Você é um daqueles caras que chega na academia, vai direto pro primeiro exercício do dia e ignora completamente qualquer tipo de aquecimento ? Saiba que mesmo que você nunca tenha se lesionado, não significa que você tenha o corpo fechado.

Para quem ainda não entendeu o título do artigo, “Corpo Fechado” é um filme estrelado por Bruce Willis que conta a história de um cara que não consegue se machucar. Pois é, acredito que muitas pessoas inspiradas no filme, ou não, pensam que possuem o corpo fechado na academia. Chegam segunda feira e vão direto montar a barra de supino, ignorando o famoso aquecimento.

Bruce Willis fazendo supino reto depois de descobrir que não pode se machucar:

Diferente dos filmes, ignorar o aquecimento é como brincar de roleta russa. Você pode jogar um pouco e escapar, mas se continuar jogando sempre, eventualmente vai levar um tiro na cabeça.

“Mas eu não sou como as frangos da minha academia que fazem os exercícios de forma errada. Minha execução é boa, dificilmente eu vou me machucar”

Não é só a má execução dos exercícios que causam lesões, exigir demais das articulações pode gerar problemas a longo prazo. Vários powerlifters e até fisiculturistas profissionais possuem problemas nas articulações, mesmo aquecendo e executando corretamente os exercícios. Imagine você, treinando sem nenhum aquecimento.

Outro problema é que nem sempre fazemos os exercícios corretamente. Mesmo com a consciência de que estamos fazendo o exercício da forma correta, com o tempo criamos vícios e não percebemos erros de execução. Também estamos expostos a acidentes e erros(deslizes). Errar é humano e ninguém está livre disso, o problema é se arriscar sem nem mesmo ter feito um aquecimento.

Uma lesão tem o poder de impedir uma pessoa de treinar e na pior das hipóteses impedir de treinar por muito tempo. Vale a pena correr esse risco só por preguiça de fazer 10 minutinhos de esteira e algumas séries de aquecimento ?

Seja avisado por e-mail quando um novo artigo for lançado.
Clique aqui!