Home / Treino / 4 dicas para aumentar a força na barra-fixa (e conseguir mais repetições)

4 dicas para aumentar a força na barra-fixa (e conseguir mais repetições)

Clique aqui

Se você faz poucas ou nenhuma repetição na barra fixa, ao ponto de ficar desanimado e até excluir este grande exercício do seu treino, saiba que isto é relativamente normal e você não está sozinho.

A barra-fixa é um dos melhores testes de força que existem. Você estará erguendo 100% do seu peso contra a gravidade e quanto mais pesado você for, mais forte você terá de ser para conseguir completar as repetições.

E toda essa dificuldade não é em vão, a barra-fixa, além de desafiador, é um dos principais construtores de massa muscular das costas. Na verdade, ficar bom neste exercício é maneira mais rápida de ter costas largas.

Aumentar a força na barra fixa pode também não ser uma questão unicamente estética. Atualmente, muitos concursos públicos como os da Policia Federal, pedem um número mínimo de barras.

Independente de qual seja o seu motivo para melhorar a barra-fixa, este texto mostrará tudo o que você pode fazer para aumentar o número de repetições para conseguir construir mais massa muscular ou passar de olhos fechados em qualquer teste físico.

Clique aqui

1 – Faça barra-fixa (sério)

Isso é óbvio, mas o principal motivo para a maioria das pessoas serem tão ruins na barra-fixa é simplesmente porque elas não fazem o exercício de maneira suficiente.

Uns fogem por conta da dificuldade e desconforto que o exercício gera, outros por não conseguir uma repetição sequer.

Isto faz com que as pessoas criem racionalizações (suposições baseadas em falsa lógica) para que o exercício sempre fique para outra hora, seja substituído por outros ou até mesmo seja excluído da rotina.

Não é possível aumentar a força na barra fixa e conseguir mais repetições sem que a barra-fixa esteja sendo feita toda semana e com certa frequência.

Lembrando que puxada no pulley não é a mesma coisa que barra-fixa, mesmo que você use uma carga superior ao seu peso corporal, lembre-se que o exercício é feito em uma máquina com polias (isto diminui o peso).

Clique aqui

Em suma, uma máquina nunca vai trazer os mesmos benefícios que um exercício composto livre.

aumentar-a-forca-na-barra-fixa

Faça a barra-fixa mesmo que você consiga fazer apenas meia ou uma repetição, repita o processo pelo número de séries desejado. Sem desculpas, sem deixar para outra hora e sem tentar substituir por outros exercícios.

No próximo treino é garantido que você já estará um pouco melhor. Lembre-se que qualquer progresso é… progresso. Com o tempo isto se acumulará e quando você menos esperar vai estar fazendo várias repetições.

2 – Priorize a barra-fixa no treino

Se a barra-fixa não o primeiro exercício que você faz no dia de costas, é óbvio que a sua performance será péssima.

Depois que você já estiver acostumado com barra-fixa e fazendo várias repetições, é possível alterar as variáveis do treino e deixá-la para depois, até mesmo com intuito de aumentar a fadiga.

Mas como você está lendo este texto, é bem provável que você ainda não chegou lá. Neste caso, a barra-fixa sempre deverá ser o primeiro exercício do treino. Sempre.

No começo do treino você ainda tem as reservas de glicogênio carregadas e ainda não está com os músculos das costas e auxiliares fatigados. Este é o melhor momento para fazer barra-fixa, pois você poderá extrair os maiores ganhos quando estiver descansado.

3 – Faça barra-fixa pelo menos duas vezes na semana

Frequência é um fator importante quando o assunto é aumentar a força na barra-fixa.

Veja bem.

Se você tem problemas com a barra-fixa e faz ela apenas uma vez na semana, é bem provável que você não conseguiu sobrecarregar os músculos trabalhados no movimento de maneira suficiente para que seja necessário uma semana inteira de descanso.

Isto vai fazer que você DESTREINE até o próximo treino e voltará a estaca zero. Por outro lado, treinando barra-fixa no mínimo duas vezes por semana, digamos terça e sexta, você dará tempo para o músculo se recuperar e já ser treinado novamente, dobrando os estímulos.

Treinar duas vezes é a frequência ideal para a maioria das pessoas que visam ganhos de massa muscular e força, permitindo descanso para as costas e outros músculos envolvidos.

Se você está treinando barra-fixa para concurso e a sua única preocupação na vida é respirar e fazer barra-fixa, é possível aumentar a frequência para três dias, dando um dia de descanso entre cada dia.

4 – Elimine gordura extra

Quanto mais gordura extra, mais peso você carrega no corpo e mais difícil será fazer barra-fixa. Quanto menos gordura, mais fácil ficará o exercício, mais repetições serão feitas e mais progresso como um todo.

Se peso corporal for um problema para você, então perder gordura deverá ser o objetivo principal.

Perder peso não é apenas uma questão de melhorar a barra-fixa. Carregar gordura extra trás inúmeros malefícios para quem treina, como insensibilidade à insulina, mais estrogênio, menos testosterona, etc…

Em suma, ter peso extrai vai te atrapalhar de várias maneiras que direta e indiretamente vão sabotar sua barra-fixa. Neste caso, é melhor deixar tudo em segundo plano e tentar queimar gordura primeiro (a sua saúde também agradece).

Mas não esqueça da dieta

Treino é apenas uma peça do quebra-cabeças. A dieta é igualmente importante para que você consiga aumentar a força na barra-fixa.

Na verdade, sem a nutrição correta, nada que você faça poderá ajudar neste objetivo. Tenha certeza de estar se alimentando corretamente para ganhar massa muscular e evitando maus hábitos como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ingestão de açúcar, gorduras trans (inflamatórias), etc…

Palavras finais

Independente de quão ruim e fraco você seja na barra-fixa, todos podem evoluir e conseguir várias repetições neste exercício ao ponto de precisar de carga extra.

Barra-fixa é difícil, mas não é um movimento de outro mundo. Assim como você pode evoluir em outros movimentos, a barra não é uma exceção. Se você insistir, ficará melhor e não é difícil conseguir fazer séries com várias repetições sem maiores problemas.

Lembre-se sempre de tentar melhorar semana a semana para dar motivo para o corpo se adaptar e ficar melhor. Sempre tente ir um pouco mais longe. Claro, obedecendo o bom senso e fazendo o exercício corretamente.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

167 comentários

  1. Policia Federal exige no mínimo 3 repetições galera !!

    • isso ai paulão…vamos passar nessa bagaça…pq eu vou fazer eh 15 repetiçoes e ganhar os 6 pontos…ahsuhsauhsauhas…sorte ai mano!

    • faço 30 ja passo na hora?

      • Sim, é só fazer 30 barras fixas que vc automaticamente se torna um Policial Federal. ahuahuahauha

          • ahuauhAAuhahuhuauhahuaaHU !!! – oi , faço 30 barras . – ah eh mesmo ??! entao pode entra ai to sua arma , ja passou !!

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada um que me aparece rsrsrs

        • Num determinado concurso, teve uma mané que foi fazer um número de flexões além do necessário e depois dele vinha as barras fixas. Resultado, não conseguiu fazer o mínimo e foi desclassificado. Façam só o necessário ao invés de querer aparecer.

        • Melhor comentario kkkkk

      • Tem que passa na prova primeiro, Policia federal meu sonho.

      • VC FAZ 30 BARRAS! PARABÉNS…PORÉM O PRINCIPAL EXÉRCICIO PARA SER UM POLICIAL FEDERAL OU QUALQUER OUTRA PROFISSÃO, VC DEVE COMEÇAR A PRATICAR AINDA HOJE MESMO: – É A HUMILDADE, COMPANHEIRISMO, ESPIRITO DE CORPO, RESPEITO E RESPONSABILIDADE. NÃO ESTOU LHE OFENDENDO, APENAS TE DANDO UM TOQUE OK? – PRATIQUE ISSO E VC SERÁ UM ÓTIMO POLICIAL.

        PCSD – MESTRE EM ED FISICA E FISICULTURISMO E DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL.
        BRASIL! ACIMA DE TUDO! ABAIXO DE DEUS!

        • verdade amigo, só nós mesmos sabemos o passamos, pessoas que não fazem parte da família policial pensa que somos as piores pessoas do mundo, não sei pq isso, já passou da hora de mudar esse pensamento. Preparo físio é muito bom, mas são centenas de outras qualidades que temos que ter para nos tornar um bom policial.
          PMERJ – BPCHOQUE.

          • E que relação tem o cara dizer que consegue fazer 30 barras com a questão de ser humilde? Esse negócio de voce tem que ser humilde, não pode mostrar suas qualidades e suas vitórias e etc e coisa de gente frustrada que não consegue chegar ao topo. Humildade é você falar com qualquer que seja, tratando a pessoa com respeito.

        • Concordo.

        • ow mano…fala em ser humilde, mas coloca “Acima de Tudo”???

          • Caso você não saiba ler ou interpretar uma frase, ele disse BRASIL! ACIMA DE TUDO. Ou seja, quis dizer que o Brasil está acima de tudo para ele, já que serve a sua pátria.

        • Gabriel Bandeira

          Excelente comentário, humildade acima de tudo.

          “Brasil acima de tudo! Abaixo de Deus!”

        • Michelle moura

          Certeza. Tais profissoes exigem mais do carater dp que do físico. Semideuses psicopatas existem aos montes nas mais diversas áreas.quero ver o homem/mulher de verdade preparado para socorrer um acidentado ou dar noticia de óbito ou ver um parceiro em óbito.

      • Depende, antes é preciso passar na prova, objetiva e escrita.

      • 30??? Aí nem precisa fazer prova teórica… Chuck Norris! UAHaiuHAuIH

      • DEVE PESAR 50 QUILOS KKKKK

    • 30 com a pegada aberta ou fechada ?

    • 3 repetições até um sedentário faz….

      • Exato, lol.
        Eu achei que tava ruim, fazendo 3 séries com 6 repetições cada. Sim, ainda estou ruim e meu objetivo é melhorar, porém faço devagar visando o máximo a maneira correta de puxar, e tem que fazer força pra caramba.

      • sedentário mesmo, que nunca fez exercício faz não fio … barra é difícil e não é só chegar e subir.

      • Luciano Silva Jorge

        Faz é o caramba! Rsrsrsrs! Tô me estrepando pra fazer duas e nem sou tão sedentário, só meio gordo e jogo bola todo dia!

      • Não é tão fácil assim! Eu não fazia quando era sedentário

    • To indo pra um curso de cabo precisso fazer 13, to nas 11 ainda, em 2010 eu fazia 2, barra e só com esforço mesmo.

    • Eu aprendi que o segredo da barra fixa é não desistir mesmo que no começo você não consiga completar a série. Depois você acostuma.

    • Eu faço7. hehe pense como é muito kk

    • Skárlath Fausto

      ele pede 3? :0 acho ´pouco.. rsrs

    • Pessoal fui aprovado no concurso público da PM MS. Enquanto estudava vinha trinando também. Porém, não consigo uma boa performance na barra fixa. Existe algo que possa ser feito. Suplementação LEGAL, alimentação, musculação???/

    • Eu to treinando pro teste físico da policia militar, também são 3 barras, 35 abdominais remador e uma corrida de 2.300 em 12 min, minha unica preocupação era a barra, pois há 3 meses eu não fazia nem meia barra, comecei uma dieta pra perder peso junto com o treino de barra, hoje to fazendo 5 barras e perdi quase 15 quilos, de 94 baixei pra 80. Realmente a parte mais difícil é o ego, eu imaginava que o pessoal da academia me olhavam e pensavam ‘olha o gordo querendo fazer barra’ e pra completar o treinador ainda tentava me levantar pela cintura pra ajudar, mas ele dizia pra não desistir e que era questão de treino.
      Eu faço barra todo dia, quantas eu conseguir, e decidi que eu quero fazer como Frank Medrano nos treinos dele.

    • Isso mesmo, bora passar e nós tornarmos um Federal…. Sorte para nós!

    • Bom dia pessoal !

      ´Fui reprovado no concurso da polícia militar recentemente por não conseguir fz pelomenos 03 repetições na barra . A conselho que treinem muito ,vemos muitos comentários do pessoal dizendo que faz x mas na hota H nada. Vivenciei isso na prática , Quando fui convocado pra fazer o taff tive apenas 25 dias para preparar o corpo tanto para fazer o exercicio da barra fixa como os demais. Na data da convocação eu estava pesando 117 km , tive que lutar contra o peso não só por causa da barra fixa más também por causa do IMC que também reprova no exame médico. A pesar de todo esforço não consegui executar o exercicio na barra fixa cheguei ainda a perder 20 kg dentro de 25 dias muito treinamento perdi peso e também perdi força muscular. Sabemos que qd perdemos peso também perdemos massa muscular e força principalmente qd é tudo muito rápido.
      Já estou a 8 meses na academia e ainda não consigo as 03 repetições, quando procurei o personal traiiner para me orientar ele foi sincero embora eu não tenha dado credito pois acreditava que iria conseguir apesar de tudo. O mesmo me disse que no minimo de 10 a 12 meses para alguém conseguir fz 03 repetições corretas na barra fixa. O conselho que dou é que treinem não deixem pra ultima hora ser reprovado numa fase dessas é muito triste. Muitas horas de estudos e dedicação podem ser jogadas fora em minutos foi o que aconteceu comigo. Não foi só eu que fui reprovado nesse exercicio no dia muitos diziam que iriam fz X ,qd na verdade mal conseguiram fz uma ou mesmo nenhuma. DP prometi amim mesmo que mais nunca iria perder em nenhum taff, estou treinando perdi na policia militar mais creio em nome de Jesus Cristo que ainda vou conseguir uma vaga na policia civil ou federal pois militar perdir a oportunidade não posso mais pois agora a idade não permite já estou com 31 anos ….
      Boa sorte pessoal…..

    • Faço 30 barras e 150 flexões, então quer dizer que já posso ser um policial federal? kk

  2. Dessas dicas, a unica aproveitável é a 4ª… e mesmo assim, é obvio. Esse site já foi melhor.

    • concordo em gênero, número e grau!

    • Já tá pegando pesado Stronga, não consegue fazer mais de 5 repetições que eu to ligado.

    • ficou putinho com a dica 1 é Stronga ? eauheuhauhe Aposto que veio ao artigo achando que ia encontrar uma fórmula magica.

    • Ta certo que este artigo não foi dos mais completos e detalhados do blog, mas se você me mostrar um blog que seja composto apenas por posts brilhantes e completos, por favor, nos mostre, pq será um achado único
      .
      Esse costume brasileiro de que tudo tem que ser de graça e ainda perfeito é um baita tiro no pé.

    • esperava mais também.

      • Falo tudo Wagner! E outra Não se aprende tudo de uma vez só, o cara acha que sai tudo em um post, mas aposto que não procuro no site outros post sobre treino costa pra enfatizar oque foi dito neste!

    • faz um melhor entao… babaca

      • kkk , babacao . Todas as dicas são importantes , revise denovo ,
        se vc não deixar seu ego de lado e treinar aos poucos ate conseguir com facilidade , depois pegada , se nao tiver força na pegada , os musculos da sua mao vao falhar antes do das costas , gordura aumenta o peso e nao aumenta em nada a força entao mais gordura , mais peso e a mesma força , e a ultima é a mais retardada . Faça por si só , começe com uma e vá aumentando , siga as tres primeiras e nem precisará da ultima . Vc só disse isso pq é o caminho mais facil.

    • é vdd, a unica dica aproveitável é a 4ª.
      ultimamente so falam: “vc deve se esforçar, nao ter vergonha, etc etc bla bla bla”
      é pra dar dicas do treino, físico, nao psicologico e emocional ^^

      • Esses caras que não entendem nada e ficam falando abobrinha… Qualquer pessoa mais inteligente sabe que para ter um ganho corporal o psicologico eh essencial

  3. ja vi gente com 10 anos de academia e não conseguia fazer 10 repetições de barra fixa pelo menos 10 corretas com pegada aberta a não ser ratos que fazem com pegada fechada e decem até a metade do caminho e se acham fortes

  4. para mim o treino com ajuda só atrapalha pois o corpo se acostuma mal e não desenvolve força direito pois se acostuma com a ajuda quando vc começa a treinar sem ajuda que vc ve que não desenvolveu muita força para treinar sozinho e muitos desanimam se não tiver ninguem para ajudar ele levantar aquela carga exagerada que ele acha que tem força para levantar mas sozinho mal levanta a metade

    • Comecei treinando assim, com ajuda. Fazia 7 repetições. Hoje faço 4×10, intervalo de 1′, com carga nos pés (+2kg p/cada pé) e sem ajuda. Como é que não funciona???

    • Dexter Jackson

      nossa

      • Faço 8 series de 10 com intervalos de 1 minuto + 5 kilos no o treino de parkour

        • Depois de fazer 8 séries de 10 repetições,tu vai embora pra casa né????Pois se estiver fazendo mais alguma coisa…com certeza não vai ter um treino consistente…a não ser que tu pese 30k.Quero ver fazer 10 repetições em 8 séries, com mais de três digitos na balança HAHAHAHAHAHA!!!!!!!

          • CARALHO, mais de três dígitos significa mais de 999kg, BURRO! O cara ter 90 kg é pouco?

        • Lucas, vc é de onde cara? eu so aqui de SP e treinava c/ a galera da Tracer, só que por problemas no ombro, eu to meio afastado do parkour, mas fiquei mó na neura e comecei a fazer mais barras e comprei peso e tal, agora eu to fazendo 4 series de 10 c/ 14kg e achando q tava ficando bom huahauha 8 series é insano mano! agora vou parar d aumentar o peso e chegar em vc huauhauh, quem sabe daqui um tempo eu n faço 8 auhahua…. ps.: barra ajuda 100% no planche? ou vc treina alguma coisa diferente? Eu tava querendo começar a planchar, mas ta foda… tentei fazer a negativa, mas nem aguento =P

  5. treinar bastante flexão, ajuda bastante pra ganhar pegada antes de você ir pra barra fixa!

  6. treinar bastante flexão, ajuda bastante pra ganhar pegada antes de você ir pra barra fixa e claro como to texto em cima nos retrata perde peso e claro!

  7. Depois de anos parado, há 01 mês retornei às atividades na academia. A barra fixa para muitos realmente é um monstro! eu já gosto demais. Há dias vinha tentando e somente ontem consegui fazer 10 séries de 05 repetições, tanto pela frente como por trás, não chegava na 6ª nem a pau. rsrsrsrsr

    Abraços à todos.

  8. Chaves
    esqueci de colocar força nos punho!!! rsrs

  9. Eu aprendi a fazer barra na marra, quando servi o Exército em 2010

    lá vc tem que fazer cada repetiçao no padrao correto, ou seja, pegada pronada (palmas da mão viradas para frente), e esticando completamente o corpo na descida, ficando completamente pendurado, e subir até a altura que o queixo passar a barra, e sem pegar impulso nenhum na partida, e nem ajudar se balançando.

    Eu fazia 12 repeticoes, hoje mesmo treinando mais forte na academia, e com um shape melhor, nao consigo mais fazer nem perto de 12 rep. pois parei de treinar esse exeercício…

  10. NA POLICIA DO EXERCITO – PE – Tinhamos que fazer pelo menos 7 pra sair no REGULAR…..

  11. Eu não fazia mais do que 5, comecei a treinar mais pesado, agora faço series de 15 com peso, e livre chego a mais de 25. Outra dica interessante é fazer sempre pelo menos 10 repetiçoes, mesmo q voce nao consiga efetuar as 10, faça qnts vc consegue mas nao solte da barra, va subindo pouco mesmo, ate chegar a dez.

  12. Eu tenho 10 anos de academia e não faço 10… nem que a porra… no meu caso tenho certeza que preciso baixar meu peso. De resto é por Barra fixa no treino e me esforçar!
    Bom artigo!

  13. Eu faço 6 repetições como o braço flexionado em 90% com um acréscimo 26Kg a mais, mãos supinadas e pegada um pouco mais larga que o ombro.

  14. Galera n consigo fazer ainda perfeitamente por isso venho almentando cada vez mais o peso no puley pela frente p depois mudar p a fixa..
    Vcs acham que o puley por frente é tao bom como a fixa msm?

  15. Uma dica que dizem ser do mestre Arnold era de estabelecer uma meta de quantas repetições fazer por treino, por exemplo para iniciantes, fazer 10 repetições, nem que sejam de uma em uma, e depois ir aumentando em 20, 30 e depois com pesos.

  16. no momento só consigo fazer 5 repetições na fixa…então estou fazendo o seguinte: 5 na fixa + 10 na máquina…a mesma pegada, só que com menos peso…acaba sendo um drop set né? acham que isso é bom ou ruim? só pretendo fazer isso até conseguir fazer 3×10 repetições na fixa

  17. Cleider Lucas

    vixe! 3 anos de academia e nunca fiz uma vez.
    Vergonha em dizer isto mas hj tentarei.

  18. Tem que ter força de vontande.Começei na academia e so ficava pendurado,ai o instrutor falou pra meu amigo ficar me ajudando,e a gente ficou fazendo isso um tempo,um ajudava o outro.Agora a gente faz competiçao de quem faz mais,em dias bons chega a dar umas 30 repetiçoes,isso que a gente nao tem 1 ano de academia

  19. poderiam fazer um artigo semelhante porém um pouco mais avançado, tipo “Técnicas para aumentar as repetições na barra fixa”… seria muito útil para os que já fazem barra

    é o que eu achei q esse artigo seria

    • TREINAR MAIS.
      Precisa mais o que??? Mamão com açúcar?

      • Fernando, muitas pessoas estaguinam após algum tempo de treino na barra fixa e ai não adianta apenas “treinar mais” (como qualquer outro exercício)… e para ultrapassar essa estagnação existem técnicas específicas… é disso q estou falando…

        quanto ao mamão com açúcar… prefiro whey com dextrose ou mel

        abraço

        • Não entendi a estagnação.
          Aumentar as repetições, fazer pegada aberta, fechada, pronada, colocar caneleiras com peso são formas de variação.
          Não precisa nada mais além disso.
          Quando você chegar nas 100 repetições com pegada aberta, você pode falar de estagnação!
          O pessoal acha que pra construir um shape violento precisa de técnicas avançadas. Mas na verdade só precisa levar esse esporte para toda a sua vida. Você nunca vai diminuir, pode ter certeza.

          • Fernando, entendo oq vc está falando.
            Fiz barra a minha vida inteira, mas a maior parte do tempo fiz pq gostava, e não por objetivos de hipertrofia, e durante todo esse período não evoluí muito…
            De um tempo pra cá tenho levado mais a sério, adicionei o sobrepeso, já passei das caneleiras para as anilhas, mais de 10kg e aumentando
            Mas posso te dizer que já li textos sobre técnicas para aumentar as repetições, e são muito interessantes… é isso q eu esperava deste artigo, com este título (mas apesar do título, o artigo se destina apenas a iniciantes) por isso fiz o comentário.
            Mesmo variando a pegada e adicionando o sobrepeso, vc vai estagnar uma hora. Eu ainda não estagnei, mas todos estagnam uma hora, com qualquer exercício q seja… e já estou procurando informações para quando isso acontecer compreende?

  20. Eu costumo fazer 3 series de até 6 repetições na fixa com dez kilos na cintura.

    Pelo visto a galera aqui que passar na federal haha, então, façam com peso a mais que na hora do teste que é com apenas seu peso, o teste será moleza.

  21. Eu faço 3×15 numa barra que tenho aqui em casa, mas com pegada supinada, mas como só tenho 58Kg acho que nem é lá grande coisa né? :’/

  22. Eu treino há três anos peso 97Kg, e só consigo fazer 7 na primeira série, daí vou fazendo séries até não conseguir mais. Um dia ainda faço 12 na primeira.

  23. 4 séries de 15 e sai suave… 90 kg

  24. Falem menos.. treinem mais.

  25. Boas dicas… Barra fixa realmente é um ótimo exercício pra deixar as costas mais “largas”… Sempre faço esse exercicio, frente com pegada aberta e caneleiras de 3kg em cada perna 3X8, as vezes faço por traz tbm mais ai tem que diminuir a carga pra caneleiras de 1kg… sem contar que é ótimo pra desenvolver biceps, antebraço….

  26. Gostei das dicas, legal pra a galera iniciante ou até pra quem ainda n tinha se interessado muito pela barra fixa.

  27. barra e bem susa mano !!

  28. OND EU TREINO TIVE KI XAMA A POLICIA TINHA MTO LADRAO LA OS KRA ROBAVAM EM TD EXERCICIO KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!

  29. fasso 3×12 barra fixa nas ultimas peidano mais fasso..

  30. E isso que eu tenho vergonha,mais acho q fasso boas repetições fasso 8 sussa ^^ vo voltar a fazer então pq nao sabia q era tao importante assim ^^

  31. O negocio é nunca deixar de fazer a barra fixa, no começo sera uma luta, mais com o passar do tempo você vai pegando força e conseguindo aumentar o numero de repetições, simples assim !

  32. Tenho 41 de braço, mais de 15 anos de treino, bf 17% 84kg, levanto 50Kg de cada lado no supino e não consigo fazer barra livre, faço naquele aparelho que tem barra livre e tem a opção de colocar peso (quanto mais peso mais fácil)

    • É sérgio infelizmente vc é iniciante ainda neste método, mas com o tempo irá melhorar:
      Veja meu vídeo treinando barra fixa sussa e aprenda:
      http://www.youtube.com/watch?v=XQSy30rqUNg

    • Beiii 10 anos de treino ,e 41 de braço? Eu tenho 1 ano de treino, tenho 41 de braço, faço supino com 50 d cada lado mais a barra de 12,pesando 80 kilos, 1,72,faço 14 repetições na barra fixa.E a execução correta, pq so sgt de infantaria e pqd.

      • AHHH n são dez anos, confundi com o comentario de cima ,sao mais de dez anos,sao mais de quinze anos. Se n treina mt pesado n, em sergio.

        • Treino pesado, já fui maior já tive 45 de braço, sou marron de jiu, mas nunca me aprofundei muito na barra fixa e realmente encontro dificuldade de executa-la, sou papa charlei tb por isso sempre treinei, não tenho motivo nenhum pra inventar algo que me ponha para baixo, barra fixa para alguns é algo complicado

    • Faz tempo que voce tem 41 de braço? Quero dizer, está em estagnação ou cresceu recentemente? Meu objetivo é chegar em 40 de braço. Tenho 32 atualmente. Treino há 1 ano e pouco, quase 1,5 ano. Levanto 40 de cada lado no supino, mas com ajuda. Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos levará.
      Obrigado.

      • Hmm.. então deve ser isso Felipe. Até assustei aqui… rs
        Cresci de 26 a 32 em 1 ano. Esperava crescer pelo menos até 37 até o fim do ano… vi o relato do Sérgio que levou 15 anos pra chegar nos 41 e achei q poderia entrar em estagnação, algo do tipo… q nem quando vc está reduzindo BF e aqueles últimos kgs são mais difíceis que tudo que foi perdido anteriormente.

        • Eu treino a 15 anos, mas nesse tempo já treinei mais leve e me dediquei ao jiu por longos anos tb, sem nunca deixar de puxar ferro, meu auge foi 45 de braço 92Kg, estou hoje com 41 de braço em evolução, estava com 38 por volta de novembro, quando voltei a treinar pesado

  33. Tenho 85kg e segundo meu nutricionista estou 6kg acima do meu peso, começei a fazer barra fixa a 2 mesês combinando com meu trino antes so conseguia fazer 3 hoje ja consigo fazer três series de 6. espero que existam caras corajosos como eu pois recebi muito apelidinho idiota e alugações na academia quando comeceia a fazer o exercicio.

  34. no momento só consigo fazer 5 repetições na fixa…então estou fazendo o seguinte: 5 na fixa + 10 na máquina…a mesma pegada, só que com menos peso…acaba sendo um drop set né? acham que isso é bom ou ruim? só pretendo fazer isso até conseguir fazer 3×10 repetições na fixa

  35. Eu faço até 8 meio que tranquilo e chego a 10,11 cagando! tenho 1,82 metros e peso 86 kilos e 39 de braço treino a 3 messes,quando comecei pesava 89 kilos e não aguentava fazer 3 repetições.

  36. Muito bom o post, acredito que a pegada na barra é um ponto muito importante para o aumento de repetições e maior perfeição nos movimentso!

  37. Hello y’all, I’ve translated this webpage from portuguese to english… It is very well written, you guys are amazing!!!
    Good luck to you all

  38. Pra qm num consegue,vc pode colocar uma escada embaixo pra fazer,depois vc pega o ritmo.

  39. antigamente eu nao conseguia fazer nem uma,mas com muita tentativa eu conseguir da seguinte maneira acada dia de treino eu fazia 2, no outro ja treino aumentava p.3 e assim acada treino eu fui aumentando hoje em dia eu faço muita repetiçoes de vido a isso eu sou campeao baiano de fisiculturista e tem e minhas costas e muito definida.

  40. galera eu faço 30 repetiçoes dividida em 3 series peso 72 e coloco + 12kg sendo 6 cada perna…muito bom mesmo esse exercicio…pois antes me quebrava para fazer 3 repetiçoes…. comecei a incluir no meu trino e já ta de boa…

  41. arnold shwazineger

    esse arnold s. Acima is fake

  42. Vocês nun fazem nada,olhem lá. .. Abandone o EGO !

  43. meu eu faço 3 series de 6 e falto morrer, mais é um otimo exercicio.

  44. Eu faço 4 de 7.
    Quase bom né? rs

  45. GOSTARIA DE SABER PORQUE FAÇO EXERCICIOS LOCALIZADO PARA GLUTEO A MAIS DE ANO E NÃO RESOLVE? O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR UM GLUTEO ELEVADO?

  46. Não adianta fazer 30, 40 ou 50 se o minimo exigido é 3 basta passar no concurso e nos testes… Se fosse so fazer barra na PF teria muitas pessoas na fila de espera…

  47. Senhroes, 3 barras é o minimo para a maioria das forças, bem como exercito, PMS, PF’s. A questao é a seguinte. A galera tem que parar de ter preconceito com a barra. O negocio é correr ativar bem a circulacao e tentar fazer, se nao conseguir puxar, fica pendurado na barra queimando o musculo, até arder, faça isso repetidas vezes pelo mesmo período de tempo e de intervalo, isso é muito efetivo, pelo menos para começar. Senhores, quando fui militar do EB vi homens que nao faziam nenhuma depois de um ano fazerem 13 – 15 barras, é treino arduo, e levem em consideracao a corrida antes das tentativas, isso ajuda demais por causa do estimulo da circulacao sanguinea e aquecimento da musculatura. Garanto que seguindo essas dicas em 3 semanas pelo menos 1 ou 2 voce ja esta passando do queixo.

  48. para quem ta comesando do zero uma uma banda elastica ajuda muito, e pratique senpre que vc comsequira….

  49. O Peso corporal e falta de Força na Musculatura do ante-Braço e Braço fazem o exercico ficar mais dificil!!

  50. Faço no máximo 7 abertas, mas amarradão xD … Seria bom também complementar com a puxada p/ baixo no pulley, que aumenta os resultados.

  51. faço 3x de 7
    com intervalos de 40 seg.
    pra esquentar, e quando saio da academia, faço mas 3x de 6 ;D

    • FALTAM DEZ DIAS PARA PROVA FÍSICA EM CONCURSO.SÓ CONSIGO FAZER UMA E MAL.TENHO QUE FAZER NO MINIMO TRÊS.ME AJUDEM.O QUE FAÇO?

  52. Ricardo Crespo

    faço 3 séries de 12, na última quase morrendo ;p

  53. Ricardo Crespo

    uma dica pra quem quer saltar o biceps, faça pegada fechada na barra fixa mas com as mãos grudadas uma na outra, no máximo 1 cm de distância .. atraca 3 séries até falhar e na última segura lá em cima ( o biceps na primeira série já vai inchar) ! boa sorte

  54. Barra é o bicho! 100+

  55. Só não confundam irrigação sangüinea e concentração de ácido láctico com ganho de massa permanente,o pump é um estímulo mais psicológico do que físico.

  56. Eu particularmente curto o pump,pudera eu crescer apenas treinando até sentir “queimar”,mas devo admitir,é uma sensação extasiante! Joga o ego lá em cima rs!

  57. ja cheguei fazer 25 barras fixas, acho um dos melhores exercicios …

  58. Gustavo Fabri

    Galera, li todos os comentários, achei bacana quem faz mais de 10 repetições isso é bom, acredito que a barra-fixa seja um dos mais difícil e completo exercício porem nem todo mundo faz, justamente pelas dicas acima, estou treinando para um concurso e tenho que fazer 10 repetições para alcançar a nota máxima, esse é meu objetivo não esta sendo fácil mais a persistência e determinação faram a diferença, nunca desista. Grande abraço a todos Deus abençoe a todos.

  59. Felipe Rodrigues do Nascimento

    O que me ajudou na barra fixa foi fazer o Treino GVT….Ja conseguia puxar umas 10 com meu proprio peso, ai fiz o GVT começando pelo graviton, usando contrapeso, terminei fazendo 6×10 com 14 kg alem do meu peso natural (80Kg)… Entao recomendo…

  60. Barras, 3 de 10 tranquilo… Treino sério e pesado a quase 4 anos, tenho 1,67, 70kg e 40cm de braço… (porque p/ medir o bíceps isolado do braço somente extraindo do local.) Achei que estava pequeno até ver pessoas honestas falando sobre medidas reais e sem roubar 10cm, como normalmente… Valeu, serviu como incentivo e parâmetro de comparação… Não desistam… Não treinem para superar os outros, treinem para superar a si mesmos…

  61. Eu faço 9 séries de 7 e acho ridículo!
    Se querem ver barra fixa de verdade, procurem lá no Youtube: SebeRevolta WORKOUT CZECH Adam Raw Calisthenics 2012. O cara é animal!

  62. Sou mulher, peso 49 kgs (qse abaixo doq deveria pesar) e gostaria de saber, no meu caso, como poderia começar. Sou uma negação nisso, faço no máximo 4 flexões e barra nem sonhando ashusahuashushsahuasuhsa. Não tenho pressa, na vdd quero mais para adquirir condição e tudo mais. Valeu

  63. eu so preciso de 3 barras fixas pronadas. me ajudem!!!

  64. barra fixa é complicado demais (até pelo meu peso), deixei de lado por um bom tempo esse exercício, pois não conseguia fazer nem duas repetições… atualmente coloquei novamente em meu programa de treinos, só que agora estou treinando no graviton, estou tirando o peso aos poucos e já estou sentindo muito mais força, em breve começarei a fazer sem ajuda do graviton

  65. Não sabe prq muitos ainda pensam que policiai não prestam? Sabe prq? Prq vocês que são os bons policiais não fazem nada para punir de verdade os maus policiais em qnt os bons policiais se omitirem os maus estarao ai fazendo o que querem. Qualquer porcaria entra na PM isso pra começar tem que mudar

  66. Marcus Gonzaga

    Faaaaaaaaalllaa Monstros,
    entao,
    souu Fã de WORKOUT
    na academia faço 70 dos exercicios com o peso do proprio corpo,
    na barrafixa eu consigo levantar ate a baixo do peito, ou seja minha primeira parte do abdome + peito e cabeça ficam pra cima da barra,

    mas ainda sim nao consigo subir na barra,
    ou seja, nao consigo subir na barra e treinar triceps,

    gostaria da ajuda de alguem ai q consegue fazer esse exercicio pra me auxiliar, se tem alguma tecnica ou algo assim,,

    ABRAAÇO

    https://www.youtube.com/watch?v=xW-jNoGbQ28 aos 3:26 desse video esta o exercicios q me refiro..

  67. Meu TAF(Teste de Aptidão Física) do Exército, tiro excelente que é: 13 barras; 150 abdominais; 55 flexões; 3,300 em 12 mim. E peso 70 quilos . Acho que to tranquilo..

  68. Faço 3 séries de 6 com mais 10kg de peso com descanso de 2 min entre as séries.

  69. eu faço 100 direto

  70. Comprei uma barra fixa para auxiliar uns exerícicios caseiros ( faço corrida, flexão , abdominal ,agachamento e uns meses pra cá a barra fixa)
    Eu comecei fazendo 3×3 e depois de 4 meses estou fazendo 10 x3 , o importante é praticar!!

  71. Porran…

    Complementar o exercício com puxada no pulley alto também ajuda.
    Repetições negativas após a falha; fazer um isométrico e ir resistindo até completar uma negativa.
    Fazer a pegada pronada e depois séries supinadas.
    Fazer encolhimento escapular, puxando para baixo as escápulas após a falha,,.
    alterar a distância das pegadas…

    ser inteligente…

    blah blah..

  72. btw kd o post das panturrilhas??

  73. Matéria boa mas das antigas.
    podia falar sobre o A – HD estimulante de testosterona. Ainda não vi nenhum comentário razoaverazoável sobre esse suplemento.

  74. Marcos da Silva

    Comecei a treinar barra-fixa para um concurso da Polícia Civil (Passei no TAF e em todas as etapas). O Taf exigia 2 barras. Após o taf, eu peguei gosto pelo treino, mas não estou conseguindo evoluir muito. Na época que eu fiz a prova, eu estava fazendo de 10 a 12 barras em uma única série ou 3 x 6 ou 7. Agora, eu ganhei peso e não consigo mais fazer assim. Faço uma de 6, uma de 5 e uma de três. Acredito que se deve ao ganho de gordura mesmo, pois depois do taf eu parei de correr e continuei comendo muito, mas voltarei a correr, pois quero estar em forma quando entrar na Acadepol.

  75. Se você desinchar o ego com certeza fará muito mais. Com 18 anos de idade em tempo de EB também fazia 20 barras em pronação, 50 flexões de braço, 120 abdominais e corrida de 3 mil metros em 12min. Era ótimo! Porém, hoje com 40 anos de idade, família, emprego, pós-graduações, vários livros pra ler por mês, alunos, escola, reuniões, não dá pra manter o mesmo ritmo sem abdicar de algumas coisas. Quando entrei aqui imaginei ler coisas importantes, mas vejo um monte de garotos preocupados em fazer barra em quantidade sem se preocupar com a qualidade daquilo que estão fazendo. Qualquer profissional que venha aqui ler este tipo de coisa vai tirar a mesma conclusão. Nem todo mundo que lê os artigos é fã de “hipertrofia”, muitos querem uma boa dica sobre qualquer exercício, seja na área do TF, do HIIT, RML e qualidade de vida. Posso dizer que hoje com meus 40 anos faço pouco mais de 4 ou 5 barras em pronação, mas também sei chutar uma bola de falta com efeito, sei fazer boas cestas de 3 pontos, arremesso muito bem no handebol, faço bons passes no futebol americano, tenho quase tudo sobre judô guardado na minha memória de quase 21 anos de prática, me saio bem no surfe, no stand up paddle, mergulho livre e bike, e ainda com meu IMC um pouco acima, consigo realizar muita coisa que qualquer gafanhoto de 18 faz, ou dependendo da modalidade, até melhor. Quero ver essa raça aí se vangloriando quando chegar nos 40 com muito trabalho e família pra sustentar ter a mesma disposição fazendo as mesmas 50 e poucas barras fixas… mas é isso aí galera, bora treinar!!!

  76. Marcos da Silva

    Eu comecei a fazer barra-fixa por conta de uma prova física que passei para Polícia Civil. Depois que fui aprovado, eu relaxei nos treinos, mas estou aumentando. Voltei fazendo 2,2,2 e 2, depois de duas semanas eu fazia 3,2,2 e 2, depois 3,3,2 e dois e assim fui aumentando uma repetição em cada série até fazer todas iguais. Hoje eu faço 5,5,5 e 5. Amanhã eu começo com 6,5,5 e 5… até fazer 4×6. O meu objetivo é fazer 4×8, aí eu acrescento carga extra e começo fazendo séries de 2 novamente, mas com muito mais peso.

  77. Marombada! Seguinte, no mês de dezembro de 2015 eu desloquei meu ombro esquerdo. To voltando a minha rotina de treinamentos agora porém bastante receoso quanto ao meu ombro. Se eu fizer o exercício de barra fixa corro o risco de uma nova lesão no ombro outrora deslocado?

    Abraços!

  78. Cláudio Neto

    Tenho uma dúvida que deve ser bem besta. Eu sou um dos que ainda não conseguem fazer a série inteira de barra fixa, mas o artigo diz que mesmo que eu não consiga, eu preciso tentar. Como deve ser essa tentativa? Supondo que a meta são 4 séries de 6. Devo fazer 4 de 2 (o máximo que consigo de repetições em sequência) ou vou fazendo até completar 24 (com 200 minutos de descanso até lá hahahahha)?

    A outra pergunta seria: para qual pegada devo dar preferência? Devo ficar alternando elas ou fico bom em uma e depois troco?

    Vlw!

  79. Estou gordo como um porco. Se conseguir fazer 3 é muito.

  80. Treino barra fixa uma vez/sem e acho o exercício que exige muita força de vontade, com certeza é um dos mais difíceis. Fiquei mais de um ano parado, voltei e no primeiro dia, executei 3 repetições com muita dificuldade! Agora no 2º mês, realizo 3 séries, 10-8-7, ainda não é o ideal, mas a mudança já é gigante.

  81. Faço 112.. sou campeão nacional de repetições em barra fixa, e 32 apenas com uma mão.. 3 eu faço sem mão nenhuma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página no Facebook, ajude o site e ainda receba novidades antes de todos. Esta janela não aparecerá mais.