Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Quando falamos sobre seleção de exercícios, geralmente falamos sobre os exercícios que você deve fazer, mas isto não é o suficiente. Também devemos observar o outro lado igualmente importante da moeda: os exercícios que você não deve fazer.

Pense a respeito disso, você pode estar fazendo todos os exercícios certos, mas se você fizer apenas um que não deveria – porque ele é ineficaz ou inseguro – os seus resultados irão sofrer. Na melhor das hipóteses, um exercício ruim vai destruir a sua capacidade de recuperação.

remadaempe1 300x204 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Na pior das hipóteses, uma seleção ruim de exercícios pode gerar lesões que forçarão você a ficar um tempo longe da academia, e se você não percebeu, caso você não treine você não terá ganhos.

Aqui estão cinco exercícios que você deveria largar como se fosse um hábito ruim para a saude.

1. Desenvolvimento Por Trás da Nuca
desenvolvimento tras nuca 300x168 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Pergunta rápida: Você pularia de cima do telhado da sua casa só para conseguir ativar o máximo de fibras musculares das pernas ? Eu vou assumir que não.

Talvez você conseguisse realmente recrutar mais fibras musculares pulando do telhado, mas isso não faria muita diferença, pois você ficaria mais ocupado com coisas como: a) chorar como uma garotinha, b) chamar a ambulância, e c) procurar onde os seus joelhos foram parar.

Seguindo o mesmo padrão, não há dúvidas que o desenvolvimento por trás da nuca são ótimos para estimular o crescimento dos deltoides. Mas só porque um exercício é bom para um músculo, não quer dizer que ele seja bom para os seus ligamentos.

O principal problema com o desenvolvimento por trás é que ele é um movimento feito com os ombros em uma abdução externa e horizontal máxima. Em outras palavras, você é forçado a fazer o movimento no limite dos ligamentos do ombro.

Fazer o movimento até o limite do ligamento não é nada anormal, porém se torna muito menos seguro quando você é forçado a levar até o limite em toda repetição e série e com uma barra cheia de pesos nas mãos.

Enquanto é verdade de que os ligamentos dos ombros são os ligamentos mais móveis do corpo, ele é também o mais instável. Então, só porque você consegue colocar uma barra atrás da nuca, não quer dizer que você deve fazer movimentos repetitivos, contra uma carga na mesma posição.

É claro que existem pessoas que se dão muito bem com o desenvolvimento por trás da nuca e nunca tiveram problemas. Da mesma forma que existem pessoas que fumam e nunca tiveram um problema de saúde. Em ambos os casos você está apostando e a sorte não está ao seu lado.

2. Remada Em Pé

remadaempe 300x168 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Você nunca deveria fazer remada em pé. Ponto final.

Assim como no desenvolvimento por trás da nuca, a remada em pé faz um ótimo trabalhado em estimular os músculos mediais do deltoide e a parte superior do trapézio. Infelizmente, este exercício também faz um ótimo trabalho em causar ou agravar a síndrome do impacto no ombro.

A síndrome ocorre quando o tendão do supra-espinal(no ombro)  acaba inflamando devido a pressão contínua contra o acrômio acima dele.

O teste realizado por médicos para descobrir a existência da síndrome do impacto no ombro envolve colocar o ombro em uma posição que justamente coloca tensão sobre o supra-espinal, se o paciente demonstra dor é porque existe alguma inflamação.

O movimento que é usado para testar a síndrome tem o mesmo objetivo que o da remada em pé. Junte os pontos…

Para aqueles que irão fazer a remada em pé de qualquer jeito, pelo menos usem halteres, pois assim é possível aumentar a distância da pegada ao chegar na posição de cima do movimento. Isto é menos danoso às articulações do ombro comparado a remada em pé com barra.

3. Encolhimento Girando Os Ombros

encolhimento girado 251x300 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

O encolhimento de ombros é para construir massa muscular nos trapézios, certo ? Bem, a função primária dos trapézios é encolher ou elevar os ombros. Então faz sentido pensar que “encolher o ombro” constrói massa no trapézio. Até agora tudo bem, mas vamos dar uma olhada no que acontece quando você roda o ombro no topo do movimento:

Girar os ombros para frente move a linha de força para o lado anterior e longe do trapézio, justamente o contrário do que você quer fazer.

Além do ato de girar os ombros durante o encolhimento não ajudar no exercício, pode ser maléfico. Girar o ombro durante o encolhimento serve apenas para uma coisa: mostrar para todos na academia que você não tem a mínima idéia do que está fazendo.

Se você insiste em girar os ombros durante o encolhimento, pelo menos gire para trás. Dessa forma você pode dizer que o trapézio até está fazendo um pouco mais de trabalho. Não é tão efetivo como fazer o encolhimento corretamente, porém não é totalmente inútil como girar para frente.

4. Abdominais Girando O Tronco

abdominal girando o tronco 300x208 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Muitas pessoas preferem fazer os abdominais girando o tronco para atingir o abdômen e os oblíquos ao mesmo tempo, matando dois coelhos com uma cajadada só. Faz sentido, mas existe um problema…

Quando você faz um abdominal – ou um abdominal completo onde o lombar não permanece estável no chão – a vértebra lombar se inclina para frente, o que é chamado de flexão. O problema é que uma flexão espinhal coloca muita pressão sobre os discos intervertebrais.

Mas existe um movimento muito mais perigoso do que a flexão: uma flexão combinada com uma rotação. Infelizmente, é exatamente isso que acontece quando fazemos um abdominal girando o tronco.

Esta flexão com a rotação força o centro das vértebras onde os discos tendem a causar hérnia.

A não ser que você queira uma hérnia, evite girar o tronco nos abdominais ou qualquer flexão espinhal com rotação.

5. Stiff Com As Costas Arqueadas

stiff com as costas arqueadas 222x300 Os 5 Exercícios Proibidos Na Musculação

Como mencionado acima, uma flexão espinhal(arcar a lombar) coloca muito estresse sobre o centro das vértebras dos discos. Em adição a flexão com rotação, ainda existe um outro tipo de estresse que é ainda pior que a flexão sozinha: a flexão com compressão.

Flexão com compressão também pode ser chamada de flexão sobre carga. Por exemplo: fazer o stiff com as costas arqueadas. (Só de pensar em alguém fazendo isso é doloroso).

Uma coisa é curvar as costas para encontrar nos dedos dos pés, outra coisa totalmente diferente e perigosa é quando você adiciona peso nisso. As forças da carga aumentam exponencialmente a tensão colocada sobre os seus pobres discos.

Fazer Stiff com as costas arquedas é pedir para ter hérnias de disco!

E não pense que só porque você já fez isso e não teve hérnias que você nunca terá. Hérnias de disco são causadas por lesões repetitivas e que ocorrem gradualmente com o tempo. Esse é o principal motivo do porque você deve proteger a todo custo a sua lombar, desde o inicio da sua carreira como “marombeiro”.

Além do stiff, as pessoas tendem a curvar as costas durante o agachamento, remada curvada e remada sentado. Independente de qual seja o exercício, sempre mantenha as costas retas durante todo o movimento, especialmente quando você está levantando pesos.

Estimule os músculos, mas com segurança!

Lembre-se, um exercício pode ser bom para os seus músculos, mas pode estar danificando os seus ligamentos. Os cinco exercícios acima não têm lugar no seu treino se você pretente ter resultados a longo-prazo.

Fonte: http://emedicine.medscape.com/article/92974-overview
Texto por: Dr. Clay Hyght
Texto traduzido do site T-Nation.com por: Equipe Hipertrofia

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

205 Respostas

  1. ALYSON disse:

    pior post que eu vi na vida de musculação e ponto final, com certeza quem fez isto não tem a minima ideia do que esta falando. e alem de tudo deve ter 3 meses de academia e acha que esta abafando.

    • Jéssica disse:

      Vc,Alison, que postou o primeiro comentário, ficou todo irritadinho porque deve fazer todos os exercícios que foram mencionados!!!Deixe de ser imaturo…aprenda e evolua como pessoa…mental e fisicamente.

    • Kiko DF disse:

      Caro Alisson, alguns anos de estudo acadêmico, bom-senso e maturidade talvez ajudem a você. Antes de tudo, um conselho: boca fechada não entra mosca. Sendo assim, pssiuuuu!

      • Kerysmar disse:

        Realmente KIKO DF, eu mesmo sou vítima desses exercícios e sempre sofri dores nos ombros quando os executava. Só tenho a agradecer pelas dicas do site!!!

        • meu querido se foda oque vc penssa que quer ficar grande tem que semtir dor mesmo quem nao semte e bixona

          • Luan disse:

            fala besteira não filho ! Bom tenho 4 meses de academia e faço os 3 primeiros exercícios da lista, e digo mesmo com pouca experiencia, sentia muita dor nos ombros apos faze-los, já teve dia de eu acordar sem conseguir mexer o ombro direito, graças a este belo post, nao vou me torturar nunca mais :P

          • kleiton disse:

            meu caro dominic sentir dor malhando certo ë uma coisa outra coisa ë vc sentir fazendo merda se foda vc se que dor aperta o pinto com alicate ai sim vai sentir dor igual os toros sentem em rodeio dominic toreto

          • Allan K. disse:

            Ôoo lerdo do caralho, se você continuar sentindo dor e lesionar o ombro, tu vai passar mais tempo em recuperação por lesão, do que na academia, mesmo querendo crescer, não vai crescer, ANIMAL! –‘

          • Maronbeiro disse:

            FALA TUDO CE QE FIKA FORTE TEM QE MALHA PESADO ! TEM MAIZ E QE SENTIR DOR MSMO

          • Maurício disse:

            Dominic,
            Procure se informar melhor sobre a vontade de ficar grande. Você precisa saber identificar a dor causada pela prática correta da musculação e a dor causada por lesionar articulações e tendões. É preciso ler, pesquisar, estar bem informado e ter consciência corporal.

          • gabriel disse:

            uma pessoa asquerosa como voce que escreve sente com nao merece entrar em um site como esse e comentar alguma coisa!!!

          • Bruno Fernandes disse:

            Sejam maduros, a musculatura é flexível, e por isso, passível de crescimento, já os ligamentos não. Você se encher de dor nos músculos, é bom, sinal de que treinou bem e exauriu temporariamente a capacidade dele. Agora, dores nas articulações é sinal apenas de que você concentrou o peso nos ligamentos, ou seja, seu corpo vai passar as próximas 24 hs os recuperando, e seus músculos terão ganho mínimo. Musculação é também, inteligência.

          • Junior disse:

            E vc é idiota que pensa que se nao sentiu dor, o treino nao prestou! procure estudar um pouco de hipertrofia e fisiologia da contração muscular e reveja seus conceitos!

        • Leno disse:

          Sou vítima desses exercicios também e de outros, no meu caso não pude parar a tempo e hoje estou lesionado

      • CARLOS disse:

        Depende muito meus caros! eu faço musculação há pelo menos cinco anos, no princípio devo concordar que eu sentia sim algumas fisgadas mas como digo com o passar dos anos agente vai adquirindo experiencia e aprendendo a executar os exercicios e a implementar o tipo certo de dieta para cada serie de treino no mes.
        enfim este artigo é bom sim! más é valido para aqueles que possuem menos tempo de academia, e inclusive aconselho a quem esta iniciando agora.
        a quem esta ha mais tempo de casa a elevação pela nuca por exemplo, executada com precisão não deve surtir fadigas musculares.

      • JoaoMLGV disse:

        No Pain,No Gain < o bagulho eh esse

    • William disse:

      Realmente, parece que vc começou ontem. Com o passar dos anos a gente vai aprendendo e a ignorancia vai passando.

    • Marcelo disse:

      Realmente, eu tive que ficar 1 mês e meio parado, fazendo fisio, pois meu ombro zicou, e eu não executo os exercícios de modo errado, e eu fazia remada em pé, e tudo colocado no post aconteceu comigo, e o meu instrutor mesmo falou depois que não recomendaria fazer este exercicio e montou um outro treino para mim.

    • uia disse:

      o 5 com certeza é errado…

    • joseph buck disse:

      Alyson graças ao curso de fisoterapia, me livrei de uma cirurgia de ombro,no manguito rotador,esses 5 exercícios são realmente perigosos.
      Você deveria rever os conceitos e acata-los como forma de um aviso amigo.

    • Gebson disse:

      caro amigo Alyson, eu tenho tres meses de academia mas não me troco por aqueles que já treina um bom tempo ´ANOS´ só pega peso e está enxado e acha que esta abafando..kkkk cadê a definição dos musculos!!

    • Leonardo disse:

      È ALYSON se liga,o cara fala isso pq tem experiencia,se acha q ele ia falar isso a toa deixa de ser ignorante entenda melhor e depois fale!!

    • luciano disse:

      A MAIO VERDADE SOBRE OMBROS…E NENHUM PROFESSOR DE ACADEMIA DIZ PRA VC….TO COM MUITA DOR NOS OMBROS E JA SUSPEITAVA O QUE ERA QUE TAVA FAZENDO ERRADO…VALEU MESMO….E TU BOYZINHO ,,PELO JEITO DEVE SER DONO DE FARMÁCIA PARA QUERER CRITICAS ESSAS DICAS.

  2. Saulo disse:

    se vc olhar pelos olhos de alguem q passou a vida na academia e acha q sabe “malhar” eh besteira, mas usando um senso critico cientifico faz muito sentido nisso, seu poste é legal, mas vc vai encontra muitos ignorantes q vão falar que eh besteira, assim como deve ser besteira usar anabolizantes e hormonios, valew aew!

  3. Tatiana disse:

    Para quem como eu tem herniação, importantíssimo saber quais exercícios não se deve mesmo fazer e dois dos acima citados foram vetados, assim como tantos outros. Só que já foi obrigado a ficar 40 dias afastado dos treinos sabe a importância deste tipo de orientação!

    • Prof. GIL disse:

      Aconselho procurar um prof. mais capacitadopara te ajudar a treinar na academia, porque exercício proibido não existe, oque existe é momento inadequado para poder acrescenta-lo a sua série.

      • eriko disse:

        Quem estudou ou estuda edução física sabe que não existe exercícios proibidos mas alguns desses 5 exercicios citados prejudicam bastante a nossa saude fisica principalmente no ombro causando dores na articulaçao.
        pessoas que sentem dor no ombro,procurem evitar exercicios acima do nivel da cabeça, a realidade e que ta cheio de professores que inventam exercicios para ser o cara, esquecendo da da saude fisicas de seus alunos.

      • Márcio Zulu disse:

        Perfeita Colocação
        Existe exercício ideal para cada situação e momento

        Agachamento livre, hack machine, leg press 45° e mesa flexora são ruins para mulheres?
        Lógico que não, né?
        Mas se essa mulher estiver grávida, esses exercício são fatais para o feto!

        Momentos e situações

  4. Jucimar disse:

    Pior que é real…. detonei meu ombro com o desenvolvimento

  5. Bruno disse:

    Os primeiros têm sim fundamento cinesiológico e concordo com eles (o que não quer dizer que todos que o fizerem irão desenvolver algum problema), agora, stiff com as costas arqueadas é erro de execução grave no exercício e exercício de feito de forma errada não deveria sequer ter entrado na lista já que é óbvio que não deveria ser feito.

    Abraço!

  6. Lucas disse:

    ok. é verdade, sinto minhas articulações do ombro duendo depois de todo os treinos (de ombro e trapézio) só que como vou treinar trapézio se os meus dois principais exercícios seram vetados ????? !!!!

    me ajudemmmm. por favor . agora me bateu um pavor até. de ficar sem treinar um dos musculos que mais gosto !!!

  7. jean disse:

    Pior que e verdade! Eu estorei meu ombro des da ves que eu fiz remada alta.comecei a fazer supino declinado e nesse dia fudeu o onbro,4 semanas parado

  8. junior disse:

    Para quem acha que malhar é só arrepiar para ficar igual ao “maranduba” só porque não teve até o momento algum problema e não se preocupa com a saude e articulações no futuro e o importante é o agora e quer mais que se “f…” as visões médicas e especializada, sigam em frente e chorem la na frente…rs
    Tudo precisa de olhar critico e não de achar que é o tal e conhece tudo..tipo coisa de “bombado burro, eu quero é dar porrada..kkkk” ..rs
    Um pouco de inteligencia somado a malhar é bom heim…kkkk

  9. Prof. GIL disse:

    Infelizmente tem gente que fala que há exercícios proibidos em musculação, na verdade há exercícios que você não deve conseguir fazer naquele momento, por deficiência de alongamento, excesso de alongamento, execução incorreta, velocidde incorreta, numero de repetições exagerado, ou cargas muito elevadas que comprometam a execução do mesmo e todo exercício mal orientado pode ser lesivo, tem “n” pessoas que se machucaram andando de bicicleta, mas é errôneo afirmar que a pratica é perigosa e danosa a saúde.
    Eu tenho amigos que criaram umas hernias de disco na década de 80 com treino de musculação, mas já vi aluno se recuperar de lesão grave de hernia de disco com musculação, acho a matéria exagerada. No RJ na década de 90 surgiu uma corrente de prof. muitobem gabaritados falando em proibir certos exercícios, porque lesionava…o músculo lesionado cresce, antigamente para certas torções se engessava, agora se faz fisioterapia, se MOVIMENTA a articulação, claroque temque ser guiada por profissional, mesma coisa da musculação! necessita de profissional gabaritado e capacitado, não apenas formado ou pós, já vi muitos alunos na sala com dúvidas e medos sobre treinamento com pesos para pessoas com patologias, e ficavam de boca aberta com se vissem fantasma quando se deparavam com alunos acima de 80 anos com histórico de problemas articulares FAZENDO exercício com pesos, leg, com 110kg, mulheres fazendo supino com 20kg, porque as pessoas se esquecem de sair da sala de aula, ou de ir para ela, e entrar dentro de uma sala de musculação. abrç. e bons treinos.

  10. Zero disse:

    Remada em pé com polia também é prejudicial?

    Grato

  11. patricio disse:

    Acho que vou para de fazer desenvolvimento ombro por trás da nunca.

    • junior disse:

      ja faz 2 anos que malho o meu ombro e o musculo mas malhado por causa desses exercicios nao acho eles pirigoso mas sim otmos para o desenvolvimento do ombro mas tambem eles podem sim ser ruim eu machuquei meu ombro por causa do desenvolvimento ombro por tras da nunca

  12. Prof. Márcio Tinelli disse:

    Sim, sempre existirão exercícios que podem lesionar, o mais simples que seja, porem se extiver sendo orientado por profissionais capacitados dificimente acontecerá, pois a formação de um exelente prof. deve consiliar a teoria com prátrica.
    Abraço.

  13. samuel disse:

    se esses exercicios para ombro e trapesio nao pode, intao por favor, me indica outros q posso colocar no lugar deles, pq se nao eo vou ter q ficar sem treinar trapesio e ombro, pq esses sao os principais exercicios para esses dois musculos,,,,
    dai vou ficar parecendo uma esfirra..;;;
    aguardo essa ajuda sua.
    obrigado

  14. samuel disse:

    arnold e ronin coleman, sempre fiseram esses exercicios e nunca vi eles falarem q lesionam..
    o q aconteçe é q tem essas mulekadas q começam na academia e ja quer por 25 kilos cada lado para fazer esses exercicio ai fazem tudo errado e peidando..
    o segredo é fazer com cargas leves e bem concentrado,,
    tenho certeza q nunca vai fazer mal, pq faço esses exercicios a 4 anos q treino e nunca senti dor… somente no supino q eo regaço, pq participo de campeonatos, tenho 70 kl e levanto 140 no supino c tiver alguem ai no forum q quizer tirar um x1 é so ligar (67) 81684165,, (somente com apostas ok, $$$) qualquer lugar do brasil.

    • Mike disse:

      Tá socando Creatina no cú véi ? kkkkk rachei o bico kkkk

    • Felipe disse:

      Falo tudo brother.

    • Diego disse:

      Eles além das lesões tem problemas cardíacos e para quem já presenciou a alimentação destes caras de fisioculturismo é sunreal, foge da nossa compreensão… Acho que a premissa é a que vale se eu for falar individualmente como é meu caso tenho lombalgia não faço uma pancada de exercícios …

  15. johnny lima disse:

    realmente existe uma vontade inocente de ficar forte que acabamos fazendo besteira.

  16. FERNANDO disse:

    OLA GALERA, SOU FORMADO EM EDUCAÇÃO FISICA E SOU DONO DE UMA ACADEMIA. O QUE POSSO FALRA SOBRE ESSE ASSUNTO É O SEGUINTE:
    REALMENTE O OMBRO É UMA REGIÃO MUITO SENSIVEL, MAS NÃO TEM PROBLEMA EM FAZER TODOS ESSES EXERCICIOS!!!!!
    O PROBLEMA É QUE MUITAS PESSOAS NÃO SABEM FAZER DE FORMA CORRETA E COM DISCIPLINA!!!
    SENDO O OMBRO SENSIVEL, VC TEM QUE PEGAR LEVA E NÃO EXAGERAR NO PESO!!!
    COLOQUE SEMPRE O PESO EM QUE VC POSSA COMPLETA A SERIE DE EXERCICIOS NA PARTE DO OMBRO!!!

    NUNCA EXAGERE COM OS PESOS!!!!

    TENHA DISCIPLINA!!!

    • cristiano seguidor mestre Arnold disse:

      MUITO BOA SUA COLOCAÇÃO FERNANDO O POVO Q ARREGAÇA COM 2 MESES DE ACADEMIA E ACABA C FODENDO E PRINCIPALMENTE O OMBRO AI FICAM UNS MESES CHORANDO NA ACADEMIA AIAI MEU OMBRINHO ENTAUM COMO DIZ O FERNANDO TENHA DISCIPLINA NADA DE FICAR QUERENDO C APARECER NÃO ABRAÇO

  17. ricardo disse:

    CARA …!!! EU TIVE ÉRNIA DE DISCO,E A CAUSA FOI O STIFF PASSEI UM ANO SEM PODER CAMINHAR DIREITO,PORQUE A ÉRNIA COMPRIMIA O NERVO SIATICO,QUEM NÃO OUVIR OS CONSELHOS QUE LASQUE-SE !!!!

  18. Profª Fernanda disse:

    acredito sem dúvida que não existam exercicios proibidos e sim maneiras erradas de se executar, haja vista que se não tiver um profissional da area ,podem sim causar lesões graves e não é isso que queremos.

  19. bionico disse:

    sei la acho meio estranho esse post porque faz 5 anos que faço academia e sempre faço eses exercicios e nunca me lecionei

  20. Aude disse:

    É verdade, e quando nós educadores físicos com experiencia vamos corrigir os (instrutores) sem formação falam coisas absurdas, mas…

  21. Roberto Zanocco disse:

    Sou praticante de atividade física há anos, tenho 44 anos, 1,84 78 kg e sempre tive dificuldade em adquirir massa muscular… Treino 3 a 4 x semana e gosto de exercitar todos os grupos por treino, dosando as séries (2 ou 3 exercicios por grupo grande e 1 ou 2 por pequeno)e as repetições… 3 x 8 a 12x. Confesso que ando perdendo a disposição para treinar pesado, pois na fase que fiz isso, me senti enrijecido demais…tendo até torcicolos e o corpo retesado. Hj treino mais leve… Alguma sugestão para me passarem, para que eu tenha um melhor proveito dessas minhas 1,5hs por dia de treino?

  22. Fabiano disse:

    Galera, o desenvolvimentovpor tras da nuca é um ótimo exercício. Ele é relativamente perigoso, porque realmente, quando você chegar no limite das repetições, como você vai levantar a barra atras da sua cabeca e coloca-la no chao de forma segura, se seu ombro está “cansado”?

    Simples, faça o exercicio como se você estivesse fazendo agachamento: quando chegar na ultima repetição, apoie a barra aos seus trapézios e ombros como se você estivesse fazendo agachamento, e coloque no encaixe da maquina. Simples e seguro.

  23. ivan disse:

    o exercício de musculação deve se adaptado a idade, ao objetivo do indivíduo e suas condições de saúde e físicas.forçar em excesso ossos, cartilagens e tendões geralmente causam lesões.o músculo, bem trabalhado, tem capacidade maior de se adaptar e hipertrofiar ou aumentar força , rapidez, flexibilidade.

  24. Norberto disse:

    Bom, não sei proibido existe exercício, o fato é que fiz o movimento livre por tras da nuca com 60kg e fique quinze dias sem ir a academia com dores no ombro. Acho que faz sentido.

  25. Genival Júnior disse:

    São muito boas as suas orientações, tem bases cinesiológicas, biomecânicas e funcionais. Acredito que existem exercícios proibidos para algumas pessoas e exercícos que colocam em riscos nossa saude e que devem ser substituidos por exercícios mais seguros e que promovem um resultado igual ou até mesmo superior. Parabéns.

  26. Kiko DF disse:

    Um grande percentual de praticantes de exercícios – seja musculação, sejam quaisquer outros -, não tem fundamento científico para o que está fazendo. Muitos “profissionais” que atuam no mercado também não têm o conhecimento necessário para atuarem como orientadores. O que se observa são repetidores de repetidores de repetidores… e assim vai.
    Um exercício ser prejudicial ou não, sem dúvida, vai de como e quando é executado, e claro, por quem. Entender a estrutura humana é fundamental para qualquer intervenção ativa nessa estrutura.
    Nesse sentido, vejo como imperiosa a necessidade do estudo aprofundado, principalmente por aqueles que orientam a população. Àqueles que se acham doutores no assunto pelo fato de estarem há anos em uma academia, por exemplo, e cultivarem seus corpões, esculpitos a custa de muito esforço, desorientação e claro, muita sorte, é sempre tempo de aprender.
    Abraçõ a todos.

  27. Renato disse:

    Eu nao entendo mt dessas coisas, mais esquisito e, postarem isso aqui e vc ver depois o site dando dicas de exercícios com alguns destes movimentos, eu so acho q bem executado nao tem problema nenhum, tem q ter prudencia nao exagerar no peso e nem nas repetições.

  28. renato disse:

    muitas informaçoes uteis
    mas tb ta muito forçado

  29. FABIANA disse:

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE QUEM TEM HÉRNIA PODE FAZER MUSCULAÇÃO?A MINHA É L4 -L5 E L5- S1.PRATIQUEI MUSCULAÇÃO DURANTE 14 ANOS E HÁ 4 MESES DEIXEI POR CONTA DAS DORES DIÁRIAS.AGRADEÇO SE PUDEREM ME RESPONDER.

    • DAVID disse:

      Boa tarde se na sua cidade tiver alguma academia de pilatos ,com certeza vc ira adquirir o melhor exercício para o tipo de treino que vc precisa , pois o pilatos aborda todos os músculos que reveste o esqueleto, ou seja músculos esqueléticos os mais profundos que estabiliza as estrutura óssea do corpo humano , no seu caso são os músculos eretores da espinha lá eles tem todo tipo de aparelho específicos; E uma boa natação, acupuntura ira aliviar suas dores, claro com aprovação do seu médico pois é muito importante para não ter lesões futura, de uma pesquisada vale a pena.

  30. Clayson disse:

    alguém poderia me dizer um exercício que substitua a remada alta?

    • DAVID disse:

      Todos que trabalham os músculos do trapézio , a remada alta é um treino especifico para o trapézio e não para o ombro.

  31. Clayson disse:

    Ps.:já faço 2 tipos de encolhimento

    • Manoel disse:

      Sim, remada alta,lol, cara se voce fizer esse exercicio e não sentir nenhum desconforto, não vejo porque não continuar fazendo ele, eu acho que essa parada de exercicio proibido depende tambem da biomecanica da pessoa, algumas pessoas conseguem fazer sem problemas e outra não.

  32. Adriel disse:

    eu fiquei em coma 40 dias agora nao caonsigo andar sozinho mais,ou apoio em alguma coisa, eu teria q catar força nas pernas certo, eu queria saber q exercios q teria q fazer pra isso ser mais rapido e o q devo tomar e nao tomar!?

  33. Douglas disse:

    Meu não quero esculacha ninguem. mas tipo post ta horivel meu deus a maioria desses essercicios são otimos… nanananna..

  34. kaddaver disse:

    Né por nada não, mas esse papo todo ai é de pessoas que ficam anos na academia e nunca veem resultado, ou seja, bando de frangos que executam o exercicio de forma errada e so se machucam.

  35. marcos disse:

    Remada em pé é o unico exercicio que faz o trapezio crescer, se o tirar da sua serie, qual exercicio pode-se fazer para substituilo?? Eu sempre fiz remada em pé e nunca senti nada

  36. tiago disse:

    Eu faso academia e ninca tive ploblema

  37. Eddninja disse:

    É claro que a longo prazo, alguns exercícios podem prejudicar as articulações e os ligamentos. Tem gente que treina a 5 anos e já acha que sabe muito….porém não sabem nada!! São todos excelentes exercícios para o desenvolvimento muscular, porém a carga exigida nos ligamentos não são proporcionais, o que ao longo dos anos pode causar lesão. Claro que quem faz aquele treininho mais ou menos terá menos risco. Quanto maior o peso, maior o risco.

  38. benicio disse:

    isso ai e opinião de um frango q não sabe nada de treino e logico que e colocar um iniciante q não tem a musculatura preparada pra suporta vai da merda agota se você ja esta com um serto fisico não vai ter poblema

  39. EU disse:

    Se não gostaram do site não são obrigados a ficar, quem está reclamando não passa de RATO DE ACADEMIA. O sujeito deve trabalhar de estivador ou chapa e ainda ir à academia, não desmerecendo a profissão, mas se o objetivo de você é pegar peso vão trabalhar de SERVENTE DE PEDREIRO….

    • deividson disse:

      gostaria de saber quais artigos CIENTIFICOS validam tais afirmações , ja foi falado e concordo com um comentário sobre o stiff que na verdade é mal executado na forma referida , o stiff arqueado nem deve ser referenciado quanto aos exercicios de trapézio realmente estão excluindo muitos exercicios limitando demais acredito que a orientação correta seria de considerar a carga a amplitude de movimento e o período de realização que não seja durante muito tempo , procurando uma variação ou exercicios que trabalhem o trapézio de maneira secundária !

  40. Rodrigo Machado Martins disse:

    Eu faço remada alta em pé e desenvolvimentos de todos os tipos e não sinto nada de ruim.

  41. DAVID disse:

    Galera faz sentido o que eles postaram eu como educador físico aprovo o que postaram, muitos vão na academia pesando 50,kl e querem fazer principalmente o desenvolvimento barra atrás com 60, kl e acham que vão ficar fibrados de um dia pro outro usem o cérebro antes de qualquer atividade fisíca

  42. DAVID disse:

    Sim a exercícios que exige maiores cuidados mas não proibidos pois cada um faz aquilo que se sentir feliz, ex: de músculos que devem ter acompanhamento do seu professor.
    1º agachamento barra livre,avanço,hack,stif, estes exercícios nunca devem ultrapassar as pontas dos pés, pois ira forçar todo seu ligamento patelar. vc sera sério candidato a dores frequente nos joelhos.
    2º levantamento terra exercícios para as costas, mau executado
    pode causar grandes problemas na coluna vertebral.
    3ºPuxador costas exercícios simples é o que vejo com muita frequência nas academias em que dou aula , até aqueles que se diz veteranos executam de forma errada, e os piores resultados vem depois dores crônicas nos ombros , ou até tendinite proibindo vc de executar exercícios para os ombros.
    Bom pessoal não sou o dono da verdade mas sou o mediador da verdade sou professor á 16 anos dou aula de músculaçao e garanto pra vcs tudo que postei foi fruto dos meus conhecimentos estudos e principalmente minha esperiência que adquiri no longo do anos de trabalho.

  43. jonas disse:

    Conversei com uma das pessoas que mais entende da biomecânica da coluna vertebral Kleiton Stengel,êle falou para banir exercícios de perna que tenham que empurrar pois causão uma pressão monstro nas vertebras, com o tempo vai causar danos a coluna.Eu parei.

  44. Eric disse:

    Oi um bom dia pra vc , eu fazendo Abdomina peguei uma henia então isso fez comque eu pedesse td q tinha ganhado eu estava com 39.5 de braço agora eu estou com 35

  45. leoncio disse:

    a diferença entre o veneno e o remédio é a dose ! um bom treino tem que levar em consideração um adequado programa de treinamento ,considerando a individualidade biologia de cada individuo,somos seres únicos com varias especificações,pois se o aulo “x” tem ganhos com o treino “A” isso não garante os mesmos resultados para o aluno “y” fazendo o uso do mesmo treino! tentem lembra dos fundamentos básicos de treinamento de força!

  46. Maig disse:

    eu qria q vcs montassem uma serie pra min
    tenho 5 meses de musculação e qro um treini pra ombro, triceps e biceps pois qro ter o braço gigante
    mas eu tenho 16 anos 168 com 68 kg :(

  47. meus amigos, que se foda !!! um dos exercicios que Arnold mais usava era o desenvolvimento por tras da nuca e as remadas em pé . eai????? oq importa eh fazer com perfeição!! quer crescer sem dor vai pra pqp aqui eh no pain no gain

  48. Maig contrata um personal amigao ou entao leia bastante e monte seu proprio treino, ngm aqui eh teu pai !

  49. Augusto disse:

    Ja fiz o 1 e 2 mais adivinha em qual exercicio tive poblema asusahuash quando tava tomando creatina pela primeira vez me achei o ranbom e fui fazer pulei tricpes fautando pouco pra zerar a maquina e forcei o trapesio buuua nun exercicio tosco deste fiquei 2 semanas sem poder treinar e fora isso ate hoje q estou mais fortim n chego nen perto de zerar mais a maquina no triceps acho q fudi meu ombro esquerdo forever

  50. Charles Bezerra disse:

    Dos exercícios mencionados, acho o mais perigoso o stiff, costumo fazê-los e não sinto dores; mas valeu a pena ler o post, para ficar atento a possíveis lesões e variar um pouco os exercícios. Obrigado.

  51. C disse:

    eu faço remada em pé mas percebi que com uma pegada mais aberta este problema desaparece. quando fazia com a pegada fechada (como fui orientado) meus ombros sofriam e eu ficava cheio de dor depois do treinamento.

    atualmente estou sofrendo com a elevação de ombros. talvez porque eu faça o giro para trás. pelo que entendi, elevar o ombro sem a rotação é a forma certa e vou tentar fazer deste jeito na academia. a forma que eu fazia já tava me gerando alguns problemas no ombro e na clavícula.

    quanto ao abdominal com rotação (que também faço), causa danos se for feito sem retirar a lombar do chão? essa foi a dúvida que me surgiu.

    os outros exercícios eu não faço, e nunca fiz.

  52. bruno disse:

    muito bom o POST, parabens ao site que comporaou RISCO X EFICIENCIA alguns exercicios sugerem uma hipertrofia porem o risco de lesao acaba sendo maior do que o resultado eficiente.. eu ainda citaria outros como Supino declinado de cabeca para baixo.. e Pulley Costas …. mas so de alertar ja eh um grande trabalho que o site esta fazendo PARABENS

  53. Daniel disse:

    Boa tarde, gostei muito do conteúdo do post, porém acho que poderia ser complementado com alguns exemplos de exercícios que trabalhem os músculos em questão de forma correta! Até porque alguns exercícios que foram citados são comuns nas academias. No mais, tudo muito bom como sempre! Obrigado.

  54. Style Hiker disse:

    Se apontarmos riscos em cada movimento ou execução de certos aparelhos acharemos motivos para nunca treinarmos. Convenhamos, lesão musculares, tendinosa até mesmo óssea é devido a má execução de movimentos como também o excesso de carga e intensidade em um treino mal desenvolvido. Todos nós estamos sujeitos a lesões. Apontar alguns exercícios assim, como foi apontado nesse post é ridículo.

    • rafael disse:

      cara e isso mesmo que vc falo má execução de movimentos vc flw tudo vlw!!!

    • Diego disse:

      O post serve para aumentar o conhecimento dos riscos ao treinar já que eles existem, seria bacana saber todos os riscos pois acredito que ninguém queira se machucar podendo prevení-los.. abraços

  55. rafael disse:

    eu sempre faço esses exercicios post meio estranho esse!!!

    • Diego disse:

      É importante arrumar a parte boa do que está sendo dito… pois até treinar exageradamente não respeitando o limite do corpo pode lhe causar stress muscular e lesões…

  56. j.kennedy disse:

    esse post ta certo ou não ta ???

  57. Aguimael disse:

    O site não ta certo, porém o que eu acho que ele quiz dizer foi, que esses exercios deve ser evitado para iniciante… e se foi isso que ele quiz dizer eu concordo… a maiorias da lezoes causdas na academia são por exercios de costas e ombros, isso quando nao se tem experiencia e pratica …enfim essa é minha opnião. To no Stylo Fitnes opção nao mim esforço tanto mais tenho uma otima genetica e sou bem definido

  58. maromba disse:

    Mestre Arnold fazia Desenvolvimento por trás da nuca! SEM MAIS.
    O problema é que as pessoas fazem o exercício de forma errada, aí da merda.
    O único problema que tive com remada alta foi no pulso, mas após muito treino de antebraço esse problema sumiu.
    Articulações fracas e mal alongadas = Contusões

  59. junior disse:

    nao da pra entender . oque me dizem desse post aqui do blog /2008/08/19/treino-de-trapezio/ . entao com esse post aqui, pode desconsiderar o primeiro ?

  60. CARLOS disse:

    Prof. Cacau. Fisiologista e Especialisa em Realbilitação Cardiaca e Netabólica. Concordo com o colega, principalmente quando o objetivo for saúde. Alguns profissionais tem exposto demasiadamente as pessoas em nome da estética perfeita, absurdo. No caso do atleta isso até pode ser feito, pois são profissionais e sabem os riscos que correm em prol dos resultados.

  61. Anderson disse:

    Muito interessante o post…
    Mas me tira uma dúvida, seja em qual academia você for a maioria dos instrutores(todos que conheço) colocam no treino abdominal oblíquo, que é bem como mostra a foto girando o tronco deitado.
    Isto é realmente prejudicial ou algum tipo de oblíquo que pegue o reto junto é diferente?
    Não entendi muito bem, alguém poderia explicar, se for o caso eu vou banir este tipo de abdominal do meu treino e utilizar outro para treinar o oblíquo.

  62. Ronaldo disse:

    Meio estranho taxar esses exercício de trapézio como proibidos….

    Desses exercícios, o único que faço é o desenvolvimento por trás da nuca… Não malho nenhum exercício de trapézio, pois sou meio anômalo e os meus trapézios são muito grandes em comparação aos músculos dos meus ombros como um todo, ao ponto de ficarem um pouco desproporcionais e, sim, ficam feios, pois tenho tendência a ter ombros estreitos e fica um negócio estranho! (com certa frequencia, pessoas que não conhecem minha rotina ou meu biotipo, chegam pra mim e falam: “cara, para de malhar só trapézio tá desproporcional”… e lá vou eu explicar que não malho trapézio… e o pior que eu sei que muitos não acreditam no que eu falo e acham que é só desculpa boba)…

    Mas voltando ao assunto, acho esse site excelente, com muitas dicas valiosas, mas vejo algumas incoerências em certas postagens postagens… já vi postagens aconselhando a fazer certas coisas e outras desaconselhando as mesmas coisas (isso nesse mesmo site)… enfim, acho que seria interessante uma uniformidade maior nas opiniões ou esclarecer que isso diverge de outra coisa que foi postada aqui.

  63. Bigspin disse:

    O que faz zuar o ombro é exercicio mal feito e carga excessiva. As vezes sentia dor no ombro quando fazia supino inclinado, o problema estava na carga eu queria pegar o mesmo peso do supino horizontal. Solução, diminui o peso do supino inclinado e não tenho mais dores. Qualquer exercicio que força de mais as articulações e alongamento do ombro tem que ter carga moderada. 1 ano e cinco meses de treino.

  64. Ari fernandes disse:

    Nos meus 30 anos de experiência posso dizer com certeza que não existe exercício proibido e sim feito erradamente pois tudo vai do condicionamento e postura de cada aluno não adianta querer dar exercícios avançados para iniciantes e nem cargas absurdas…

  65. Leandro disse:

    Quero vê o nome de que fez a pesquisa e onde foi feito

  66. ygor disse:

    o desebvolvimento atras assim como a puxada atras podem lesionar a cervical caso a barra venha a bater ali..exemp. o cabo arrebentar na puxada ou no desenvolvimento a barra escapar…

  67. Gabriel disse:

    Então me explica porque diabos o Jay Cutler, 4x campeão do Olympia, faz remada em pé? #FAIL!

  68. geraldo disse:

    nunca tive problema em fazer nehum desses exercicios se fizer corretamente.

  69. Bruno Queiroz disse:

    Trabalho a 8 anos com Musculação, agora também com Pilates e Treinamento Funcional, concordo com algumas coisas citadas acima, como Stiff com Flexão da Coluna, Desenvolv. Atras, e Encolhimento com Rotação Anterior, mas nunca vi estudos comprovando que Obliquos com rotação são maleficos, pois na Clinica de Fisio que trabalho, é um dos exercicios que utilizamos para tratamento de pessoas que ja tem historico de hernia discal, protução, etc. Acredito que tudo tem um limite é claro, o aluno deve executar o exercicio com maior precição possivel, mantendo estabilidade do abdomem transverso e não executar retoversão da pelve, mas acho que tdo deve ser avaliado muito minunciosamente antes de se dizer PROIBIDO. Acredito que não exista exercicio proibido, e sim pessoa inadequada para determinado exercicio.

  70. Paulo disse:

    O cara que escreveu o artigo é um Dr. pessoal… Acho que concerteza ele deve ter estudado sobre o assunto! O fato de alguns malharem anos, não nos faz doutores.

  71. Carlos disse:

    Cara, tenho uma dúvida.. Se desenvolvimento por trás da nuca faz mal, a barra fixa por trás da nuca também faz? Eu costumo sempre fazer esse tipo de barra

  72. Samuel Claudino disse:

    Coisa mais comum, é ve os comedia se matando no trapezio e ainda por cima girando o ombro,kkkk, Stiff tb, muitos poucos fazem certo tanto esse quanto qualquer outro q tem q manter a lombar reta, porem dos outros 3 nunca tive problema, e acho q vai de pessoa, mais é sempre bom toma cuidado, mais tira o desenvolvimento por traz do meu treino vai ser meio dificil.

  73. hudson disse:

    o que fazer com alunos sem cabaça que acham que sabe mais que vc

  74. rdo disse:

    gente me ajudem, tenho corpo parecido de Viviane araujo, mas nao esta definido embora as pernas sejam grossas, isso esta me incomodando que tipo de treino devo fazer

  75. ketleysb disse:

    gostei muito das dicas,acho que só assim descobri que fazia alguns exercicios errados.obrigada pelas dicas

  76. Ari disse:

    Parabéns pela matéria, muito boa!

  77. raphael disse:

    resumindo…o post fla q nao se deve malhar trapezio oO ta de sacanagem né?!
    e valido apenas para iniciantess…

  78. Cleber Reis disse:

    Taí, curti o blog. Traz dicas legais de maneira ética e polida, sem desfazer de quem quer que seja. Parabéns !!!

  79. Russo disse:

    Bom,já malho a 2 anos e não vi nada de errado com esses exercícios,e já vou falando o que falo para outros,o problema não é o exercício,mas sim SUA EXECUÇÃO INCORRETA…

    1º Exercicio => para quem não tem prática,é mto perigoso sim,faça com alteres,o que não precisa colocar o alter atras da cabeça,mas sim ao seu lado

    2º Exercício => Foque na distância entre suas mãos(aconselho uma palma de mão(ou +) a partir do centro para cada braço — melhor exercício para ombro e um dos mais seguros,FAZENDO DA MANEIRA CORRETA)

    3ºExercicio => O múscuo trapézio não é apenas a parte de frente que todos vêem,mas sim um musculo que se estende do inicio do pescoço até o meio das costas.Girar para frente apenas trabalhará mais a parte de baixo do musculo,para trás trabalha mais a parte de cima(a mais visível = “acima dos ombros”)

    4º exercicio => esse sim,se vc errar o exercicio poderá ter uma luxação da lombar

  80. Ruhan disse:

    Ae, galera fiquei com uma duvida, a remada alta (em pé) não seria aconselhável também feita no cross ? ou lá o problema se isola ?

    • Evandro disse:

      Não faz diferente nenhuma com a barra e no CROSS, esta no mesmo movimento!!! A diferença é cadeira fechada, cadeira aberta e o peso!!!!!! o Trabalho é o mesmo. Leia em baixo da minha crítica desse autor na data 19/10/2012.

  81. jonata disse:

    80% das informaçoes nesse artigo sao de afirmaçoes nao empiricas, e sim de medicos que preferem nao arriscar pelo fato de nao confiar nos profissionais de Ed. Fisica. exercicios como os comentados acima sao otimos desde que seja realizado com conciencia. falta de conhecimento faz com que as pessoas leiam uma escrotice dessa e acreditem 100%…

    • Prof. Daniel da Mata disse:

      Jonata. De fato, a coisa que mais nos deixa revoltados é a intromissão dos médicos na nossa área. Porém, não sei se os exercícios, acima mencionados, foram redigidos e editados pelos médicos. Pelo que eu entendi, acho que você quis dizer que todos os exercícios acima podem ser feitos, porém, da maneira correta. Apenas existem técnicas que são dispensáveis. Eu atingi um ótimo resultado para deltóides, por exemplo, sem a necessidade de fazer desenvolvimento pela nuca. Sempre fiz pela frente e hj consigo fazer desenvolvimento com 30Kg de cada lado numa barra olímpica de 20Kg. Stiff!!! Mas é claro que Stiff TEM que ser feito com as costas retas! Seus paravertebrais precisam contrair para estabilizar toda a coluna. Excelente exercício para fortalecer posterior de coxa, glúteo e costas! Abraço!

  82. leny disse:

    Eu gostei muito dessa matéria.Acabei de descobrir que malho totalmente errado; principalmente o abdominal girando o tronco.
    muito boa a matéria.Vivendo e aprendendo.

  83. Marcus Felipe disse:

    Cara eu executo quase todos, mas com boa execução costas retas, sinto muito o ombro… ate os abdominais eu faço, e posso lhes dizer nunca tive problema algum, a maioria das pessoas que se machucam… e a execução mal feito, e malho a 4 anos, nunca tive nenhuma lesão nem nada.

  84. Jullyan disse:

    Cara esse exercicios estão na cara q são so pra desgracar a vida de um ser humano…nao faco exercicios em q sinto dor na hora da execução(como a remada em pé) mas como eh bom acordar no outro dia e sentir dor nos musculos q vc malhou…essa sim eh a melhor dor do mundo!!

  85. Puuuutz. tem que fazer uma peneira legal, ter muito bom senso na apuração de tudo que se le… aaaffff

  86. Homer Simpson disse:

    Muito legal o artigo. Só faltou indicar exercícios para substituir estes.

  87. VICTOR DANIEL DE LIMA disse:

    …caros amigos, quando postarem algo do gênero, por favor coloquem a bibliografia dos artigos pois só assim eles se tornam fonte de pesquisa ou até mesmo para tirar dúvidas!Não existem exercícios proibidos na musculação…. alguém já viu alguem morrendo executando um…. existem pessoas mal orientadas que as executam, e professores mal preparados no mercado que as prescrevem para determinado aluno! VICTOR DANIEL DE LIMA – PERSONAL TRAINER PÓS GRADUADO EM BIOMECANICA – FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E PERSONAL TRAINER PELA FMU – GAMA FILHO E USP – CREF 059775-G/SP – ABRAÇO A TODOS E ÓTIMOS TREINOS!

  88. MAURO disse:

    GOSTEI DO POST PORÉM NAO CONCORDO COM ALGUMAS COLOCAÇÕES

  89. Bob disse:

    Qual exercício poderia substituir a remada alta então? Sendo que para trapézio existem poucos exercícios

  90. rennan silva disse:

    Concordo em termos com o post … tenho 6 anos de academia sempre treinei no meu limite ….. ja ouvi de grandes estrutores que por exemplo remada em pe e um exercicio ruim para iniciantes .. porem se ja tem um bom tempo de academia sua musculatura estara preparada para isso …. , encolhimento com giro concordo com o post totalmente … stiff concordo … ali o movimento esta errado poriso causara danos …. remada em pe ate hj tem dias que sinto uma queimação no dia seguinte que nao são de fibras rompidas e sim uma inflamação … so que aii eu levo meu ditado “No Pain No gain” remada em pe me ajudou a construir trapezios gigantes sei que no futuro vou sofrer com mtaaa dor nas articulaçoes e ligamentos mas nao troco isso por nada =D … claro quando sinto a dor de inflamação pego mais leve e cuido ate tiver 100% ….

  91. Andrei disse:

    Concordo com o post !!

    Antes de começar a malhar, li um pouco sobre o assunto, e vi os exercícios que eu não deveria fazer.
    Tirei a dúvida com o instrutor e ele confirmou tudo!!

    Deixo uma dica par quem tá começando:
    Não comece a treinar já com suplemento, é preciso que seu corpo crie estruturas sem estímulos extras para que com a falta do estímulo, você possa dar conta.
    Depois de duas semanas e ganho de 1,5 kg, comecei a tomar Cobavital, medicamento para apetite totalmente legal e sem efeitos colaterais a não ser o sono forte nas primeiras doses.
    Custa em torno de 12 reais. No meu caso, ganhei 7 kg em 20 dias. Estou feliz e de consciência limpa.

  92. ren_2012 disse:

    com certeza eu irei parar com esses esxercicios,estava executando todos os dias,parabens ai site pelas dicas adorei

    • Evandro disse:

      Executando todos os dias??? Lembre-se cada músculos tem descansar no mínimo 48 horas, fazer mesmos exercícios todos dias é GRAVE PROBLEMA!!!!

  93. Rosemberg disse:

    Só posso definir de um modo: Diarreia mental! PONTO!!!!

  94. Guilherme Flesch disse:

    Se tem desenvolvimento nas costas, deveria ter a puxada nas costas também.

  95. Evandro disse:

    Discordo 1° à 4° Exercícios, não há contra indicação na REVISTA BRASILEIRA MEDICINA DO ESPORTE (é o artigos 100% comprovados), o autor que escreveu nesse artigo acima tem a visão dele de forma diferente dos outros profissionais, sera que ele esta observando o aluno executando corretamente? Sera que viu aluno com carga abusivo? Sou professor de musculação há 15 anos, passo nesses exercícios aos meus alunos não houve nenhum problema muscular até hoje e claro que alguns alunos tem restrição do ombro, coluna e etc aí sim, evitar nesse tipo de exercício. Será o autor pergunta aos alunos que tem a restrição? Para por ai… No 5° exercício realmente evitar na sala de musculação PRINCIPALMENTE para os alunos que tenha problema lombalgia, cifose, escoliose e lordose, e claro observar muito aos alunos mesmo que não tenha restrição, corretamente fazendo o stiff com a coluna BEM RETA e o joelho semi flexionado. Fica a minha dica!!!

    • Evandro disse:

      OBS: Não passaria nesses exercícios acima para os alunos INICIANTES!

    • Márcio Zulu disse:

      Chegou no ponto, por isso que usa-se a lógica, para academias

      Iniciante, intermediário e Avançado!!

      Cada qual com suas limitações e capacidades inerentes e adquiridas ao longo do tempo..

      Esse povo que lê e não colhe informações de artigos e afins, toma algumas publicações como verdade absoluta!!!

      Sad!

  96. Lucas disse:

    Porra, cada um treina como quer e para de viadagem!

  97. Daniel disse:

    Post sem fundamento,todos esses exercicios são muito importantes para o atleta,menos fazer stiff com as costas arqueadas é claro,mas com a postura certa tem q fazer!Exercicios proibidos da musculação,forsou a barra ai!!

  98. ezequiel disse:

    realmentetem uma certa verdade no que foi relatado,ja tem quase dois anos que malho, ja fiz varios tipos de exercicios, pra quem te um conhecimento sobre o corpo humano sabe que certos exercicios pode acaretar lesoes ernia, e sem contar que com uma serie de exercicios errado o seu treino pode estar comprometido, o acumulo de exercicios pode estar fazendo voçe perder massa musculas, enver de ganhar, fl de mim eu tenho uma problema tenho uma grande dificuldade pra ganhar peso, entao tenho que estar selecionado o que vai me ajudar a desenvolver melhor, sem me machucar!!!!!!

  99. prof luiz claudio disse:

    com certeza essas dicas são super importantes para os praticantes de musculação

  100. Tiago disse:

    Concordo com os exercicios, apenas o desenvolvimento por tras nao acho tao lesivel qnts os outros! Agora o resto…cortei do meu treino e substitui por outros, simples!!! Temos mts variações de exercicios para ficar presso nesses apenas!

  101. Alexandre disse:

    abdominal com rotação é o meu exercicio preferido de abdomen…. merda!

  102. Carlos Santos disse:

    òtimas dicas! e pra melhorar mais ainda, diga-me quais execícios que eu poderia estár fazendo para substituir esses que podem causar lesões.

  103. Rogério disse:

    eu ñ sei c isso td é verdade,eu pratico todos os exercicios e ñ sinto mau algum…eu treino a mto tempo e me funciona legal fazer todos eles,na minha opinião uma pessoa só vai ter algum problema c caso ela treine errado…c isso fosse verdade eu teria visto isso nas aulas de ed.fisica!nunca vi isso na minha vida!é como eu disse,eu ñ sei c é verdade ou ñ,mais vou ser sincero,pra mim nada disso aee faz sentido!tem mtos estudos por aee ke ñ são exatamente td o ke dizem,e pra minha pessoa esse é um dele!

  104. Santiago disse:

    e se vc estiver na vertical? mesmo assim não é possível fazer o abdominal oblíquo? mesmo assim ele causa problemas?

  105. Matheus disse:

    muito útil, relação de exercícios de ombro eu fazia tudo errado! haha e tenho uma hérnia.. kkkkkk

  106. andre disse:

    ola, fecho com a professora, cautela e caldo de galinha e bom e nao prejudica , principalmente em musculaçao, onde o treino e especifico e exige do praticante; o que penso , e que se precisa de uma boa adaptaçao, e depois ir se desenvolvendo aos poucos… musculaçao e para a vida toda, nela da para ser forte , emagrecer, engordar, ser flexivel, ser rigido , ser grande , e outros… os exercicios devem e podem ser combinados com os exerc aerob.mas nunca deixem de praticar a musculaçao… ainda mais para quem ja tem mais de 40 anos… o resto e barraco… abraços a todos e um bom 2013…

  107. marcus vinicius disse:

    muito bom esse poste , ja treino há algum tempo e fiz exercícios errados como a remada e puxada atraz , parabéns pra quem postou !!! valeu

  108. Marcos Costa disse:

    Qual seria o substituto à altura para a remada em pé?

  109. enderson disse:

    Eu faço abdominais com rotação do tronco pra trabalhar os obliquos. Agora eu sei que é errado, mas qual a alternativa pra trabalhar os obliquos?

  110. Allan Carlos disse:

    bem já que esses exercícios são prejudiciais eu gostaria de saber qual é o exercício que substituirá a remada alta?

    desde já agredo a resposta.

  111. Tales disse:

    nao e a questao do exercicio e a questao de quanto peso tu coloca e falar que vai conssigir corpo sem sentir dor isso é mito e a mesma coisa que falar que fazer 300 abdominal por dia vai trinca seu abdomen ta malhando é pra suar frango começa agora e quer molesa depois de algum tempo tu não senti mais dor mais no começo sempre é assim.

  112. Mike disse:

    É mesmo o pior post alguma vez publicado, cê nao percebe nada dessa porra, só a ultima imagem que tá certa, as outras faço e recomendo!

  113. Marcus disse:

    Hoje comecei a fazer o stiff e realmente senti bem pesada a dor, estou fazendo para melhorar a postura pois estou ficando curvado. Alguem sabe um exercicio para esse objetivo alem do stiff??

  114. Rodrigo Almeida disse:

    Ótimas dicas, comecei a pouco tempo e estava fazendo remada alta, vou conversar com meu instrutor sobre este post. Aproveitando, sugiro que alguns usuários do site deixem de lado um pouco os pesos e segure alguns livros. Por favor, tem erro de português em alguns comentários que até desanima em prosseguir a leitura, vamos malhar um pouco o cérebro também…

  115. disse:

    Sem dor, sem lesão, sem gorfar depois do treino?
    Quer vida boa vai fazer balé! PQP…

  116. pedro disse:

    Agora descobri porque eu estou com sindrome do impacto e não melhora…

  117. SOBRE REMADA EM PÉ
    Pesquisando, vi que existem três tipos de acrômio, um dos ossos do ombro. O problema da remada em pé parece estar relacionado à isso, pois existem acrômios ganchosos, que deixam mais suscetível a ocorrência de atrito deste osso com o úmero, do braço .

  118. gomes disse:

    entao amigo por favor me responda algo por qual exercicio eu substituo o desenvolvimento com barra por tras que vcs indicaram na serie para definicão. agrandendo desde ja obrigado

  119. Kaique Saraiva disse:

    mano eu nao sabia dessa eu fazia esses exercícios todos !
    agr vou pensar 2 vezes antes de fazer dinovo!

  120. Lucia Maria disse:

    EU FASSO STIFF, A UM ANO

  121. Claudia Alves Benfica disse:

    eu ja tenho ernia de disco , eu fazia esse tipo de movimento

  122. alyson disse:

    proibido não,apenas tem que ser acompanhado por um profissional de educação física,assim como qualquer tipo de exercicios,assim avaliando se o individuo esta apto a fazer.

  123. rosaria disse:

    Concordo consigo Alyson,”proibido não”. Apenas incorrecto e contra indicado, se quiser fazer pois bem, mas o alerta já foi dado e outra, o profissional de Educação Física não ira nunca monitorar exercícios contra-indicados. Não e questão de aptidão,pois de principio todos estamos aptos para algum exercício e ai que entra o profissional para o ajudar a fazer correctamente porque só assim obtém-se bons resultados.

  124. rui disse:

    alguém pode dar uma dica do que fazer para substituir a remada em pé?

  125. stiff e uma merda neim faço so serve acabar com as costas

  126. stiff e uma merda neim faço so serve acabar com as costas

  127. stiff e uma merda neim faço so serve acabar com as costas

  128. keytt cezare disse:

    Vai muito do Profissional,tem postura correta flexão de joelhos contração de abdomem,respiração correta,tudo para ajudar na execução certa do exercicio..mas também tem muitos professores que não estão nem ai..passam de qualquer jeito..e que se dane..e não é bem assim..então não acho que exista exericio ou atividade fisica incorreta,existe pessoas que não são aptas a praticar.ou por problemas de saúde ou que não tenho uma preparação físíca para executa-los corretamente..Sou Ortopedista Traumatologista e Fisiologista Biomecânica do exercicio Físico.

  129. e essas pessoas que nao tem condiçoes de pagar uma academia boa sofrem com isso, porque essas academias de quinta categorias nao tem personal e os alunos fazemos os exercicios tudo errado, depois sofrem da coluna, tem ernia …, e corre pros hospitas, ai ja é outra coisa; eu acho que deveria ter mais fiscalizaçoes da parte do gaverno,; falou aki é o angle de belém, fikam todos na paz e bom treino, e procurem uma academia que tem pelo menos estagiários de ed fisica, porque é a sua saude que está em jogo.

  130. Juliana Goulart disse:

    corrigindo minha linda FAÇO ok? kkkkkkk

  131. Juliana Goulart disse:

    Erick Medeiros kkkkkk

  132. Igor disse:

    se esses exercicios são tão proibidos como vc disse, porque que no post “ombros largos – Aprenda a treinar o deltóide” vc indica fazer o desenvolvimento com barra por trás da cabeça e a remada em pé ?

  133. já vi no site hipertrofia.org um treino para ganho de deotóides, onde tem o exerc desenvolvimento e remada como essencial, afinal prejudica ou não?

  134. Mateus disse:

    Legal, mas eae?! Falou dos movimentos mas não sugeriu opção de troca pq!?….além disso, a matéria é conflitante com outras do proprio site. Deixando a desejar heim!

  135. carlão disse:

    então qual exercicio fazer p deltoide?

  136. Eric Willian disse:

    o próprio site de vcs diz que o desenvolvimento por trás é “UM DOS MELHORES EXERCÍCIOS DA MUSCULAÇÃO!!!!!!!” http://www.hipertrofia.org/blog/2007/05/20/desenvolvimento-por-tras/

    “E QUEM PROIBIU? SEGURAMENTE NÃO FORAM ATLETAS OU TREINADORES EXPERIENTES, TAMBÉM NÃO FORAM CIENTISTAS DA AREA” (fonte VOCES MESMO!)

    Que contradição é essa galera?

  137. SHAPUDO disse:

    Quando li esse artigo há um ano, e fazia pouco tempo de academia, realmente tirar os exercícios como remada alta, puxada atrás da nuca e desenvolvimento atrás máquina(se bem que não foram esses os citados) tiraram e muito a minha dor.

    Mas hoje em dia eu não levaria tão a sério. Todos esses exercícios(menos o 5° que é execução errada)[e o terceiro totalmente inútil] podem beneficiar se tiver uma técnica boa. E também, não devem ser feitos até a falha, mas sim com um pouco menos de carga. E também não são recomendáveis para serem feitos para sempre, fique com eles durante uns 3 meses, depois troque.

  138. Jonathan Marques disse:

    Tudo verdade. Acrescenta a esta lista ai a elevação lateral com ombros na linha do corpo, também causa síndrome do impacto crônico. Esse exercício deve ser feito com abdução no plano da escápula, tipo uns 45º, ai livra o supraespinhal de ser comprimido pelo tubérculo maior do úmero. Flw.

  139. RODRIGO disse:

    Foi nesses dois primeiros que eu fodi meus ombros.

  140. Rodrigo disse:

    Não siguam esse post. Pura idiotice!

  141. Vinicius Silva disse:

    Cadê as provas cientificas? Cadê a biomecânica? Desculpe, seu artigo é inválido!

  142. AND disse:

    não to entendendo o site de vcs uma hora vc falão uma coisa faz mal depois fala que faz bem

  143. wesley disse:

    Pior site de musculaçao que eu ja vi. Por acaso vc pensa que vai crescer fazendo so rosca direta e elevaçao lateral kkkkk provavelmente quem seguir este post nao vai crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>