Os 10 Maiores Erros Que Iniciantes Cometem na Academia

Veja quais são os maiores erros cometidos por iniciantes(e alguns avançados) dentro da academia, aprenda à contorná-los e tenha muito mais ganhos.

MikeSerious 300x180 Os 10 Maiores Erros Que Iniciantes Cometem na Academia

 

1 – Criar Expectativas Irreais

O erro mais comum cometido por iniciantes com certeza é criar metas ou expectativas fora da realidade. Criar metas mirabolantes, como uma mudança radical do corpo em apenas alguns meses pode ser um tiro no escuro se você nem ao menos conhece o seu corpo e como ele vai responder aos treinos. A musculação é um esporte que exige paciência e conhecimento próprio. Não perca tempo criando este tipo de expectativa, foque sua energia no próprio treino e alimentação.

2 – Falta de Consistência

Algumas pessoas, principalmente os iniciantes, simplesmente não conseguem seguir uma rotina de treino e alimentação com consistência. Elas pensam que podem treinar 3 semanas e parar por 2, voltar por 1 mês e parar por 3 e por aí vai. O corpo não fica “congelado” durante esse tempo que você ficou parado, você simplesmente vai regredir e perder seus ganhos a cada momento que você matar o treino.

3 – Ir Para a Academia Sem Um Plano De Treino

É comum ver algumas pessoas vagando pela academia e olhando os aparelhos ou pesos. Algumas pessoas vão para academia apenas sabendo que vão treinar determinado grupo muscular, mas fazem os exercícios que lhe convém. Para maximizar a hipertrofia, um treino específico deve ser empregado para atingir um grupo muscular de todas as formas, gerando diferentes tipos de estímulos para crescer. Converse com seu instrutor, procure artigos sobre treino e monte um esquema de treino adequado para você e siga-o à risca!

hemostack Os 10 Maiores Erros Que Iniciantes Cometem na Academia

4 – Roubar Treinos de Fisiculturistas

Um fisiculturista profissional geralmente tem mais de uma década, alguns até duas décadas de treino, isso é mais tempo do que a idade de muitos iniciantes por aí. O treino destes atletas foi o resultado de anos de experiência, são aliados a uma dieta impecável e geralmente com o auxilio de esteróides que podem favorecer a recuperação muscular muito além do natural.

Ao tentar executar o treino de um atleta profissional, existe mais chances de você acabar perdendo massa muscular e se lesionar, do que ter ganhos semelhantes ao do profissional em questão.

5 – Usar os Exercícios Errados

Outra vez, este é um erro geralmente cometido quando alguém tenta seguir o treino de outra pessoa. Um treino para ganhar massa muscular para qualquer pessoa que está iniciando, deve ter no máximo 1 hora de duração e conter exercícios com pesos livres e compostos. Exagerar nos exercícios isolados ou aparelhos vão gerar resultados medíocres ou nulos.

6 – Peso Demais com Péssima Forma

É a velha história do garoto que quer levantar bastante peso no supino, bastante carga com uma execução que deixa muito a desejar. O resultado disso serão resultados nulos e uma possível lesão. Treine para você, pois é o seu tempo e dinheiro que estão sendo investidos.

7 – Dieta Inexistente

Muitas pessoas reclamam que não estão tendo resultados, algumas delas até pensam em apelar para os esteróides anabolizantes, mas poucos prestam atenção ou até mesmo se importam com a dieta. É ela que irá guiar o seu corpo para o objetivo desejado. Você pode treinar insanamente, utilizar todo tipo de esteróide anabolizante, mas sempre voltará a estaca zero se a dieta for falha.

ghpro Os 10 Maiores Erros Que Iniciantes Cometem na Academia

8 – Não Saber O Que É Dieta Hipercalórica

A não ser que você seja de fato um hardgainer com um metabolismo extremamente acelerado, você precisará apenas de um pequeno adicional de calorias durante o dia para ganhar massa muscular com qualidade.(Cerca de 500 calorias a mais em cima do que você queima). Excesso de calorias(especialmente vindas de açucares simples e gordura), irão fazer com que você ganhe gordura e não massa muscular. Uma dieta hipercalórica não é desculpa para comer tudo o que você pela frente.

9 – Falta de Descanso

Isso pode ser difícil de engolir para aqueles que gostam de sair à noite com frequência. Mas lembre-se o que acontece durante uma boa noite de sono: o crescimento e recuperação muscular, o próprio descanso em sí e a criação de hormônios anabólicos como o GH e testosterona. Cerca de 8 horas de sono diárias é o mínimo que você deve ter para maximizar a hipertrofia, se você não consegue dormir tudo isso, os seus ganhos com certeza serão limitados.

nocga3 Os 10 Maiores Erros Que Iniciantes Cometem na Academia

10 – Esperar Que Os Suplementos Façam Todo o Trabalho Duro

Suplementos simplesmente suprem certas necessidades que a dieta não consegue. Suplementos e nem mesmo esteróides anabolizantes fazem milagres. O que realmente irá trazer resultados será o seu treino aliado à dieta, os suplementos apenas darão uma “mãozinha”.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

23 Respostas

  1. Marconcine disse:

    mais uma veze um texto coerente. mesmo que as informações se repitam em outras postagens, é bom reafirmar. assim a gente não só aprende, como apreende… e muda!

  2. JORGE LINEU disse:

    Bem instrutivo

  3. Otto disse:

    Muito instrutivo muito bom, tirou minhas duvidas.

  4. Diego disse:

    Discordo quanto as horas de sono. Durmo cerca de 6 a 6 horas e meia por dia, pois a minha rotina inclui o treino, o trabalho e ainda estudo a noite em outra cidade. Acredito que é uma questão de adaptação, sigo uma dieta regrada durante a semana e treino pela manhã. As horas que durmo são suficientes e o sono é bem profundo, também tiro um cochilo no ônibus da faculdade – 30 minutos a 1 hora – o que ajuda também ajuda um pouco.

    • Hermeneteu disse:

      Discordo completamente de você diego, menos de 8 horas de sono por dia é insuficiente, você pode até estar obtendo resultados dormindo menos, mas com mais descanso voce estaria rendendo MUITO mais

  5. mara dias disse:

    excelente texto tirou minhas duvidas pretendo iniçiar na academia sem cometer erros pois busco melhorar e não prejudicar minha saúde fisica ,valeu s2 :)

  6. Bruno disse:

    Excelente artigo. Estou malhando faz 6 meses e tive alguns resultados, mas tirei duvidas de algumas coisas que provavelmente estava fazendo errado.

    Muito Bom!

  7. israel silva disse:

    gostei dos comentario..malho a 5 messes e tive bons resultado.mais vejo que tava dormindo pouco..obrigado pela dica

  8. Ricardo A. disse:

    muito bom!!!vou tentar dormir mais.

  9. elton ferreira disse:

    algumas coisas estavam certas mas muitas erradas .como dizer que nao se pode cria um sonho para com seu corpo .pois vc nao vai chega la . eu digo se vc tive determinacao vc consegue tudo .tenho certeza de quem fez esses comentarios nao entende muito de determinacao e menos de treino .pos o mesmo deve ter apenas lido sobre o assunto.treino a 3 anos muito duro .e estol com um corpo incrivel com mas 2 anos irei ganha canpeonatos de fisiculturismo .sempre ouvi pessoas dizendo que era louco e nada adiantava treina tao extremo .mas conforme surgem os resultados essas pessoas vem pedi conselhos .ou seja nao aceite que auguem diga que nao pode fazer que nao consegue .tenha isso ao seu favo de tudo de si e treine o mas pesado e duro posiveu nao se assombre se seu corpo todo treme no treino ou se vc vomitar de tao duro for o treino .isso significara resultado rapido pois eu passo por isso. elton ferreira miranda e afirmo no pain no gain . obrigado

  10. dicas importantes nos treinos

  11. Ronaldo Lima disse:

    boa dicas…………………

  12. Erick Santos disse:

    Ótimas dicas…

  13. Alex Barros disse:

    ajuda bastante… (y)

  14. Alex Barros disse:

    ajuda bastante… (y)

  15. Gostei muito, exelente dica :D

  16. Arthur Wetterer disse:

    Ajudou muito, valeu!

  17. Bruno Knapik disse:

    Para a maioria dos itens descritos é necessário ter algo chamado MATURIDADE,e isso se ganha quando sabemos aproveitar as experiências de vida. E são dois caminhos pra isso: ou é errando ou é estudando e evitando o erro dos outros. Também devemos ter um nível mínimo de conhecimento e de prática sobre tudo o que for relacionado a saúde e ao esporte. E claro, quem está iniciando na academia precisa ter um acompanhamento de um bom profissional para fazer o treino adequado.

  18. Matheus tarcísio disse:

    muito bom os conselhos abordados,ainda mais para mim que começarei essa semana ^^

  19. cleveland disse:

    vlw eu estou começando a academia agora e vou fazer avaliação fisica hj e isso vai me ajudar muito vlw ae

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>