Devemos treinar mesmo sentindo dor muscular do treino anterior ?

Clique aqui!

A dor é um indicador de dano muscular. É um sinal de que você treinou pesado e tem a dor para provar. Mas muito pouco se sabe sobre os mecanismos que envolvem esta dor. Podemos treinar com dor ? Provavelmente, mas não é só isso…

dor muscular2 Devemos treinar mesmo sentindo dor muscular do treino anterior ?Qualquer exercício ou treino novo causará algum grau de dor que geralmente atinge seu pico em 48 horas, estas dores também são conhecidas como DOMS(Delayed Onset Muscle Soreness ou em português: dor muscular tardia). Se você realmente aniquilou os músculos no treino, a dor pode durar até uma semana.

Essa dor originada pelo treino é sinal de que haverá crescimento muscular ? Não pelo que eu tenho visto. Na verdade, meu objetivo ao treinar clientes é tomar todas as medidas para minimizar as dores. Rápido crescimento muscular requer treino frequente e fica meio difícil treinar qualquer coisa se você mal consegue mexer os braços.

Mas então, devemos treinar mesmo sentindo dores musculares ? Se passou mais de 48 horas, sim. Mas vale lembrar que estamos falando de dor muscular tardia e não lesões causadas pelo treino. Quando você treina com a dor muscular tardia, você percebe que ao passar do tempo as dores diminuem. Minha colocação é de que treino frequente poderá acelerar o processo de recuperação muscular.

Algumas dicas importantes: se o peitoral está doendo na quarta-feira por causa das paralelas que você fez na segunda, não treine o peito novamente usando as paralelas na quarta. Use um exercício diferente. Segundo, use menos carga e mais repetições.

Varie as cargas e os exercícios durante a semana, desta forma você poderá treinar até mesmo com dor. Faça isso e eu garanto que a sua recuperação ficará mais rápida. Afinal, atletas que treinam com mais frequência são os que raramente ficam doloridos no dia seguinte. Isto não é uma coincidência.

Texto por: Chad Waterbury
Traduzido e adaptado por: Equipe Hipertrofia

 

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

6 Respostas

  1. lucas disse:

    muito bom

  2. lucas disse:

    eu luto bastante e sempre fico com dores

  3. as dores em mim somem depois q eu faço o mesmo exercisio depois de 48 horas

  4. Eu nao treino enquanto estou dolorido nao , para mim ficar dolorido e sinal de que ainda ha fibras musculares a serem recuperadas , e se treinar com elas ainda sem estar recuperada , pode ate gerar catabolismo ou overtraining. E outra , treinar com musculo dolorido abaixa e muito o rendimento nos exercicios.

  5. Raphael disse:

    faltou falar do acido latico na materia =)

    mas otima materia! temos que entender da onde vem a dor! escutar o nosso corpo! será que é apenas o acido latico ? ou estamos com uma pre lesão? o nosso corpo fala pra gente o que é! +) apenas você precisa escutar ele!

    geralmente essa dor é apenas acido latico =) nada como um aquecimento para liberar isso! mas se for uma dor mais séria melhor verificar o que é! causas:

    falta de alongamento!
    uma lesão começando!
    falta de descanço!

    e assim vai!

  6. Matheus Oliveira disse:

    Putz, aconteceu isso comigo na primeira vez que eu treinei pernas. Peguei muito pesado e, mais ou menos dois dias depois do treino, não estava nem conseguindo andar direito, parecia que minhas pernas pesavam toneladas, e que eu estava assado; tudo doía. As dores foram sumindo aos poucos e só me recuperei uns 5 dias depois. Depois que comecei a pesquisar informações sobre como treinar de modo correto as dores nunca mais voltaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>