE ASSUNTO E FAZE O PESSOAL MELHOR ENTENDER DO Q COLOCAR DESSA FORMA E DEIXA O PESSOAL COM MENOS ESTUDO COM INFORMAÇOES INCOMPLETS!!!!!!

  28. Kevin disse:

    Me diga quem é que realmente se sente confortável em fazer o agachamento livre, se tá confortável é pq não tá na intensidade máxima xD

    • B!G disse:

      MANINHO EU GOSTO DO AGACHEMNTO, EH UM EXERCICIO Q EU SINTO TRABALHAR MTO O CORPO, DPS Q APRENDI A FAZER ELE MELHOR, MELHORAR MINHA EXECUÇAI E SENTIR O TRABALHO CORPORAL, REALMENTE COMECEI A PEGA GOSTO MAS EH A REAL NEH HOMEM NORMALMENT N CURTE MUITO HEHEEHHEE E EH UM EXERCICIO Q EXIGE EQUILIBRIO< POSTURA , MTA COISA ENVOLVIDA AI FERRA NOIS, MAS N DA NADA AI EH Q TA NOSSO DIFERENCIAL FAZENDO ELE ;)!!!!!!!!

  29. Eduardo Silvan disse:

    nao concordo,principalmente pq vcs vivem incentivando a porra do agachamento,aí quando nego começa a fazer vcs começam a criar impecilho?Ou vcs tão achando q toda academia tem a hack squat?ate hj em mais de 10 academias frequentadas e olha q ja estive nas mais tops tipo Smart Fit(onde treino) e Bio Ritmo até as mais humildes com equipamento mais velho q existe e nunca tem a porra do hack.Aì eu faço como o agachamento livre?Ao inves de ficar inventando essas porra de macgayver de subir a barra livre nas costas usando varias porra de suporte é melhor investir numa execução bem feita no smith

  30. Alef disse:

    o hack é comparavel ao smith?
    na minha academia não tem gaiola,aí fica foda fazer o livre.

    • Sim e não, depende.
      O grupo muscular trabalhado é o mesmo caso o exercício for executado da mesma maneira. Porém, como todos os exercícios com pesos livres sem auxilios de cabos/maquinas, eles recrutam mais fibras, trabalham melhor as articulações/ligamentos entre outros grupos musculares que podem ser ativados durante o exercício com peso livre. Porém, para um bom proveito do treino com peso livre, é necessário ter uma experiência já de treino, entendendo como executá-lo, deixando o ego de lado, entre outras costumeiras atitudes de iniciantes. Faça o no Smith, sem problemas, mas procure o professor da sua academia, peça-o para ensiná-lo corretamente como usá-lo, para corrigi-lo quando estiver errado, ai sim tera um grande aproveitamento deste magnifico exercício.
      Não esqueçam de acessar:
      wwww.waldemarguimaraes.com.br

  31. Kratos disse:

    O Smith é uma BELEZA!!!!!!Pros frangos ficarem encostados discutindo sobre baladinha e mandando aqueles xavecos de pedreiro nas mocinhas.Por isso eles acham o Smith muito eficiente!!!!

  32. Serginho disse:

    Que desgraça!! Eu mudei de academia (para uma mais barata) e nao tem suporte pra agachamento livre… Só a porcaria do smith… Realmente fazer no Smith, pra quem tava acostumado a fazer com 140 kg no agachamento livre é uma desgraça! Muito ruim. Acaba com a coluna. NÂO façam!!!

  33. Leandro disse:

    Já que o blog virou comédia, então vamos continuar a piada…
    Eu só faço exercício livre, só faço supino e agachamento….
    Vamos às medidas
    135cm de braço
    400cm de coxa
    1,7 m de peito
    E agora seus frango? HAHAHAHA

  34. SS disse:

    Excelente! smith é só pra ferrar com os joelhos. O cara tem que ter um grande conhecimento dos seus movimentos pra não se machucar. Sem contar que livre tem o lado do equilíbrio que recruta mais fibras.

  35. Fragolino disse:

    Já haviam postado quase isso antes. Postem sobre o Agachamento Profundo, mais de 90 graus. Eu reduzi um pouco o peso no livre, passei a descer mais, e o resultado é ótimo. Façam um post depois ae.

  36. Dexter Jackson disse:

    Smith não é natural, limita o movimento. O negócio mesmo é LIVRE, peso solto, na BRUXA!
    Se não tiver o rack, não vai tirar o agachamento do treino só porque tem que fazer no lixosmith, mas se puder dar preferência ao livre, não há discussão. Quem disser muita palavrinha de especialista aí é FRANGO que não quer fazer a parada livre, aumentando o peso, descendo além dos 90º. Vira homem, po@@a!

  37. Homem-Meniscos disse:

    Meus meniscos q o digam. Sempre fiz agachamento livre e nunca tive nenhum problema, mas foi só começar a usar essa porcaria e meus 2 meniscos ficaram lesionados. Resultado: Não posso fazer pernas até conseguir a cirurgia.

  38. Bruno Gagliardi disse:

    O agachamento no smith é um bom exercício, mas deve ser encaixado numa rotina de treino adequada a este, já fiz muito esse agachamento, hj faço só agachamento livre, com nenhum dos dois tive nenhum problema, uma rotina de treinos correta e tomando cuidado na execução do exercício,vc terá resultados!
    Este texto é realmente uma blasfêmia, como muitos textos que já vi por aqui, ta na hora de pesquisarem mais antes de colocarem coisas aqui, porque muita gente segue a risca os ensinamentos deste site.

    • Arnold disse:

      Concordo contigo. Qualquer exercício mal executado pode gerar lesão. Claro que há uns que dificilmente trarão problema, como os de puxada, mas mesmo assim podem ferrar cotovelos e até as costas, dependendo da cagada que o cidadão consegue fazer.
      É óbvio que os exercícios que comprimem o corpo são mais perigosos, mas o que não é perigoso na vida? Tudo tem seu risco. Até a caminhada tem seu risco…

      Proibir um exercício pois alguém pode se machucar fazendo errado é o mesmo que proibir a Creatina porque um frango resolveu tomar uma medida do tamanho da de whey ao invés de 1 colher de chá.

      O exercício livre é muito melhor, concordo. Mas o Smith não é esse monstro não. Nunca vi ninguém se machucar no Smith.

    • Don C. disse:

      Concordo em tudo! E pra acrescentar, o Terra, que é um exercício idolatrado por aqui é muito mais fácil ter má-postura com arqueamento da coluna do que alguma má-postura no smith. Só que como o Terra é o exercício preferido dos leitores é proibido falar que pode haver risco na má execução também.

      • Castilho disse:

        ele é um exercício preferido mas garanto que é super mal executado pela grande maioria ai….não é atoa que agente ve varias “supresas” que alguns trazem pra academia, sendo sem experiencia i pa…

      • Duarte disse:

        Não gosta do Terra cara?

  39. Anderson disse:

    Recentemente, a academia onde frequento adquiriu uma máquina smith e as poucas pessoas que faziam agachamento livre e afundo agora só fazem nessa máquina, achando que estão mais seguras. Creio que agora sou o único de lá que ainda faz agachamento com peso livre, realmente uma pena.

  40. Marcelo disse:

    Esse artigo é meio contraditorio nao acham?.. Em um outro artigo bem recente deste blog cujo titulo era: os 7 melhores exercicios para hipertrofia. O agachamento aparece na primeira posiçao como o melhor exercicio para hipert. ficando a frente dos supinos e das barras ate…e agora ele deve ser extinto dos treinos…

  41. rafa disse:

    o artigo é sobre agachamento smith.Agachamento livre é “diferente”

  42. Rafael disse:

    Rapaz, liga para o Dorian Yates, Jay Cutler, Markus Ruhl, Ron Colleman etc, etc, para não mais fazerem agachamento no Smith. É um perigo…

  43. Matheus Lopes disse:

    ótimo artigo !

  44. edu disse:

    na minha opinão nada haver..

  45. Rafael disse:

    Ao invés de simplesmente condenar o exercício, seria mais produtivo e honesto indicar formas de torná-lo mais seguro. Pois bem, aí vai: (1) evite colocar os pés muito à frente da barra, pois isso força demais os joelhos e coloca a lombar numa posição insegura, com tendência ao “arredondamento”, aumentando o risco de lesões; (2) outra forma de diminuir a tensão na lombar e joelhos é colocando um taco de madeira ou anilhas pequenas embaixo dos calcanhares. Com essas duas medidas, o agachamento na Smith-machine se torna uma alternativa interessante – ainda que inferior – ao agachamento livre.

  46. Agachamento Livre e pros fortes os fracos que se arrebentem.

  47. villas disse:

    Se fosse tão ruim assim, bons profissionais nunca o indicariam. O que não corresponde a realidade.
    Pra mim esse artigo é no mínimo exagerado.

  48. Castilho disse:

    ESSE ARTIGO EH ESTILO CAZUZA AFFS

  49. gabriel disse:

    O problema para mim é que onde eu treino só tem smith para agachamento.
    até mais.

  50. Gleidson disse:

    li quase todos os comentários,e também li o texto. o seguinte,desde que recomecei a fazer musculação,venho pegando dicas dos blogs A e B,em 3 meses consegui ganhar 10 quilos de massa muscular,aprendi a usar suplementos e fazer corretamente os exercícios,também peguei umas dicas de quais exercícios são mais estimulantes…em fim há 4 anos atrás,na época em que eu fazia pela primeira vez musculação,demorei 1 ano para conseguir 7 quilos de massa muscular(minha única fonte de aprendizado era dos bombados,que me diziam que para crescer era só tomar bomba,nunca o fiz,porque busco saúde),mas o que tem haver com a matéria?simples,você pega as dicas dadas pelo blog e utiliza nos seus treinamentos,caso obter melhores resultados,continue usando,caso não…descarte.beleza?

    • Gleidson, vc faz consultoria on line? Quanto cobra? Obrigado aguardo a rsposa!!!

      • Gleidson disse:

        oras,eu sou um leigo nesse assunto,apenas me expressei…em todo caso,sigo a lógica da evolução,vamos testando,outros também testam,e vamos formulando nossas opiniões,sobre o smith,inventaram para facilitar o exercício,se você por acaso for fazer o agachamento livre,terá que fazê-lo com um instrutor ao lado,durante pelo menos uns 3 meses,até se adaptar,assim adeus smith…

        • Huuum ok amigo valeu as dicas, é que estou iniciando e procurando pessoas boas ao lado para poder evoluir corretamente e não ficar com aquelas dicas daqueles caras que ficam só conversando na academia e atrapalhando sab.

  51. Alexandre Marques disse:

    Um texto sem nenhuma comprovação ciêntifica que linka para outro com menos ainda. Os dois exercícios, tanto na máquina ou sendo feito de forma livre podem ocasionar lesões. Isso não quer dizer nada. Qualquer exercício que exista sobrecarga, já é lesivo, as microlesões nas fibras musculares, sem isso, não existe hipertrofia, claro um dos fatores, além de recuperação, alimentação. Por isso, o ideal é ler artigos de qualidade e não de achismos. Abraços.

    • Duarte disse:

      Não gostou daquela foto do Arnold né cara…

    • Alexandre Marques disse:

      Se alguém conseguir me convencer que existe um atleta que não tenha lesão em qualquer esporte, eu pago 1 milhão de reais. Esporte de alto rendimento é isso, é lesivo. Já vive nego se machucar fazendo rosca biceps, colocou mais carga do que suportava, sobrecarregou a lombar na execução do exercício.

  52. evandro disse:

    TODO EXERCÍCIO DEVE GERAR UMA TENSÃO MUSCULAR, É ISSO QUE TUDO MUNDO PROCURA, VEJA SÓ QUE ENTERESSANTE TODOS JUGAM O AGACHAMENTO LIVRE O MELHOR, MAS VAMOS VER. O AGACHAMENTO LIVRE VC NAO CONSEGUI ESTABILIZAR A COLUNA, QUANDO É REALIZADO A FACE DESCENDENTE A GRANDE MAIORIA ACABA INCLINANDO AS COSTAS PARA FRENTE, O QUE É MUITO PERIGOSO SEM FALAR O JOELHO QUE TBM VAI PARA FRENTE, ENTÃO DEVE SE INICIA COMO POUCA CARGA. JÁ NO SMITH A COLUNA FICA MAIS ESTABILIZADA E PERMITINDO COLOCAR MAIOR INTENSIDADE (CARGA) O QUE É BOM PARA GERAR TENSÃO.

    NÃO PODEMOS CRUXIFICAR O SMITH E SIM QUEM O FAZ ERRADO ASSIM COMO FAZ EM VARIOS OUTROS EXERCICIOS.

    TODOS EXERCICIOS TEM SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS, DEVEMOS SABER EM QUE MOMENTO DA PRIORIZAÇÃO UTILIZALOS.

  53. Leoalvespersonal disse:

    Artigo totalmente infundado…qual a diferença de vetor (direção da aplicação da carga) do agachamento livre para o mesmo executado no smith com seu corpo posicionado exatamente da mesma forma (cintura escapular, pélvica e pés alinhados verticalmente)??? Em relação ao tamanho do smith qualquer pessoa dentro do padrão (já treinei atletas de quase 2m no smith)realiza um agachamento sem o menor problema. A maior diferença em questão é uma utilização maior de músculos sinergistas e de mecanismos proprioceptores no agachamento livre, o que é bom. Mas daí dizer que o smith lesiona e blá blá…Cuidado com o suas leituras, revistas do tipo muscle in form é história em quadrinho e não ciência. Abraço e bons treinos de perna para todos (com um bom agachamento sendo ele no smith ou não)

  54. labarra disse:

    E só agora vc foi fazer a matéria?
    Ano passado quase comprometi os tendões dos joelhos no agachamento in machine…
    tive que parar uns dois meses com exercício, pra só depois retomar na modalidade livre. Fazendo o livre, nunca tive esse problema….e continuo não tendo.

  55. nygga83 disse:

    Tenho recebido algumas queixas de alunas na academia onde trabalho por questao de dores na cervical e na lombar devido a retificao da coluna na hora de agachar pois os pes projetados muito a frente a tendencia e justamente “deixar”a coluna reta retirando as curvas naturais da coluna aliado a excesso de carga muita das vezes em fim o agachamento no cursor smith deve ser prescrito com muita cautela assim como qualquer exercicio que executado de forma errada podera causar maleficios

    • Luciana disse:

      Tb não gosto de fazer no smith, pego pouco peso, fazia livre, comecei a aumentar um pouquinho e não dava conta de subir a barra, fui fazer no smith…
      detestei, mesmo prestando atenção na postura começou a doer minha lombar…mas não era excesso de peso, deve ser isso mesmo que vc falou, a coluna fica muito reta e doe.
      agora fizeram um suporte para colocar peso na barra , voltei a fazer o livre, com o mesmo peso que fazia no smith, e não doe mais nada.

  56. João Paulo disse:

    Agora volto aquela antiga taxação de exercícios e equipamentos proibidos?
    Lembro que há um tempo atrás existia uma restrição baseada em teorias medíocres sobre o movimento completo do agachamento livre. Pelo que vejo, o alvo agora é o equipamento Smith.
    Apenas fazendo uma reflexão do texto acima, como uma pessoa que faz uma execução que é uma porcaria no Smith vai fazer uma boa execução no agachamento livre?
    Outro argumento muito utilizado no texto foi a questão da tensão no joelho. Concordo que o agachamento tensiona e muito o joelho, porém não é só o Smith.
    O equipamento Smith é APENAS uma alternativa no treinamento de perna e de outros grupos musculares. Ao querer eliminar de uma vez por todas essa alternativa, o ”leque” de exercício restringe-se e o treino acaba ficando sempre naquela rotina de mesmos exercícios.

  57. DD disse:

    O SMITH PARA TREINAMENTO DE PERNAS É ÓTIMO, PORÉM TEM QUE SABERF USÁ-LO, DICA INICIE O TREINO COM A BARRA MAIS BAIXA, NA POSIÇÃO FINAL DO AGACHAMENTO LIVRE COM 90 GRAUS DO QUADRÍCEPS EM RELAÇÃO AO SOLO, IMAGINE QUE VC ESTIVESSE NO AGACHAMENTO LIVRE. BONS TREINOS

  58. emmanuel disse:

    esse maquina é pra quem gosta de ‘malhar’,e não ‘treinar’ de verdade!FATO

    • Alexandre Marques disse:

      Qual a diferença entre malhar e treinar???

      Agora existe uma grande diferença em treinar com planejamento, disciplina, avaliação dos resultados e atingir o objetivo final. O que vejo nas academias é um monte de gente que se enche de suplemento e anabolizante, fazendo qualquer treino, com movimentos errados e pq ganhou um pouco de hipertrofia, acha que está no caminho certo. Até para usar anabolizante vc precisa ter planejamento com treino, alimentação, recuperação e os ciclos de drogas.

  59. emmanuel disse:

    nem se compara com o agachamento livre!!!

  60. Oi, eu sou Goku disse:

    Não goostei!

  61. Roberta Silva disse:

    Esse artigo é corretissimo…! concordo plenamente. O agachamento no smith praticamente faz tudo por vc, enquanto q o livre é vc e seu quadríceps, coluna e abdomem…! sempre fiz no livre e ainda é um tabu q precisa ser quebrado na academia onde eu trabalho…!

  62. emanoel disse:

    Exercicio F@#$@#@, qndo comecei a malhar e n sabia de nada, ia na academia pq era magrelo e queria engordar, o instrutor logo me jogou pra ele, mas como n sabia nada, logo ganhei uma bela lesão no joelho, + de 2 meses de fisioterapia pra acabar com as dores no joelho. Hj Passo longe

  63. nanda7 disse:

    e isso ai a galera tem q cuidar da coluna

  64. nanda7 disse:

    e isso ai a galera tem q cuidar da coluna;tem q ser cocient

  65. Moniiquee disse:

    Poxa, eu já ouvir falar que o agachamento livre trabalha mais mesmo.. mas na minha academia (por ser de marombeiro) falta um apoio pra eu colocar a barra com o peso, eu não sei como posso fazer o agachamento .. :/ ai fico sem opções e acabo usando no smith mesmo !

  66. marcus goiania disse:

    esse aparelho deveria ser retirado das academias pq a primeira coisa q os insetos dos professores falampra fazer quando se trata de pernas é ir pro smith

  67. fernanda disse:

    Odeio esse aparelho. Alguns tem uma trava, outros não. Se errar, vai cair de bunda no chão. Prefiro fazer o livre. Ontem fiz abraçando a anilha e senti mais as pernas e não senti dores nos joelhos e nem ombros!

  68. Xroupapai disse:

    Parem de tomar bomba….
    Tome asteroides kkkkkkkk

    • NOD disse:

      Asteroides? UAHSeiUAHEiuHASIEOhAOISEHUISAESAEHEioUSAHeoiUSAHEoiUSAHeoiUSAheUISAOheAISEhAISOEhSAOIh

      cuidado com a poeira cosmica.

  69. Lu Nogueira disse:

    fato# isso aconteceu comigo#

  70. Luis Correia disse:

    agachamento no smith….

  71. Denise Souza disse:

    Prefiro o Livre, no Smith é muuuito ruuuim !!

  72. Marcos disse:

    fiz uma vez no smith fiquei com uma dor nas costas, fui dormir
    de lado sem trocar a posição… o dia terrivel.

  73. Não há argumentos claros no artigo, como também não há qualquer explicação cinesiológica ou biomecânica que justifique o título do post.
    Todos sabemos que exercícios com pesos livres são superiores quando falamos das capacidades físicas que buscamos aprimorar. Agora condenar o Smith é um completo exagero. Esse aparelho é bastante útil em diversas situações e, quando bem executado e supervisionado, não acredito que traga os danos mencionados. Em compensação, quando mal feito, mal orientado ou mal supervisionado, pode causar sérios problemas; mas os mesmos problemas que um agachamento livre traria.

  74. Augusto disse:

    De nada adianta tecerem mil elogios ao agachamento livre, se uma pessoa simplesmente não consegue agachar corretamente. Há muita gente que não possui flexibilidade na articulação do tornozelo, impossibilitando uma agachamento livre COM QUALIDADE. Então pra quê ficar insistindo em agachamento livre quando você não está biomecanicamente apto pra coisa? Porra! Vá pra máquina Smith e seja feliz. O artigo aborda a agachamento Smith como um tabu. Que pé no saco! Faça o exercício no qual você se adapta melhor, no qual você consiga treinar com maior amplitude e qualidade. Não se prenda a pseudo-regramentos. O Jay Cutler foi 4 vezes Mister Olympia e nunca treinou agachamento livre. Odeio esses donos da verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>