Lesões: Síndrome do corpo fechado

Clique aqui!

Você é um daqueles caras que chega na academia, vai direto pro primeiro exercício do dia e ignora completamente qualquer tipo de aquecimento ? Saiba que mesmo que você nunca tenha se lesionado, não significa que você tenha o corpo fechado.

Para quem ainda não entendeu o título do artigo, “Corpo Fechado” é um filme estrelado por Bruce Willis que conta a história de um cara que não consegue se machucar. Pois é, acredito que muitas pessoas inspiradas no filme, ou não, pensam que possuem o corpo fechado na academia. Chegam segunda feira e vão direto montar a barra de supino, ignorando o famoso aquecimento.

Bruce Willis fazendo supino reto depois de descobrir que não pode se machucar:

Diferente dos filmes, ignorar o aquecimento é como brincar de roleta russa. Você pode jogar um pouco e escapar, mas se continuar jogando sempre, eventualmente vai levar um tiro na cabeça.

“Mas eu não sou como as frangos da minha academia que fazem os exercícios de forma errada. Minha execução é boa, dificilmente eu vou me machucar”

Não é só a má execução dos exercícios que causam lesões, exigir demais das articulações pode gerar problemas a longo prazo. Vários powerlifters e até fisiculturistas profissionais possuem problemas nas articulações, mesmo aquecendo e executando corretamente os exercícios. Imagine você, treinando sem nenhum aquecimento.

Outro problema é que nem sempre fazemos os exercícios corretamente. Mesmo com a consciência de que estamos fazendo o exercício da forma correta, com o tempo criamos vícios e não percebemos erros de execução. Também estamos expostos a acidentes e erros(deslizes). Errar é humano e ninguém está livre disso, o problema é se arriscar sem nem mesmo ter feito um aquecimento.

Uma lesão tem o poder de impedir uma pessoa de treinar e na pior das hipóteses impedir de treinar por muito tempo. Vale a pena correr esse risco só por preguiça de fazer 10 minutinhos de esteira e algumas séries de aquecimento ?

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

57 Respostas

  1. Fabiano disse:

    Essa parte é muito verdade:

    “Mesmo com a consciência de que estamos fazendo o exercício da forma correta, com o tempo criamos “maus hábitos””

    Acontece com todo mundo, sem exceção, e por isso ALONGAMENTOS DEVEM SER FEITOS. Acreditem, perder 10 minutinhos no máximo a cada treino pra fazer aquecimentos é muito melhor que perder quem sabe 1 ano de academia.

    • Anderson disse:

      alongamento faz mal,aquecimento é o ideal,tem suas diferenças mas alongamento piora sua performance,fisioterapeuta me disse isso

      • Maurício Sarkis disse:

        Bem eu discordo, existe uma grande direfença entre alongamento e flexionamento, se o teu fisioterapeuta te disse isso acho que se enganou, o alongamento não irá te fazer mal nem depois e muito menos antes dos exercícios. O alongamento antes do exercício fará com que se reorganize as fibras musculares que durante o dia podem estar fora de seus devidos lugares e assim evitará sua lesão. Já o flexionamento deverá ser feito somente e dias que não haverá o treino com pesos, pois o flexionamento irá causar uma grande instabilidade articular podendo facilitar a sua lesão.

        • Erivelto disse:

          O alongamento prejudica mesmo o trabalho de força!!! não se esqueça que as “pontes cruzadas” são responsáveis pela contração muscular, então quando alongamos fazemos com que essas pontes se desliguem das fibras, sendo assim perdemos contração muscular que é responsavel pelo trabalho de força.. vleu!!!

          • Luiz Hêmilto disse:

            Fala serio brother. Então o treino FST-7 é pura mentira né. E o Jay Cutler Mr Olympia tbm é.

          • Erivelto disse:

            O treino FST-7 não tem nada a ver com alongamento, meu caro!!! presta atenção e faça aquecimento !! Vleu!!

          • AL-1983 disse:

            O que? o FST-7 não tem nada a ver com alongamento? HAHAHAHAHA cara você disse uma pérola, melhor ficar quieto na sua do que falar BESTEIRA

          • guilherme disse:

            oque prejudica irá prejudicar é o trabalho de flexionamento e não de alongamento, precisamos alongar sim . Flexionamento x Alongamento; dê uma pesquisada nisso, é bem interessante .

          • Anderson disse:

            Acho o alongamento importante, porém acho que deve ser usado em horários distantes do treino e em dias que não treina, flexibilidade é importante, acho alongando dessa forma não prejudicará o treino

      • Rodrigo disse:

        é verdade fabiana,por preguica estou 6 meses sem frequentar a academia por uma lesao no quadril,galera aqueca antes de malhar experiencia propria e arrependimento,abracos

      • Hamilton disse:

        Calma ai amigo, também sou fisioterapeuta, mas discordo que alongamento faz mal, antes, ou após o treinamento, muito pelo contrario ele deve ser feito sim, é claro que a intensidade e o tempo de duração e também os musculos que serão alongados varia de acordo com seu objetivo…

  2. Luis F. disse:

    eu tenho ido de Bike pra academia … será que é o suficiente … dá uns 15~20 minutos …

    …antes eu fazia uma série a mais de cada exercício, mas acabava gastanto mt tempo com isso …

  3. Robson disse:

    É arriscado realmente. Por isso eu ando 13 min para chegar na academia e ainda faço aquecimento de barra com peso baixo.

  4. Shanks disse:

    As vezes nem é preguiça, é preconceito: o cara vai colocar um pesinho pra fazer o aquecimento, e fica com o orgulho ferido dos outros verem ele fazendo exercicio com pouco peso. As vezes é desinformação também; eu NUNCA vi um instrutor de academia passar pro aluno aquecimento nos próprios exercícios, sempre é só uns minutos na esteira (a não ser que você faça esteira plantando bananeira, pra movimentar a parte superior do corpo)

  5. ze disse:

    sempre aconselho fazer aquecimento agora alongamento pra mim é coisa de frango

  6. Daniel disse:

    Eu treino faz um tempo e tento sempre seguir as recomendações do meu treinador para evitar me machucar, faço alongamentos e aquecimento antes dos exercícios e além disto, eu tomo suplementos à base de aminoácidos para evitar lesões e fadiga muscular após os treinos, isto está me ajudando muito, eu recomendo!

  7. Edson Carlos disse:

    por costume do começo dos treinos sempre fico 10 minutos alongando e aquecendo,melhor prevenir do q remediar e mano nem me importo,as vezes to aquecendo e os frangos ficam tirando onda:”tem tamanho mas pega porra nenhuma” aí respiro fundo,bebo minha aguinha e meto os 40 kg de cada lado husuahsuhauhsuhauhs.a reação deles é engraçada hsauhsuhauhshua

  8. Rafael disse:

    Pra quem acha que alongamento não é importante provavelmente não conhece o treino FST-7, muito usado pelo Jay Cutler.E olha o tamanho da criança hehe.

  9. Lucas disse:

    Gostei muito do artigo, ele alerta os marombeiros que pensam que alongamento e pra iniciante

  10. VITOR disse:

    Numca fiz aquecimento até porque vou caminhando para academia e minha casa é bastante longe da academia !
    Mas agora vou começar a aqueçer !

  11. Cassio disse:

    Eu entrei na academia logo fazendo um treino de hipertrofia, fazia um aquecimento por 3 min antes de botar carga total no supino. Resultado: em 4 meses ganhei um corpo exelente e o apelido de rambo. Resultado 2: logo apos ganhei varisa contraturas na região das escápulas que me deixou 6 meses longe da academia. perdi todo o resultado.

  12. Ricardo disse:

    Queria saber se alongamento tem a msm importancia, e se anula a necessidade do aquecimento.

    • Fabio Kar disse:

      Recentemente incluia fazer o alongamento estático, antes da musculação. Agora estou mudando para alongamento dinamico (aquecimento), pois tem o melhor efeito para minimizar o risco de lesão.

    • Fabio Kar disse:

      Antes eu fazia alongamento estático. Agora estou mudando para alongamento dinamico (aquecimento)-dizem que é melhor.

  13. Hamilton disse:

    Há uns 7 anos que prático musculação e desde sempre antes dos meus treinos faço aquecimento e alongamento, na academia onde eu treino já vi muitos casos de pessoas sofrerem lesões devido a falta de alongamentos. Eu recomendo.

  14. Marcos Vinicius disse:

    Talvez por isso tenho dor nos trícpes ao executar os exercícios.
    Irei me aquecer melhor !

  15. Silver Surfer disse:

    Eu faço uns alongamentos muito dos mal-feitos, admito. Só estico a coluna, alongo as pernas, dou uma ajeitada no ombro e pronto, to lá puxando ferro. Confesso que não faço um aquecimento decente, com uma boa sessão de alongamento, por três motivos: o primeiro é não ter paciência de ficar minutos intermináveis puxando dali e daqui, sentindo dor, e alongando o meu tempo na academia. O segundo é porque já me disseram que alongamentos e o aquecimento com cargas pequenas drenam a energia do treino e eu acabaria sem gás para fazer o que eu quero fazer, ou seja: aumentar cargas e alcançar hipertrofia. O terceiro é que como já disseram aí nos comentários, nunca nenhum instrutor veio recomendar aquecimento nenhum, nem forma, nem duração nem nada. Daí a gente cria a cultura de que eles não são importantes. Vou passar a prestar mais atenção nisso, embora não possa garantir nada porque no fim das contas a pressa fala mais alto.

  16. Alessandra disse:

    O instrutor da minha academia sempre me falou pra fazer 10 minutinhos de esteira.. fazer o exercicio com pouca carga antes de dar inicio ao treino.. mas nunca vejo ninguem fazendo nada disso, ate meus amigos homens, eu falo p eles aquecerem ou pelo menos alongarem, mas eles sempre dizem que nao precisa… eu alongo depois do treino tbm, nao sei se eh certo, mas eles sempre me zoam por isso tbm, hehe..

  17. Poca Sombra disse:

    Prezados, deixemos claro então que este artigo ao invés de tirar dúvidas, gerou ainda mais dúvidas.
    Eu por exemplo só faço alongamento, e me sinto bem executando os exercícios, tanto durante quanto depois. O que me causa medo é o “olho gordo”, pois meus músculos são minuciosamente definidos. Pelo espelho vejo alguns dizendo, “assim que quero ficar”, etc…. Então caríssimos, apesar dos apesares cuidado com o “olho gordo” que está do “seu lado”.

  18. ricardo ribeiro disse:

    lá na academia tem um monte assim

  19. Felipe Antunes disse:

    Silver, um alongamento antes do treino n preçisa ser de ficar 6 segundos esticando uma parte do músculo, como alguns professores de educação física que nunca puxaram um ferro na vida passam por seus alunos, e dizem que a dor que sentimos um dia ou dois após o treino é prejudicial. Uma leve esticada ja é o suficiente, eu particularmente me preocupo mais em alongar e aquecer os Ombros, que é o mais lesionado atualmente. O que ti disseram sobre que fazer aquecimento reduz o rendimento antes do treino é verdade, mais somente c vc for daqueles loucos que chegam na academia e fazem 25 minutos de esteira antes do treino ai sim não vão ter força pra fazer nem metade das séries que fazem normalmente, mais uma corridinha rápida de 5 a 10 minutos só até o corpo esquentar, e um aquecimento rapido com pesos é o Ideal. Cara sobre os instrutores, alguns são bons e alguns não, o negocio é vc não acreditar em tudo que os outros dizem, como jah foi dito em alguns artigos,c vc ficar ouvindo e acreditando em tudo que os outros te falam, só ira ti deixar mais confuso, faça suas próprias experiências, pois vc conheçe o seu corpo melhor do que ninguem, eu só acho qui é melhor previnir do que causar uma lesão atoa.

  20. Miguel disse:

    boas… eu quando cumeçei na musculação fazia altos aquecimentos mas com o passar do tempo fui me esquecendo de tal… chego ao gym e faço logo supino com o maximo peso que consigo… como este artigo repensei este comportamento… Obrigado hipertrofia.org

  21. mario disse:

    Preciso de ajuda de alguém experiente,tenho 31a faço um treino meio heterodoxo ,há 5 anos initeruptamente pego firme em cs apenas com barras,halteres,barra fixa e paralelas na praça, estou com baixo bf e 41 de braço ning acredita que sou puro e muito menos que não piso em acad…
    Chega de enrolação! Não sei nada sobre aquecimento!O que devo fazer antes de começar o treino? Aeróbico?Alongamento?Ou nada?
    Cada um fala uma coisa, então preciso de uma resposta com embasamento pq a idade tá chegando , o risco de lesões aumenta e não tenho plano de saúde…
    Serei muito grato se alg quebrar esse galho p mim.Agradeço desde já.

    • alexsander disse:

      Mario não grila não pow… você deve sim fazer um aquecimento mas nada demais o alongamento aumenta o fluxo saguinio alonga os tendoes e etc.. para se auecer não tem magia puxa um braço para um lado depois para o outro , puxa aperna para traz e etc. … alongar e aquecer é o mais adequado, mas se quiser so aquecr não tem problema não… dica coma potassio evita lesões ele é encontrado na banana vlw e bom treino

  22. Shanks disse:

    Uma coisa importante a observar: horário de treino. Já treinou Às 6 da manhã? Então você sabe o quanto seu corpo está “duro” e um alongamento e aquecimento faz uma diferença tremenda! Das vezes que não pude ir a academia de manhã e tive que ir na hora do almoço era outro rendimento, me sentia muito mais “móvel” e apto a realizar os exercícios sem medo de lesão.

  23. JUAREZ. DF disse:

    Olá galera!,posso dizer uma opinião pessoal, que vc pode aquecer e nem discordo mas aprendí na prática que cada musculo que vc vai exercitar, para aquece-lo faça uma série com carga leve de 15 repetições. Para depois aumentar o peso já estando aquecido o musculo ao qual vai se trabalhar um abraço á todos e até mais.

  24. Peter disse:

    Alongamento eu acho bacana e faço durante uns 3-4 min. antes de iniciar o treino apenas. Mas ficar na esteira ou ergométrica, não vejo necessidade e acho, como já falaram, que drena muita energia, tão necessária para um treino de hipertrofia. No entanto, acredito que cada um deva fazer o que achar melhor, desde que, pelo menos, um ou outro.

  25. txumbinhu disse:

    quando começo fazer o ombro, começo sentir dores nos ombros.
    o que eu posso fazer?

  26. Rodrigo disse:

    alonguem-se por experiencia própria e 2 pinos (âncoras) no ombro, lesão no acrômio, rompimento total do tendão do bíceps na parte do ombro, resultado de um remada alta sem alongamento…3 anos malhando faltando só em casos especiais….fiquei 2 anos sem malhar, o que era 70kg no supino..passou para 3kg cada lado, só aprende qdo é na sua própria pele…..

  27. alexandre disse:

    o aquecimento é
    muito importante,pois vai preparar a musculatura a ser trabalhada.

  28. Vinicius Fortuna disse:

    Detonei meu ombro em uma tentativa de solavanco no supino canadense/declinado. Nunca mais foi o mesmo.
    Hoje aqueço na bike ou esteira por 5 min intenso, alongo, simulo o movimento do exercício no ar com solavancos(movimentos balísticos), aqueço com pouco (ou nenhum) peso e muitas repetições.

    Tudo isso dura uns 10 min (uns 15 quando treino 2 dias seguidos, pois dou um talento no alongamento dos músculos que treinei no dia anterior).

  29. PauloH disse:

    Aquecimento é fundamental, para qualquer pessoa.
    Para o corpo tambem não levar nenhum choque de temperatura corporal que pode levar a um streess negativo nos musculos.
    Eu faço 5m de bike alguns fazem esteira mas varia.
    Alongamento é muito importante como aquecer, eu creio que os 2 devem ser utilizados juntos, aquecimento depois alongamento.
    Custa muito puxar a perna para tras, para frente, alongar a lombar, os braços um pouco? só 10s em cada posição.

    Não tem essa de no treino alongar somente a parte que for treinar, lembrando que vários treinos que fazemos recrutam diferentes partes musculares, por isso alongamento é sempre completo!

  30. juliano disse:

    realmente: malhar sem aquecer e furada eu mesmo ja me lesionei e hoje pago por esse erro, carrego comigo uma dor no ombro que me encomoda muito mas como sou guerreiro nao paro nunca. claro que agora mais esperto.

  31. Mr.Santos disse:

    Isso me ajudou muito, eu sofro com meu cotovelo direito, uma lesão qu evem se arrastando a muito tempo, mas agr eu vou seguir as dicas e vê se melhora.

  32. Anderson disse:

    Galera sou leigo no assunto,tenho 26 anos, tenhoo dor no ombro esquerdo e no punho da mão esquerda, acho que o problema nos tendões, ligamentos, quanto chove e ta meio friozinho,chegar a queimar e isso incomoda bastante e também será porque pode se dizer que praticamente nunca tomei sol, porque fui muito rara as vezes que tomei, sou branquelo, falta de sol, de vitamina D o que me aconselham?

  33. Anderson disse:

    E me desculpem por alguns erros de gramática, é que foi tudo escrito rápido.

  34. felipe augusto disse:

    para quem tem nervo ciatico tem problema para treinar de VERDADE?

  35. VERDADE ESTOU COM LESAO NO OMBRO E VOU PASSAR UM BOM TEMPO SEM TREINAR

  36. diogo disse:

    Lesionei a coluna fazendo remada curvada supinada,ja estou dois meses parado por causa de uma protrusao discal na região lombar.ja nao aguento mais ficar parado,ja perdi bastante massa muscular…e nem sei se eu vou voltar a praticar musculaçao como antes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>