Dicas para fazer um treino mais efetivo para peitoral

Clique aqui!

Todos querem conquistar um peitoral enorme, simples assim. É muito comum ver pessoas sem experiência fazendo centenas de séries no supino e crossover em busca do tão sonhado “peitoral gigante”. Este grupo muscular também é usado como um indicador de força geral(não deveria). Se eu ganhasse um centavo para cada vez que eu escutasse “Quanto você levanta no supino ?” eu já estaria rico. Bom, o ponto que eu quero chegar é que o peitoral é um grupo muscular muito importante para deixar a parte superior do corpo com o aspecto de “grande”.

ronnie coleman bench press Dicas para fazer um treino mais efetivo para peitoral

Se você já leu alguns dos meus artigos, então você sabe que eu sou um grande fã das coisas básicas. O segrego para ganhar massa é suor, sangue e  muitas horas batalhando com o ferro. Não existe atalhos e o peitoral não é exceção. Alguns são abençoados com uma genética bem desenvolvida de peitorais e outros o contrário. Independente da situação, trabalho duro e dedicação é o fator mais importante.

O peitoral é feito basicamente de duas cabeças, o peitoral maior e o peitoral menor. Para estimular o peitoral usando pesos você estará usando dois tipos de movimentos: do tipo supino ou crucifixo. Se você quer extrair o máximo do seu treino de peito, a chave fica em investir nos movimentos que envolvem supino. Apesar de que os crucifixos tem o seu lugar e hora no treino, os supinos são onde os ganhos de força e massa estão. Quanto mais peso você consegue mover durante a amplitude do exercício, mais fibras musculares você estará recrutando. Não existe nenhum substituto para supino com barra, supino com halteres ou paralelas com pegada aberta. Estes são os exercícios base e sempre devem ser a fundação do seu treino. Deixe o voador e o crossover para os gordinhos que ficam milhares de horas na esteira; homens de verdade treinam com exercícios de verdade.(Você não precisa eliminá-los, mas sim usá-los na hora certa)

Como eu disse antes, isso tudo é muito simples. Não existem segredos, fórmulas mágicas ou técnicas que irão dar um “choque” no seu peitoral e forçá-lo a crescer. Fique com os exercícios básicos, foque-se na carga e no progresso, e eu prometo a você que você verá muitos ganhos. Aqui estão os exercícios mais(e menos) efetivos para treinar o peito:

Supino reto/declinado/inclinado com barra:

O supino com barra é o feijão com arroz para qualquer treino de peito. É um ótimo exercício composto que permite a pessoa levantar a maior carga possível. O supino inclinado irá estressar um pouco mais a região superior do peitoral enquanto o declinado, a região inferior. O reto trabalha ambas as regiões de forma igual.

Supino reto/declinado/inclinado com halteres:

O supino com halteres é um movimento altamente efetivo para a estimulação do peitoral. A principal vantagem que este exercício tem sobre o supino com barra, é que ele permite um movimento mais natural, ajudando a prevenir lesões nos ombros. Eles também previnem imbalanço de força nos braços, já que força ambos de maneira igual. O único ponto negativo é que você não pode usar a mesma carga que no supino com barra.

Paralelas:

Um movimento incrível para peitoral que geralmente é esquecido. Tenha certeza de estar usando uma pegada mais larga e de se projetar à frente, assim mudando a maioria do estresse do tríceps para o peitoral. Paralelas são um ótimo exercício composto para gerar ganhos em todas as áreas do peitoral.

Crucifixo com halteres:

Um exercício isolador para o peitoral que não permite muita carga e limita a sobrecarga muscular. Não é o exercício mais efetivo para o peito, mas pode ser usado para variar o treino e manter as coisas interessantes. Eu deixaria este exercício para o fim do treino, para guardar a força para os exercícios grandes, como o supino e paralelas.

Crossover:

Basicamente é um crucifixo feito em pé. Faça sempre no fim do treino, se é que isso está no seu treino.

Voador:

Coloca estresse demais nos ombros e não permite muita sobrecarga muscular. De uma forma geral o voador não é um exercício muito efetivo e eu, particularmente, não faria.

Conclusão

Isto é tudo o que você precisa saber para ter ganhos superiores no peitoral. Nada complicado, apenas o básico. Treino deve ser sempre baseado em exercícios básicos e com alta intensidade. Se você estava esperando algum segredo, infelizmente veio ao lugar errado. Tenha uma boa sorte em seu treino.

Autor: Sean Nalewanyj
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

264 Respostas

  1. Felipe disse:

    Não recomendo esse artigo..

    • adriano disse:

      recomende um melhor Senhor Foda.

      • Para Nossa Alegria disse:

        kkk falou tudo hehehe

      • Murilo disse:

        realmente artigo ta bem pobre e meio controverso, o voador é um isolador e é recomendado no final, ja tem artigo aki falando disso só procurar, nao posto aki pq não é do meu interesse ficar passsando maozinha na cabeça de ninguem, apesar de ter uma concentracao no ombro não é la essas coisas todas como informou o artigo, do jeito que foi mostrado parece q se vc for fazer o voador vai ter lesoes em 100% das vezes –‘ trabalha muito as laterais do peito, galera ate costuma flar que é um otimo exercicio para se ter estrias entre o peito e o ombro meio que nas axilas.

        • Rafael disse:

          Realmente o voador é um aparelho que recruta essa área axilar. Recomendo para o final do treino de peitoral.

          • felipe disse:

            voador e besteira fazer, vc so vai fuder seu ombro e ter problemas futuros com a cartilagem do seu ombro levando ate cirurgia futuramente !

          • Mateus Lima disse:

            Crucifixo humilha o voador pra exercício isolado, e sem foder com o seu ombro

        • arthur de oliveira melo disse:

          quem faz voador e frango

          • Felipe Castanho disse:

            AUHEuAEHUAHAE

          • Douglas disse:

            Frango não voa.

          • brayan disse:

            voador é para quem pode nao para quem acha que é forte!!!!
            rsrsrs

          • Alex disse:

            Eu uso o voador para aquecer meu treino de peito….

          • marc fernandes disse:

            kkkk disse tudo! nunca fiz essa porra!…marombeiro que é marombeiro não usa maqueina para peitoral, raramente o cross over.

          • PauloAlexSousa disse:

            Eu sou Culturista de Competição, atleta federado, tenho Patrocinadores, delegado, o melhor Prepsrador de Culturismo em Portugal e fisioterapeuta.
            Portanto, não sou nenhum frango!!!
            Eu faço muitos exercicios Voadores, especialmente em fases de definição muscular em pré-competição.
            Mais informações sobre mim…
            FRacebook “Paulo Alex Sousa”

        • Antonio Pierucci disse:

          Ao contrario do que dizem nos comentários, este artigo explica realmente o que eu digo a muito tempo: O simples é o melhor” Muitos devem perceber que o treino regular com barras aumenta significativamente os ganhos, e também são exercícios compostos que aumentam o stress muscular e assim também estimulam o organismo a maior produção de testosterona aumentando assim os resultados.

        • meninin disse:

          MUITA ESTRIA, CRUCIFIXO TB! HOHOHO

        • rodrigo disse:

          Amigo, eu acredito que o autor quis dizer que o voador é um exercício que não possui um bm ‘custo-benefício’ digamos assim. Eu concordo, prefiro focar meu treino nos exercícios compostos e sempre isolo com peso livre, so utilizo maquina pro crossover. Não gosto do voador exatamente pelo motivo citado, força muito os ombros.

      • maicon disse:

        tu tira onda da dica do kara mais nao to vendo nada de grande em ti!!!!!!!!!”

      • maicon disse:

        tu tira onda da dica do kara mais nao to vendo nada de grande em ti!!!!!!!!!”

      • Natan disse:

        Que pena, aqui ninguem respeita opinião…

      • Alessandro Saviolli disse:

        boa kkkkkk o cara nao sabe de nada vai tomar bomba vai felipe se tu quer melhor acha q tudo é facil na vida ? …

    • Sergio disse:

      Concordo com o Felipe, eu não recomendo também!

    • Furmann disse:

      Por favor nos ilumine com os seus conhecimentos… No minimo voce deve comecar o treino com voador e fazer 1 exercicio basico durante todo o treino

      • zedesJr disse:

        não o voador vc deve deixar para o final pq é um exercicio isolador, sempre comece os treinos com exercicos compostos, ex: supino reto, pq ajudam na estimulação de testosterona.

    • will disse:

      concordo, fiquei até com um pé atras com o blog, o hipertrofia.org é muito bom, mais esse artigo…..

    • kyko disse:

      Não gostei do artigo também.

      • realidade disse:

        o artigo ta falando besteira se voador não fosse importante não faria parte de aparelhos de malhação quem não tem o que falar não falar besteira que se inchar rapido então toma bomba e morre.

    • PauloH disse:

      tem pessoas que não aceitam a realidade é preferem continuar no seu mundo da lua…. Esta Certo o que ele disse. Citem o que esta errado se são tao espertos!! e claro com as fontes !! nada de acreditar no que falam na academia que os marmanjo 80& do que os cara fala é mentira …

    • adriano disse:

      tá, vou resumir o que ele falou… invista mais no composto e menos no isolado. eu posso esta enganado, mas é isso que eu mais ouço falar (inclusive vcs) que é o mais indicado.

      • Stronger disse:

        Isso ae mesmo adriano.

        • Felipe disse:

          Para mim esse adriano é retardado bem como esse stronger …

          • edsão disse:

            pô felipe para de fazer drama meu,musculação é assim mesmo a cada dia se descobre uma coisa diferente,busque artigos de 1945 por exemplo .nem existiam eses metodos de treinamento e os caras eram gigantes.td mudou com a chegada dos anabolizantes,o cara que trabalha 12 horas por dia pega onibus lotado não tem como ficar gigante o recomendado ,mesmo são os treinos básicos eses sim dão resultados normais.milagres não existem pense nisso

          • Cocalitro disse:

            Felipe, pequeno gafanhoto, poste a ficha do seu treino ‘Justin bieber’ pra ver o que estou fazendo de errado,
            valeu

    • Abdalla disse:

      Mais do mesmo. Mas nem todos tem esses conhecimentos. Acho até que essa teoria de deixar o exercício simples para o fim estão aliados a Hiperplasia (Sem estudos cientificos que confirme sua existencia). Bom artigo, mas para mim não acrescentou muito!

    • Douglas disse:

      e você quer o que? um treino especifico para você e que vai fazer você ficar monstro em 1 dia ?? TUDO que se quiser saber sobre academia está nesse site, não há como postar métodos e treinos inovadores a cada dia …

    • Erivelto disse:

      Quem é frango não gosta de trabalhar duro, quer mágica!!!

    • Everson disse:

      Então você não sabe de nada!!! Realmente o Artigo fala tudo. Pode ver qualquer fisiculturista, eles sempre da prioridade nos exercícios básicos.

    • RV415 disse:

      A única coisa que não gostei nesse artigo é sobre o voador. Penso eu que, o voador é um ótimo exercício pra quem busca definição e não força.

    • Rennan disse:

      Voador lixo dos lixos

      • Jones Pelicia disse:

        Pelo que percebi nos comentários,a galera gosta de puxar uma cordinha né?Então eu só tenho uma resposta pra vocês…NUNCA SERÃO HÁ HÁ HÁ HÁ HÁ.
        EXCELENTE ARTIGO,ESCRITO PARA QUEM TREINA DE VERDADE,O RESTO…VAI PRA ACADEMIA DÁ UMA MALHADINHA,E ATRAPALHAR QUEM LEVA ESSA PORRA A SÉRIO!!!

    • eaml disse:

      pensei a mesma coisa quando acabei de ler ! kkkk

    • eaml disse:

      pensei a mesma coisa quando acabei de ler ! kkkk

    • Carlos Kretchi disse:

      Também não recomendo esse artigo, tem outros nesse mesmo site que têm uma opnião diferente(e mais inteligente) sobre o mesmo assunto, deixando o site controverso e confuso para o leitor, aconselho o dono do site a dar uma olhada nisso aí, não to falando mal, só uma opnião de um leitor assíduo ;)

    • Júnior disse:

      Concordo contigo parceiro.
      E o que disse ”senhor foda ai”, deve ter muito conhecimento por sinal.

    • alexandre disse:

      EU ME CHAMO ALEXANDRE PRATICO SUPINA RETA NORMAL COM MUITA CARGA FAÇO 10 VEZES DE 7 TOTAL 70 VEZES .E VOU ALMENTANDO GRADUALMENTE . FAÇO CRUCIFIXI PARTE LATERAL ERPARTE DE DENTRO . DENTRO 20K 10VEZES DE 10
      PARTE DE FORA 18 KILOS 10 VEZES DE 10 .DURANTE 1 HORA COM DESCANSO DE 1MINUTO CADA SESÃO .FAZ 8 MESES .ADQUIRI UMA MUSCULAÇÃO DE FAZER INVEJA UM PEITORAL BEM RASGADO MESMO
      . BEM VANTAJOSA . TENHO 38 DE MUSCULO .

    • ALEX disse:

      Já li em outros artigos que supino com halteres é muito melhor do que com barras.

  2. Braz Neto disse:

    só tenho uma coisa pra falar: vocês são fodas.

  3. JEFF disse:

    Realmente O BÁSICO sempre vence!

  4. Sergio disse:

    /\
    concordo com o camarada ai de cima

  5. Ricardo disse:

    Nao havia lido um artigo tao cheio de informações equivocadas.

    • Fernando disse:

      Esse artigo não passa nada mais que o básico sobre o treino de peito, se você acha que isso está equivocado tenho medo de saber como é o teu treino de peito.

    • PauloH disse:

      poderia citar o que esta errado no artigo???

    • Abdalla disse:

      Equivoco?

    • Erivelto disse:

      Vc deve manjar muito,seu peito de frango!!!

      • Thomaz Willian disse:

        O incrível é esse povo vir aqui chorar: não recomendo este artigo, artigo cheio de equívocos e mimimi e bla bla bla. Só que não apontam argumentos algum. Está equivocado? então mostra os o pontos. Não recomenda o artigo? então publica um melhor e posta pra galera, o que enche é vir soltar esses comentários inúteis sem fundamentação nenhuma.

  6. Edgar disse:

    Sempre gostei de fazer o Básico… Foi o que mais me deu resultado e deixo meu treino mais curto e intenso.

  7. Paulo Berilo disse:

    e depois de 2 anos, fui convencido a tirar o voador da minha série..

    Farei assim:
    Supino Reto
    Supino Inclinado
    Paralelas
    Crossover

    fica legal ?

    • Danilo disse:

      realmente n vejo eficácia no voador. Tem uns caras que fazem umas 30 repetições no voador, claro com uma carga mínima. Eu faço supino reto, inclinado e declinado este último com halteres. duas vezes por semana.

  8. Rafael disse:

    De acordo com meus conhecimentos creio que a questão do Crossover ser um “crucifixo em pé” é um equivoco, pois depende do posicionamento do corpo,já que é possivel recrutar diferentes partes do peito com este exercício(corpo mais ereto e peito estufado, ou mais “deitado” como muitos fazem por ai).
    E o voador só coloca estresse demais nos ombros se for feito de forma “aberta”, com os braços esticados. O voador feito “fechado” ou seja, com os braços encolhidos e fazendo um ângulo de 90º no bíceps é um ótimo exercício para isolar o peitoral.

    • João disse:

      o rafael esta certo, o povo acredita em tudo que lê.

      voador 90º é um ótimo isolador. o pessoal defende o artigo sem ter conhecimento algum.
      Vão estudar cinesiologia!

    • Tomaz Soares disse:

      1.Assim como no crossover, o crucifixo pode ser realizado dando ênfase a diferentes áreas (lembre-se do crucifixo reto, inclinado, declinado), portanto creio q seu argumento é falho.
      2.Concordo plenamente! Com essa pegada o exercício fica bem isolador para peitoral, mas colocaria no meu treino apenas como última série do dia de peito, pra ser a “cereja do bolo” =)

      • Danilo disse:

        Vejam quantos exercícios para peitoral tem. Eu faço supino reto, inclinado e declinado na segunda e na quinta faço reto, crossover e voador. E ainda tem o crucifixo, supino com halteres…se ficar sempre no básico vai estressar a mesma área.

    • Guilherme disse:

      Cara, eu concordo. Tanto é que uso drop-set no voador. Sinto os peitorais grunhirem de tanto que esforço os meninos. Exige execução correta e deve ser bem executado em sua amplitude.

      Eu acho que a ignorância está em dizer que o exercício não serve. Esse é só mais um modelo e variação de treino que é proposto pelo blog. Cabe a cada um ver o que é mais eficiente para si mesmo e seguir em frente. A musculação é dita por auto-ditadas.

      • Igor disse:

        Pena q nao tem a opção curtir, concordo plenamente com o Guilherme.
        mtos falam sem saber, ou seja, sem pesquisar.

        Cabe a cada um ver o que é mais eficiente para si mesmo e seguir em frente.(2)

  9. Rodrigo disse:

    e isso ai,sempre optar pelo basico,e fazer corretamente ate o limite…

  10. Danilo Silva disse:

    E o Pullover? pra mim é um dos exercicios que não pode faltar.

    • Luis disse:

      Então cara, pullover ja foi citado aqui no hipertrofia a algum tempo e é comprovado fisiologicamente que envolve muito mais a parte da dorsal do que o peito propriamente dito, obvio que pega mais o foco do artigo são os exercicios compostos e o pullover puxa mais para a parte dos isolados.. Em tese (existem variações entre individuos) é muito mais proveitoso você fzer um crucifixo..

      • Tomaz Soares disse:

        Luis, como pode o pullover ser um exercício isolado se vc msm acabou de dizer que ele recruta músculos como os dorsais?

        • Luis disse:

          Da seguinte forma Thomas, ele é isolado em determinados aspectos, pega a cabeça inferior do peito, porem o recrutamento de ombros e dorsais é mto mais efetivo, exercicio composto pra determinada musculatura seria o supino reto, que pega tanto a parte superior quanto a inferior, compreende? ;)

          • Tomaz Soares disse:

            Compreendo que vc poderia ser mais humilde e assumir seu erro. Não me leve a mal, mas se um exercício recruta vários grupos musculares ele é classificado como composto e ponto final. Não existe isso de “exercicio composto pra determinada musculatura seria o supino reto”, isso eh uma desculpa sem cabimento. Exercício ou eh composto ou eh isolador.

  11. brunno disse:

    haha pros frangos que colocam 15 de cada lado no supino, é dificil querer ficar no basico.

  12. Viking disse:

    Só acrescentaria o PullOver nos exercícios ‘mais efetivos’.

  13. Fábio disse:

    É, parece que os gordinhos que ficam na esteira não gostaram do artigo kkkkkkkkkkkkkkkk Antes de criticar o artigo(que na minha opinião, não está falando nada mais do que a mais pura verdade), porque vocês não tentam apresentar fatos para rebater ? To doido pra vir alguem auqi e dizer que o voador tem q ser feito antes do supino ou que é mais produtivo que o supino. Tem gente que viaja demais na maionese e não suporta o fato de receber umas verdades na cara de vez em quando…

    • Stronger disse:

      Concordo, eu sempre usei o voador, porem, agora vou tirar, e ver como fica. Tem mto nego q vai pra academia achando q vai fica com o peitoral gigante la fazendo uns 10 exercicios pra peito. Não suportam ser contrariados e acham que tão sempre certos.

  14. Maurício Teles disse:

    eu gostei do artigo.. concordo com o comentário sobre o crossover e queria saber pq os outros rapazes ae em cima não curtiram o artigo

  15. Renato disse:

    É o tipico post de quem não tem nada pra postar. Falou falou e não disse nada.

  16. carla disse:

    maioria dos videos mostram Crossover e Voador ….

  17. Luis disse:

    Interessante, mas o cara não citou o Pullover e nem o Peck Deck, qual seria a análise dele em relação a esses dois?

    • Renan disse:

      voador é o peck deck. Quanto ao pull over gosto muito de fazê-lo nos treinos, gostaria de saber por que a falta dele na lista…

    • Thiago disse:

      Peck Deck = Voador

      • Marcelo disse:

        Nos EUA o “nosso” voador se chama peck-deck fly… O Peck Deck em si é feito apoiando os antebraços nas almofadas… Mas aki no Brasil poucas academias possuem um aparelho que se possa fazer o voador e o “Peck Deck”

  18. Thiago disse:

    Engraçado que o cara chama de gordinho quem passa horas na esteira… Será que ele entra em cutting sem aeróbicos? Acho muito mais provável que seja daqueles Gordinhos em “off eterno” que se acham apenas fortes…

    • Paulo disse:

      disse tudo ahehuaeuh

    • tarcisio disse:

      se pra você curtting é passar horas na esteira não há razão pra discutir. Cutting é dieta e mais dieta, aerobico potencializa mas não é indispensavel, e mesmo assim preferencialmente alta intensidade e pouco tempo de duração.
      Ficar horas na esteira pra secar e coisa de gordinho que não tem resultado nenhum, assim como magrelo que faz 100 isoladores pra peito.
      Estou em off desde que comecei a malhar e pretendo entrar em cutting apenas no final do ano. Estou inchado, pouca definição mas não gordo. Mas te garanto que seguindo a minha linha a evolução é mais rapida, visto que cutting toda hora atrasa demais os ganhos. Se der pra levar tranquilo eu levo, só entrarei em cutting se engordar demais ou quando meu objetivo de massa magra for alcançado.

  19. Joselito disse:

    Acho importante um exercício isolador no fim da série de peito…Não tiraria o voador da minha série. Minha opinião.

  20. Baldor disse:

    Onde entra o pull over?

  21. Fernando disse:

    Não dá de criticar um artigo assim, pq a maioria de nós sabe (ou acha que sabe) como a maioria dos exercícios deve ser executada e outros detalhes, mas tem muita gente começando agora na musculação e esse tipo de informação pode ser uma grande ajuda.

  22. Lucas disse:

    Discordo totalmente desse atigo… não faço supino pois sobrecarrega meu triceps…. faço somente crucifixos e cross.. tenho um otimo resultado

  23. Talles disse:

    Muito massa esse site e matérias contidas nele. Eu faço supino declinado crescente, supino inclinado decrescente e supino com halteres crescente. E um bom treino para peitoral?

    • roger disse:

      Se vc não estiver num nivel avançado (aparando as arestas), não vejo necessidade do declinado. Eu incluiria o crucifixo no lugar deste.

  24. Don C. disse:

    E o Pullover ? Série boa é de supino reto, inclinado, pullover e crucifixo.

  25. micael disse:

    para os burros que sempre começam o treino de peito com supino.
    comecem um dia com :
    1-voador
    2-crussifixo
    3-supino inclinado
    4-su´pino reto
    e veram o pump que teram no peitoral,
    Obs: não contem as repetições, o músculo não sabe contar, mas no maximo 12 repetições.

  26. Colono Alemão disse:

    São tudo uns buro esses aí de cima.
    Eu faço somente apoio en casa e meu peito cresce como os pom da frau. As vezes peço pro nene senta nas costas e ai faço até me peida tudo. Eu digo pro nene. Aguenta ai guri! Não desmaia. Ele quase xora coitado, mas fica até o fim da série.

  27. Gariel Pontes disse:

    Gostei eu estava precisando dessas dicas vou tirar o voador do meu treino e colocar paralelas no lugar

  28. Allan disse:

    São uns querendo saber demais e criticando e outros que de nada sabem,fazendo parte da idiotice,os caras em vez de discutir o assunto da matéria pra ter algo de proveitoso, ficam curtindo um com a cara do outro, bando de palhaços infantis,é até uma perda de tempo ficar lendo esses comentários achando que vai ler algo bom,mas só se ver negatividade,cada um é cada um, a matéria é otima,mas mesmo ela sendo otima pode não ser a efetiva pra alguns,se conheçam e tenham bons ganhos ,simples assim.

  29. Anderson disse:

    Quem não gostou do artigo é porque adora fazer o voador.

  30. shadow disse:

    Não recomenda o artigo pq eh um frango…. o resumo do texto eh q os exercicios compostos estimulam mais as fibras do peito enquantos os isoladores estimulam menos….. nao tem nenhuma mentira nisso ai….. quem quer CRESCER deve estimular cada vez mais os musculos e nada faz isso melhor q os compostos…

  31. Edgar disse:

    O cara vem falando que não faz supino porqe sobrecarrega o tríceps dele ¬¬¬¬¬
    Como pode existir gente tão Boçal assim, é inacreditável. Pelo jeito só esse tipo de gente que não gosto do artigo… Gente Boçal nível 10000000

  32. Pessoal eu queria saber por que o treino está demorando somente de 30 a 40 minutos??

    • Daniel disse:

      porque seu treino tem pouco volume..
      dê intensidade ao seu treino e continue sem passar de 1h de treino

    • jose disse:

      Anderson,boa noite!!A mecânica correta do exercício,te ajuda a ganhar força e resistência,se vc sobe o peso lentamente e desce rapidamente,vc está matando sua série,fazendo apenas metade do treino!!Más tempo não tem muito a ver,se vc treinou só esse tempo e deu resultados,ótimo,senão mude sua série(seguindo as dicas de instrutor)aumentando o grau de dificuldade e a carga!!Meu treino consiste em:10 minutos de alongamento-3 séries de dez repetições no supino reto-descanso 40segundos entre as repetições sem pressa de terminar fazendo a mecânica correta e corrigindo as inclinações da barra-descanso 2 minutos-mudo pro inclinado com o mesmo peso e sigo o mesmo programa do reto-passo para o crucifixo e depois para o pull over aproveitando para descer o peso o máximo atras da nuca,para já ir aquecendo o tríceps,sigo para o tríceps no peckdeck,francês e se ainda der tempo(e tiver força),tento uma série mais curta nas paralelas!!Espero ter ajudado,a carga recomendada é sempre a que vc aguentar sem sofrer lesões e sempre ir aumentando a carga conforme o musculo for se adaptando a ela!!!

  33. jose disse:

    O pessoal da frangolândia tava achando que iría aparecer alguma fórmula mágica,e piriripororó,más a realidade é essa mesmo:levantar ferro,discilplina,alimentação razoavel,e uma boa dica tbem,é malhar em dupla,assim vc pega mais carga,segurando firme a descida,e forçando ao seu limite a subida,sendo ajudado apenas no nível de estresse do exercício,(na subida,a descida é toda sua)Abrax pessoal!!!

  34. Daniel disse:

    eu usaria os exercícios isoladores no começo do treino de peito para garantir que o primeiro músculo a sentir a fadiga em exercícios compostos seja o peito e não os músculos sinergistas, o que sem dúvida alguma melhora a qualidade do treino..

  35. colleman disse:

    putz essa postagem nao agrdadou ein….mas ha estudos que indicam o inicio do treino c um exercicio isolador sim ao contrario do q muitos pensam ….isso fara uma pre exaustao no musculo alvo e no decorrer do treino vai fazer o musculo trabalhar sem a intervençao dos auxiliadores…….

    • Tomaz Soares disse:

      e ai colleman, blz? Veja bem…treino há algum tempo e já fiz alguns treinos. Já treinei isolando o músculo primeiro e – oq estou falando não foi baseado em estudo A ou B, mas sim empiricamente – sinceramente oq observei foi uma queda de rendimento e um maior recrutamento da musculatura auxiliar qdo partia pros compostos, pois minha musculatura estava principal estava exaurida. Não dá pra pegar um estudo e dizer q ele fala verdades, isso eh um conceito subjetivo e depende muito da forma de como vc treina… posso dizer convictamente q pra meu treino nao foi efetivo e não trouxe resultados esperados.

  36. Paulo disse:

    Hipertrofia ja foi um site muito melhor

  37. Angelo disse:

    Aff, cada um fala uma merda nessa poha
    Cada um tem que ir la e descobrir o que é melhor pra ele!
    Descubra o que é melhor pra vc puxando ferro, resto é papo furado.

  38. Hamilton Junior disse:

    com certeza os frangos, não gostaram, o mais efetivo é o básico senhores e tenho certeza que os senhores q estão falando merda aí é porque não conseguem aproveitar o máximo de um supino, porque pega peso de frango, agora se eu perguntar do agachamento livre e levantamento terra, Jesus… pra mim que treino Full Body o texto está ótimo…

  39. Tico400 disse:

    poderia falar do pullover

  40. Alessandro disse:

    quando vcs postam artigos assim, vcs se esquecem que treino não é uma receita de bolo, treino é algo que vc constroi depois de muitas tentativas, chegando a um treino que te dê ótimos resultados. E eu descordo sobre o que vcs dizem dos exercicios isolados, se usados na hora certa, eles apenas trarão maiores ganhos. Ex : Fazer um voador no inicio do treino para isolar e estressar o peito, depois supino inclinado na barra, e outros exercicios compostos. Ao final do treino o estresse no peitoral será muito maior.

  41. Oliveira disse:

    Quer um treino efetivo?

    Supino reto (barra)
    Supino inclinado (barra)
    Crucifixo inclinado (halteres)
    Cross (tronco reto e cotovelos travados)

  42. Leandro disse:

    A mensagem do artigo é dar importância aos compostos, que são eles que irão produzir resultados em massa e força, e deixar os isoladores para último. Mesmo o autor falando que isoladores podem ser coisa de gordinho, ele diz que não é para eliminar, e sim colocar na hora certa. Não vi nada equivocado ou fora do conhecimento comum. Quem quer ganhar massa, além de tudo, precisa manter a mente aberta para pensamentos novos(ou velhos). Para quem veio achando que ia encontrar uma fórmula mágica, fica a dica: veja vídeo de fisiculturistas treinando e você se espantará com o que eles fazem. Somente o básico…

  43. Luan disse:

    sempre devemos comessar em algums dos supinos, dps crucifixo, dps voador..
    e sempre variando as formas de treinamento!

  44. leandro disse:

    Artigos cheios de colocações preconceituosas, alguém que escreve um texto que será exposto desta forma não deveria lidar com a informação desta forma.
    E segundo, não são só os homens bomba que lêem o blog, então acho importante saber lidar com o publico como um todo.
    Sobrou músculo faltou respeito e inteligência do autor.

  45. Vinicius Fortuna disse:

    O Voador é o exercício de peito que possibilita maior amplitude de movimento.
    O movimento que faz o peitoral crescer é o movimento de adução na horizontal, o supino por exemplo não tem mais ou menos 50º de AdM, devido a abertura dos braços no fim do movimento, o Voador pode chegar até 90º.
    O bom do supino é a possibilidade de cargas pesadas, o voador, por essa grande AdM, realmente pode causar danos no ombro, principalmente em estruturas da parte anterior.

  46. Italo disse:

    simplismente existem pessoas de todos os tipos , gente que tem bons resultados com supino , gente que nao tira o voador da lista por nada e por ai vai.
    e pra quem falou mal do artigo :
    vá procurar o que fazer!!!

  47. fabio disse:

    informação nunca é demais! seja ela boa ou ruim.

  48. sr.arnold disse:

    e o pullover ?

  49. Junior Pedroso disse:

    Axo que faltou só falar do Pullover!!! ótimo artigoo!!!

  50. lucas disse:

    É óbvio que o artigo trata de um assunto batido, afinal de contas todos sabem da importância dos exercícios básicos.

    Algo que discordo nesse artigo é sobre a importância do Crucifixo (Dumbell Flyes), é um exercício que trás sim grandes resultados, seja ele realizado no plano ou no inclinado.

    E antes que alguém comece a reclamar e falar merda, todo resultado depende de técnica e concentração. Não é porque você levanta 70kg de cada lado no supino e não vê resultados que o exercício não funciona, o problema pode ser na forma como você realiza o movimento. E isso vale pra todo e qualquer exercício.

    Outro ponto importante é lembrar que cada corpo é um corpo e que cada pessoa atinge resultados diferentes de formas diferentes ou seja, com exercícios diferentes e séries diferentes. Ou vocês acham que o que o artigo fala é verdade absoluta? Se existisse a tal fórmula secreta para os ganhos sobrenaturais e o desenvolvimento sonhado estaríamos vivendo em uma sociedade onde todos seriam ‘gigantes’.

    Por isso sou a favor de cada um descobrir o seu treino, aquilo que te faz melhor aproveitar o fórum para pegar dicas e não tomar como verdade absoluta tudo o que falam por aí.

    Crucifixo não é bom? Vão perguntar ao Victor Costa, Scooby ou mesmo ao grande Arnold que se utilizava sempre desse ‘recurso e construiu o que chamam de ‘o maior peitoral de todos os tempos’.

    • caititu disse:

      BOA!
      REALEMNTE É IMPORTANTE FILTRAR MUITO BEM OS COMENTÁRIOS, POIS DO MESMO JEITO QUE UM QUE JÁ TREINA HÁ MAIS DE 05 ANOS POSTA A SUA OPINIÃO UM OUTRO QUE NEM MALHA TAMBÉM A COLOCA; TRENO É TREINO E DIFENRENTE EM CADA SITUAÇÃO E TAMBÉM DE PESSOAS, POR ISSO NÃO ACREDITO EM FALAR TAXATIVAMENTE QUE TAL TREINO O NÃO É BOM OU É O MELHOR, POI DEPENDE DE MILHARES DE CONTANTES…..
      BASICAMENTE MEU TREINI DE PEITO, HHOJEE É ESSE ( TREINO TEM QUE MUDAR EM NO MÁXIMO 03 MESES).
      SUPLINO INCLINADO 3x
      SUPINO RETO 3X
      SUPINO RETO NA MÁQUINA 3X MUITA CARGA
      SUPINO INCLINADO COM HALTERES 3X
      CRUSSIFIXO OU CROSSOVER 7X COM CARGA MÉDIA;;;;;
      VALEU

  51. Victor Daniel disse:

    Galera, sejamos inteligentes: não vamos criticar os artigos postados aqui no site; isso desencoraja e até desestimula quem os posta. Imagina o trabalhão que dá pra colocar essas informações aqui, pra depois os “experts” virem e criticar a boa vontade de dessas pessoas. Se não concorda, não precisa postar aqui.

  52. Thyago disse:

    Desses que você sitou eu só não faço o Declinado.

    Geralmente faço:
    Supino reto
    Inclinado
    Voador no 1º treino e Crucifixo 2º treino
    Pullover.

  53. eliazar disse:

    O CARA QUE ESCREVEU ISSO N SABE DE NADA TODOS OS EXERCICIOS SAO BONS DEVEMOS SEMPRE DIFERSIFICA OU SEJA MUDA O TREINO USAR TODOS OS EXERCICIOS

  54. Cristhian disse:

    È basicamente isso que ele falou mesmo, o crussifixo/crossover é um complemento, o voador feito de forma exata é um complemento bom, mas os basicos mesmo sao os supinos com ou sem halter e paralela.

  55. Rafael Abomai disse:

    HUHSUHAUSHASUHA…cada coisa que ouço desses frangos…Sean Nalewanyj não sabe de nada então…procura alguma foto dele no Google..acho q o cara entende um pouquinho de como ganhar massa muscular..rsrs….acho q teve muito neguinho que esperava ler o artigo e aumentar 30 kg no supino da noite pro dia..ou ficar com um peitoral enorme apenas lendo o artigo..sinceramente…

  56. ELIAZAR disse:

    O RAFAEL ABOMAI SE ACHA O BOM MAS N E PORRA NENHUMA O CARA QUE PUBLICOU ESSA MATERIA FALO QUE O VOADOR E UM EXERCICIO RUIM PO VE SE UM CARA COMO ESSE QUE FALA UMA BESTEIRA DESSA TEM MORAL

  57. rafis disse:

    esse artigo não está com nada em!!!

  58. Yuri disse:

    Gostei do artigo.

    Meu treino pra peito é: Supino Reto Barra, Inclinado Halteres e Declinado Barra, pois Declinado com Halteres é foda… se voce vai pegar carga alta, não dá para pedir a um amigo que te entregue os halteres pois fica difícil a posição do banco no lugar onde treino.

    Só acho que o Crossover é um bom exercício para o final do treino, principalmente se for fazer um Dropset, só para cansar.

    Concordo com o autor que os exercícios compostos são melhores para hipertrofiar pois te fazem levantar mais carga. Não há como comparar a carga que se levanta com um declinado barra ou reto barra e um exercício como o crucifixo.

    Às vezes precisamos ler artigos como esse para acabar com a frescura nas academias. Gente inventando exercícios altamente complexos e reclamando dos ganhos. Pior: achando que atingiram o limite genético e partindo pros esteróides.

  59. Arnold disse:

    If I had read and followed all this posts I wouldn’t have been so successful in my career. I would be just another chicken!

  60. Sebastian disse:

    muito bom, sempre pratico as ideais é muito bom mesmo

  61. Filipe disse:

    Semana 1 começa com sup. reto, semana 2 com incl., semana 3 com decl. e sempre faz um deles com halteres.

    Comecei a fazer tb alguns exercícios (flexão, paralelas, crucifixo inv. nas argolas [tipo aquelas olímpicas]) Puta tremedeira generalizada. Várias semanas até vc conseguir se estabilizar!!!

  62. Ricardo disse:

    Concordo com muitos que comentaram aqui, não recomendo esse texto. Acho crucifixo e crossover excelentes exercios.

  63. supino disse:

    NAO EXISTE EXERCICIO RUIM E BOM O QUE HA E FRANGOS DE ACADEMIA QUE TEM PREGUIÇA PRA TREINAR

  64. supino disse:

    NAO EXISTE EXERCICIO RUIM E BOM O QUE HA E FRANGOS DE ACADEMIA QUE TEM PREGUIÇA PRA TREINAR

  65. DAN disse:

    CONDENA O CROSSOVER E O VOADOR E BRINCADEIRA AQUI NAO E LUGAR PARA DAR OPINIAO E SIM AJUDAR QUEM TEM DUVIDAS

  66. Douglas disse:

    Achei bem fraco esse artigo , justamente pela controvérsia dos argumentos apresentados.Esqueceram também de falar sobre o Pullover.

  67. Deison disse:

    No livro “Anabolismo total” de waldemar Guimarães , ele diz que voador pode ser feito primeiro se o objetivo for exaurir o peitoral antes do supino, que é um exercício que envolve muito a ação do triceps.

  68. RENNAN GONÇALVES disse:

    GOSTEI MUITO DO ARTIGO SO ACRESSENTARIA O “PULL OVER” PARA FINALIZAR SEU TREINO DE PEITORAL COM A FUNSAO DE ALARGA A CAIXA TORAXA E TBM ALONGAR OS MUSCULOS DO PEITO

  69. Billy disse:

    Poxa, ainda faltou o Pull Over… Fazer o que né?

  70. Alex disse:

    LEIAM O FINAL, esse artigo é só a tradução de um outro.

    Tem gente falando besteira ai, eu também já li artigos aqui que contrariam muita coisa escrita nesse, mas não de autores diferentes!!

  71. Rodrigo disse:

    Se fosse simples assim todos seriam gigantes, é muito mais complexo do que imaginamos.

  72. Naydo disse:

    Há um certo tempo o site tem decaído um pouco nos artigos, acredito que todos temos nossa individualidade e sabemos que para um pode ser efetivo e para outro não, simples assim. Deixo claro minha opinião ” NÃO RECOMENDO ESSE ARTIGO”

  73. Ludacris disse:

    Mano faz um video ae ensinando a tomar M-Stane pra nois ae!! xD

    Vai tomá no cu todo mundo ae que fala q cresce muito natural tudo mintiroso. Eu uso anabolizante SIM, ms nao eh a base do meu treino e sim o topo da piramide, são os octanos a mais que eu coloco na minha gazolina!

  74. Manuel disse:

    na moral,esse artigo é muito ruim,isso nao passa da opiniao de um cara que é grande(isso eu admito) metido a sabichão do fisiculturismo,tá viajando,artigo totalmente parcial e até ofensivo algumas vezes.Fora que não é nada informativo,não fala nda que ja tenha sido contado de forma muito melhor e mais explicativa(inclusive aqui no blog).E outra tbm,o cara praticamente eleva as paralelas a nivel do supino reto.O artigo se resume a opinião do cara,nem todo cara grande sabe porque que é grande,ja escutei muita merda de cara maior que eu,a grande diferença é que eu vou chegar no tamanho dele em MUITO menos tempo q ele

  75. margos augusto disse:

    só n entendi a parada de gordinho crossover coisa e tal, gordinho n eh homem d verdade???? e crossover n eh treino?

  76. Eduardo disse:

    Eu não sei o pq,mais sempre fiz os exercicios para peito na medida certa com a garga certa e a execução certa e meu peitoral nunca fica da maneira que quero! Crescer,até cresce,mais eu acho q todos tem um musculo que nao cresce da maneira q quisemos! EX: um amigo meu tem o Peitoral Maneiro pra caralho,agora o biceps dele…humpft…coitado…ta maneiro o braço e tals…mais nao relativamente da maneira q ele queria!

  77. Eduardo disse:

    ***CARGA***

  78. eduardo disse:

    faltou falar das paralelas ,mais msm assim parabéns .

  79. danillo disse:

    EU JA VI MUITA GENTE BURRA, MAIS ESSES KARAS AI DE CIMA FOI O RECORD MUNDIAL
    BRASILEIRO É UMA MERDA MSM

  80. Arnold disse:

    Entrei em overtraining no tríceps pois eliminei os isolados. O que devo fazer?

    Acho que vou espalhar a série para dar mais descanso. Está certo isso?

  81. wendeson disse:

    Nao gostei do artigo! Muito controverso… o voador é um isolador … ele é muito indicado para o peitoral.. que isso cara.. voce defecou ai eein.. nao recomendo este artigo

  82. Joao disse:

    Também concordo! Artigo muito fraco, já foi melhor o blog, muito melhor!

  83. Lukera disse:

    Parei de ler no “Deixe o voador e o crossover para os gordinhos que ficam milhares de horas na esteira….”

    ¬¬

    • Leandro disse:

      Parou de ler porque é burro né ? Logo a frente está escrito entre parenteses .(Você não precisa eliminá-los, mas sim usá-los na hora certa)
      .
      Chuto que a maioria que ta reclamando, sequer leu o artigo inteiro pra formar uma opinião. Viu um troxa falando mal e foi na onda…
      .
      O artigo é realista e tem muito fundamento, o único problema foi a linguagem ácida que o autor usou, mas que na minha opinião só frango ficaria ofendidinho.

      • Jones Pelicia disse:

        Leandro…Não esquenta cara,todos nós que entendemos um pouco disso iremos absorver bem as dicas do autor,quem escreve que não recomenda,também não tem coragem para botar a cara a tapa,eu sou membro do fórum,utilizo a técnica citada nesse artigo,e quem quiser entrar lá para ver se sou um frango,fiquem à vontade.Treinamento com peso tem que gerar o máximo de incômodo,coisa que essa galerinha não aceita,eles estão sentados na zona de conforto,e não querem aceitar que seu treininho medíocre não funciona,por não ter disposição para encarar um treino de verdade.Como coloquei lá em cima,NUNCA SERÃO HÁ HÁ HÁ HÁ…VÃO JUNTAR O DINHEIRO PARA COMPRAR O COMBO DE CACHAÇA DO FINAL DE SEMANA!!!!!!!!!!!!!!

        • Felipe disse:

          Eu sou o primeiro cara q postou ali e não concordou, foi meu unico comentario aqui.. Me passaram esse artigo de novo, e eu jah li ele INTEIRO, e pra mim eh tudo LIXO!!

          Se qlqr um de vcs treinar peito mais forte q eu, eu paro de treinar pra sempre!! bando de frango lixo..

  84. Anderson disse:

    Tem cara que acha que vai ter mais resultados fazendo voador do que supino, simplesmente lamentável!!Obs.: Excelente artigo.

  85. Pablo Anjos disse:

    Quando o assunto é treino para peitoral os frangos soltam o verbo…cocococó…kkkkkkkkkkkkkk

    • Arnold disse:

      Esse e bíceps. Não se discute com alguém que treina Peito e Bíceps de segunda a sexta. Deve ser especialista.

  86. Alekiss disse:

    Caros amigos, primeiramente quero parabenizar este site pelas dicas muito elucidativas, é o melhor de toda a rede! Quanto ao artigo penso que o mesmo é muito taxativo quando afirma: ” crossover: se é que isso esta no seu treino” e “voador: eu particularmente não faria”. O autor não faria mas Arnold fez, não é verdade? Eu recomendo alguns artigos que irão ajudar bastante, principalmente a galera nova na musculação, aqui mesmo neste site:”como aumentar o peito parte I, II e III” e outro igualmente bom:”como ganhar massa na parte média e superior do peitoral” deem uma olhada!

  87. thiago macedo disse:

    Esse artigo e pobre,infundado e desprovido de bases cientificas,nem tudo que vem dos eua e bom, ao inves de estarmos traduzindo artigos de tao baixo nivel podiamos estar colocando artigos de qualidade ate de brasileiros que hj sao destaque no mundo, como paulo gentille, dilmar pinto, luciano delia dentre outros. Os exercicios colocados como exercicios para gordinhos, sao utilizados na serie de todos os grandes campeoes do mundo, ate mesmo o grande arnold os utilizava. Quem quer saber mais e so ler os trabalhos de eletromiografia demonstrando a importancia desses exercicios. Ronnie coleman nao utilzou supino reto por muito tempo por acha-lo pouco efetivo preferindo o inclinado, entao, assim sendo, temos que nos embasar mais cientificamente, pois se formos nos expressar em termos de opnioes pessoais, ninguem chegara em acordo nenhum pois justa mente por ser “pessoal” cada um vai ter a sua

  88. Michael disse:

    Quem disse que voador tem que ser usado no final do treino? Só porque é isolado, tem que ser sempre no final? Existe alguma regra na musculação? E se o cara quiser usar pré-exaustão? Alguém já viu o treino de perna do Ronnie Coleman? O cara usa um exercício isolado antes de cair pro agachamento. Assim não sobrecarrega o joelho, nem a lombar. A mesma coisa pode ser feita em um treino de peitoral. Você começa com um isolado, depois cai no supino, já que seu peito vai estar mais ‘desgastado’ que o ombro ou tríceps por exemplo.

  89. Pedro disse:

    As Dicas são boas mais faltou colocar o Pullover.

  90. igor' disse:

    crosover é o bixo

  91. Erik disse:

    Na realidade, os movimentos que mais exigem do músculo peitoral maior e peitoral menor, são os que envolvem a flexão horizontal do ombro (Cinesiologia Básica).
    Basicamente, flexão horizontal é Abra os braços lateralmente até ficarem retos na altura dos ombros, e agora movimente eles para frente. Neste movimento tu ta trabalhando peitoral maior, menor e uma parte frontal (anterior) do deltoide. Não existe um exercício que trabalhe igualmente os dois músculos do peitoral.
    Abraços

  92. Douglas disse:

    Queria saber se tem alguma vantagem fazer supino inclinado no Smith ?

  93. Allan disse:

    Olha eu treino peito 2 vez na semana mais eu mudo cada dia da semana dando 2 dias de descanso , o meu treino é básico sempre 3 series de 8 repetições
    no 1° dia do peitoral os exercícios são
    Supino reto , Flayer , Peck deck , Pulolver.

    no 2° dia do peitoral os exercícios são
    Supino reto , supino inclinado , supino declinado com alteres , peck deck

    vc axa esse treino muito pesado ou esta bom para definição ?

  94. André C. disse:

    45 de braço e 95 de peito,foi com os 3 exercícios citados no relatório(supino) que conquistei esse peitoral enorme…VOADOR é realmente para os gordinhos como o ADRIANO que não sabe de nada sobre musculação!!!!! :p

  95. Bruno Roveri disse:

    Esse artigo é um lixo!!! em relação as babacas que dizem que começar por voador e toda uma sequencia idiota pra terminar com supino não passam de frangos!!! Eu treino A mais de 6 anos, Sempre consegui ter o meu peito bem desenvolvido e sempre faço somente treino de peito e nada mais. Treino no limite!!

    Não basta você modificar os exercícios e treinarem igual frango!! O segredo é treinar no limite SEMPRE!!

  96. Coutinho disse:

    O problema desses frango é que eles esperam uma formula mirabolante que vai reinventar a roda… É só observar os grandes BB’s se eles não seguem esse padrão, mas os frangos estúpidos esquecem de levar em conta a individualidade, isso não é receita de bolo.. não é pq o artigo tá aí q serve para todos é apenas uma fonte para ajudar nos ganhos, agora se vc não sabe treinar nem se alimentar a culpa é de um artigo q diz o q é melhor, não obrigatório.. tão precisando aprender a absorver a informação e adapta-la a sua realidade(mediocre)

  97. Douglas disse:

    Ganhar peitoral todo mundo quer, mas vai muito da genética de cada um. Tem gente que treina peito com esse treino passado no site e tem resultados, outros treinam iguais um loucos, o mesmo treino, metendo um monte de pesos, mas estão sempre lá, na mesma, com o peitoral reto.

    Um amigo meu, por exemplo, treina peito de forma bruta mesmo. Supino reto, inclinado, ambos com bastante peso, faz as séries urrando e tal, mas o peitotal do cara não cresce nem a pau. Tá sempre a mesma tábua reta. O cara tem força, mas não desenvolve os musculos do peito. Já vi vários com o mesmo problema. A mesma coisa acontece com quem não tem genética para panturrilha.

    Por isso que eu acho que obter resultados nos treinos de peito depende muito da pessoa mesmo. Se não tiver genética para peito, vai ficar levantando 50, 60 de cada lado do supino e o peitoral vai continuar reto igual uma tábua da passar roupa.

    Portanto, se nenhum treino faz o seu peitoral crescer, culpe voce mesmo e não o treino.

  98. Lestat disse:

    Então o treino do cara só tem supinos…Mestre Arnold fazia crucicixo e crossover, e tinha peitorais monstruosos, só ai já mata esse artigo.

    • Rafael disse:

      eii cara na humildade oo “mestre arnoud” era bem treinado com os melhores suplemento e acompanhamento nehh e claro ele pega muito pesadooo e leva a serio a musculasao

  99. musculin disse:

    to la fazenu vuado q nen um troxa affffffffff…mas agora so faço crusifixo e articulado com halteresssss

  100. alexandre disse:

    Cara eu tenho assimetria no peito, ql tipo de treino vc me recomenda? Abraços.

  101. Douglas disse:

    cara seu artigo é o melhor o resto do povo ta com inveja!

    quero levantar meu peito qual seria o melhor treino?

    eu faço declinado reto pec deck e pullover.

    esta certo?

  102. Anderson disse:

    Li vários comentários dignos de pena. Sábias palavras do autor. Quem não gostou, provavelmente não entendeu…

  103. stefano disse:

    Cara, malhei 1 ano e meio com a mesma rotina: Supino reto, supino inclinado, supino declinado e cruxifixo reto. Depois de um tempo, houve estagnação. Faço drop set com crucifixo inclinado e deu um ótimo resultado. Sinto muito as fibras se quebrando. Acho que cada um deve fazer o SEU treino, já que estamos falando de pessoas, metabolismos, genéticas diferentes. Gosto de muito de malhar CONCENTRADO. Melhor fazer 40 kg de supino MUITO CONCENTRADO, do que 100 kg empurrando com a coluna e sem amplitude. Sinto mais.

  104. stefano disse:

    Nao sei se estou errado, mas não parto do principio de pegar muita carga fazendo o exercicio incorretamente. Prefiro pegar um carga moderado e fazer o exercicio sempre concentrado. Agora, por que os fisicultirustas nunca malham concentrado??? Nunca vi os caras malhando concentrado….

  105. rafa disse:

    comigo um do exercicios mais efetvos é o voador,no meu caso em prticular tarbalha bem meu peitoral, na academia tem muitos com essa conversa de ki voador nao adianta mas eles nao pgam o que eu pego que batendo top consigo pegar uns 80 kg no aparelho.

  106. rafa disse:

    tem gent que consegue resultado com aparelhos diferentes e ponto.
    eu consigo com voador o outro consegu com o inclinado, outro é o canadense,o corpo de chico nao er o de francisco.
    exercicios que mais me desenvolvem:voador, reto com barra, reto com halters,crusifixo, inclinado e reto

  107. MARCIO disse:

    Cada um tem que buscar o treino que é mais em conta.Eu tinha um parceiro de treino que tinha mais dificuldade do que eu pra ganhar massa mesmo ele tomando suplementos.

  108. Wemerson disse:

    Esse artigo está correto, por mais que todo mundo fale, que uma máquina é melhor que outra,estão errados, os exercícios livres, são de maior intensiade pra todo tipo de pessoa,ou seja são os melhores exercícios para se fazer.

  109. luan nogueira disse:

    ta de parabens o blog gostei bastante.

  110. anderson disse:

    gostei da matéria

  111. luis turra disse:

    o crossover pega parte inferior?

  112. Daniel disse:

    Só acho que o artigo esta errado em relação ao cross over e voador.. Se fosse tão ruim, ogros como o Frank Mcgrath não o fariam, acho eu.

  113. Victor disse:

    Quem chama os outros de “frango” parece que nunca foi um né… mesmo antes da academia já era o fortão. Que besteira.

  114. leonardo maromba disse:

    tem gente que se axa pegando 120 supino….qero ve vim no cru comigo e pega 180 …………….

  115. eu levanto 100 kq só no supino tenho 6 anos de cademia

  116. Cristiano disse:

    Algumas coisas são boas outras não

  117. hulk disse:

    voador da estria msm de tanto eu fazer me deu uma no suvaco esquerdo kkkkk mas prefiro os exercicios basicos faço voador no final so pra terminar de fatigar o peitoral

  118. meu peitoral e inorme mas vou bota pra crescer mas ainda… enquanto nao dese uma lagrima dos meus
    olhos eu nao paro de carega peso o segredo e esse …

      • alexandre disse:

        alexandre. para poder ser um saradão musculoso .como todos sonham .principalmente os franguinhos . .muito sinpres não ter preguiça . não ter disanimo ser um homem de fibra .decidido . ser macho e se alimentar com muito cabo idratos e vitaminhaS PRINCIPALMENTE TOMAR 5 ML DE CRIATINA DEPOIS DOS TRINOS.aguentar o tranco . . e usar esses exercicios como se fosse uma obrigação diaria . logico com descanso e diciplina .. resumindo .é levantar peso puchar ferro .cradualmente de acordo com sua capacidade .. levantar ferrro , levantar ferro [ supina cada vez mais pesada . ai simm . eu garanto . assino embaixo.eu a muitos anos só levanto supina e faço crusifixo. tenho um peitoral de fazer inveja . saio nos lugares todos ficam me admirando E MUITOS ME CRITICAM . ME CHAMAM DE BOMBADO ..não tomo nabolisantes . é pero fisico. MINHA IDADE 66 ANOS . ALEX.

    • huahuah…gasta mais um tempinho na escola e menos na academia

    • huahuah…gasta mais um tempinho na escola e menos na academia

    • Traduzindo:Meu peitoral é enorme,mas vou faze-lo crescer ainda mais.Enquanto não desce uma lágrima de meus olhos,eu não paro de levantar o peso,esse é o segredo!

    • Em vez de treinar o corpo, Vai treinar essa mente vazia sua. Quem sabe em uma biblioteca :D

    • Hector Fernandes disse:

      kkkkkkkkkkk

  119. perfeita a explicação

  120. perfeita a explicação

  121. Faço musculação ha muito tempo! faço treinos diferenciados a-b-c, mas geralmente treino mais:supino reto, inclinado, declinado e paralela com pesos nas pernas para dificultar o exercicio.

  122. velho eu coloco 120 no supino e naum tou vendo resultado, ta foda, meu peito ta crescendo para as laterais

  123. Sou Culturista e faço crucifixos com vários angulos, dependendo da parte do peito que mais quiser trabalhar.
    O meu idolo Culturista, o lee Priest, tmabém faz crucifixos.
    E voadores?
    Eu utilizo muito essencialmente em fase de definição muscular, pois são muito uteis para ganhar estriações no peito.

  124. Sou Culturista e faço crucifixos com vários angulos, dependendo da parte do peito que mais quiser trabalhar.
    O meu idolo Culturista, o lee Priest, tmabém faz crucifixos.
    E voadores?
    Eu utilizo muito essencialmente em fase de definição muscular, pois são muito uteis para ganhar estriações no peito.

  125. Alex Morais disse:

    Odeio essa postura de: SÓ EXERCICIO LIVRE DA RESULTADOS, OU SEMPRE DÁ MAIS RESULTADOS. Exercícios como voador e crossover tem sim o seu lugar no treino. Não acredita? Então discute com o sardinha: http://www.youtube.com/watch?v=RHW2ypPY1AY

  126. Eu não sei como são feito esses posts, se são relatos do autor do blog, CTRL+C e CTRL+V, ou de outras pessoas, pois em alguns posts são apresentadas várias incoerências: Neste post fala que o voador é pouco efetivo (sendo que o título do posto é "dicas para fazer UM TREINO MAIS EFETIVO para peitoral"), mas tem outros posts falando que o voador é muito importante e ainda botaram o vídeo do Sardinha falando sobre o Peck Deck.

    Como uma pessoa que está andando pelo site e vê uns posts desses, contraditórios, como fica?? Qual informação ele vai julgar correta?

  127. Lucas Juliano Santos disse:

    Vo começar a usar

  128. Jairo fabrico Batista nascimento disse:

    Galera tanto os exercícios livres ou os em maquinas tem sua importância . Tudo depende da sua periodização de treinamento . Quem utiliza o voador não e frango não . A utilização desse equipamento depende muito da sua fase de treinamento . Respeito todos os comentários pq acredito que a maioria são praticantes de musculação e não profissionais da ária de ed física . Mas uma coisa a falar sobre esse artigo em parte ele ta correto mas tem muita coisa q já mudou . Por exemplo tanto o supino reto inclinado declinado trabalho o mesmo grupo na mesma forma e não como estar exposto. Isso já mudou na metodologia do treinamento sobre o peitoral . Para q vc trabalhe o peitoral superior vc tem que utilizar o Cross over em pé sem inclinação frontal . Na posição vertical e para q vc possa trabalhar a parte inferior do peitoral vc deverar executar no cross over mas de baixo para cima na posição vertical como se fosse fazer uma elevação frontal para o deltóides mas os dois juntos com uma inclinação frontal leve . Isso parece ridículos mas e o estudo mais atual do peitoral fora isso não trabalhar peitoral maior e nem peitoral menor trabalhar o grupo todo de uma forma conjunta sem especificidade . Mas o restante q ta no artigo estar correto supino e o melhor mesmo não tenham duvida na hipertrofia . Na definição vamos para os crucifixo. E as maquinas supino vertical peck deck voadores etals etc . Aew galera procurem um profissional da aria e bom treino . Valeu galera . Jairo Fabrício licenciado e bacharel em educação física .

  129. Dan Barbosa disse:

    PEITO
    Supino Reto – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Supino Inclinado – 5 séries de 6 a 10 repetições
    Crucifixo Reto – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Pull-over – 5 séries de 6 a 10 repetições
    Cross Over – 4 séries de 6 a 10 repetições

    INÍCIO 01-07-2013 JULHO

    Supino Reto – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Supino Inclinado – 5 séries de 6 a 10 repetições
    Crucifixo Inclinado – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Cross Over – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Pull-over – 5 séries de 6 a 10 repetições

    INÍCIO 01-09-2013 OUTUBRO

    Supino Reto – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Supino Declinado – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Supino inclinado articulado – 5 séries de 8 a 10 repetições
    Crucifixo Inclinado – 4 séries de 6 a 10 repetições
    Voador – 4 séries de 6 a 10 repetições

  130. e a escola?kkkkkkkkkkkkkkk

  131. jao mora disse:

    gaaleeraa na moral… respeito os comentis… mais vi uma enorme diferenca intercalando supinos cm alteres .. e fadigando mt o musculo.. poh tenta lah meew.

  132. Edson disse:

    qua supino devo começar a malhar reto,inclinado ou declinado ?

  133. Romix-pitchoman disse:

    Realmente!!! Na minha óptica o segredo para tirarmos maior proveito e ganho de massa muscular em qualquer exercício, está na massificação das séries e no número de repetições. Depois disso, so mesmo um bom (SUPLEMENTO). Whey, Mass Tech, e outros afins. Curto este site, me tem servido d personal trainer. Continuem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>