Malefícios da Frutose

Clique aqui!

Como uma fruta pode ser maléfica ? Veja os fatos sobre o açúcar das frutas e como eles podem atrapalhar você a conquistar aquele abdômen trincado e cheio de gomos.

Você está procurando por todos os meios para elevar  o seu corpo ao próximo nível ?

fruitas 300x232 Malefícios da Frutose

Está seguindo a dieta como um bom garoto, mas simplesmente não está conseguindo expulsar aquela camada chata de gordura do abdômen ?

Bem, coloque isto em mente: se você reduzir a frutose da sua dieta, você com certeza irá perder aquela gordura chata.

Manual da Frutose, versão simplificada

Frutose é um tipo de açúcar simples(um carboidrato na sua forma mais simples) mas é muito diferente da sua irmã glicose. Quando você come frutose, ela é absorvida lentamente no intestino e sua absorção é levemente limitada..

Algumas pessoas – aqueles com diabetes, vêem a frutose como um açúcar simples superior, porque ele não é usado de forma rápida ou de forma eficiente. Eles não percebem é que a frutose é normalmente consumida ao mesmo tempo que a glicose, o que aumenta a velocidade do processo de absorção.

Depois que a frutose passa pelo intestino, ela é levada rapidamente para ser processada pelo fígado. Aqui ela tem dois destinos: ela pode ser transformada em glicose e armazenada no fígado como glicogênio; ou é usada como energia pelas células do fígado.

Diferente da glicose, a frutose pode apenas ser metabolizada pelo fígado, enquanto a glicose pode ser passada para os tecidos do seu corpo.

Porque a frutose é um problema na dieta ?

Se você tem um monte de frutose na dieta, ela só tem um lugar para ir: seu fígado. Se os níveis de glicogênio no fígado estão cheios, neste caso todas as horas do dia, exceto antes de você tomar o seu café da manha, todo esse excesso de frutose é transformado em gordura!

Como o seu fígado não quer armazenar essa nova gordura, ela é transportada para outras partes do corpo, como a sua barriga ou cintura.

Agora você vê porque muita frutose em sua dieta pode ser uma das maiores razões para você não conseguir se livrar daquela gordura chata ?

Então como posso evitar a frutose ?

Quando as pessoas escutam a palavra frutose, geralmente a primeira coisa que vem em mente é fruta. Pronto para ficar chocado ? As frutas não são a maior fonte de frutose da sua dieta!

Sim, fruta contém frutose, porém somente certas frutas contém grandes quantidades disto, enquanto outras quase não tem.  Nem todas as frutas são suas inimigas, o mesmo para os vegetais.

Os maiores contribuintes de frutose na sua dieta, em ordem decrescente, são:

1º – Xarope de Milho com Alta Concentração de Frutose(Inglês: High Fructose Corn Syrup (HFCS))
2º – Sacarose (Açúcar de Mesa) – Que é formado por 50%-50% de glicose e frutose.
3º – Açúcar Mascavo
4º – Açúcar de Bordo
5º – Açúcar de Cana
6º – Melaço
7º – Mel
8º – Suco de Frutas Concentrado
9º – Frutas
10º – Vegetais

Evite os 8 primeiros a todo custo!.

Leia os rótulos com atenção, o HFCS(Xarope de Milho com Alta Concentração de Frutose) está escondido em quase todas as comidas de hoje em dia. E só porque mel é natural, não quer dizer que você pode ficar se intupindo dele.

Porque a frutose causa ganho de gordura ?

Frutose e comidas ricas em frutose fazem com que os alimentos tenham um gosto muito melhor, então você acaba comendo muito mais que o necessário. Eles também falham em tentar satisfazer a fome, porque não conseguem estimular os hormônios da satisfação: leptina e grelina.

E ainda existe evidências de que a frutose diminui a velocidade do metabolismo: crianças que bebem muito refrigerante e sucos de fruta(ambos ricos em xarope de milho e frutose) são mais gordas do que crianças que não bebem eles, mas que mesmo assim consomem a mesma quantia de calorias. (7)

Quais tipos de frutas e vegetais podemos comer sem ganhar gordura ?

Apesar das frutas conterem frutose, elas não são constituídas apenas por isto.  Frutas fazem bem para a saúde porque são a melhor fonte de antioxidantes , ajudando na luta contra os radicais-livres, a maior causa do envelhecimento e danos aos músculos. Também é uma importante fonte de fibras.

A melhor pedida é escolher frutas com pouca frutose e comer as frutas com mais frutose apenas ao acordar, quando os níveis de glicogênio estão bem baixos. Neste período, o seu fígado pode usar ou armazenar a frutose sem converte-la em gordura.

As frutas a seguir são as que mais contém frutose.

Fique longe destas frutas ou use-as somente ao acordar:

– Maça
– Banana
– Uvas (1 copo)
– Cerejas (1 copo)
– Manga
– Melão
– Laranja
– Pêra
– Abacaxí
– Melancia

Estas frutas contem pouca frutose:

– Damasco
– Abacate
– Amoras
– Fígo
– Toronja(Isso mesmo, o nome é Toronja!)
– Mamão
– Pêssego
– Ameixa
– Framboesa
– Morango
– Tomate(Para quem não sabe, tomate é fruta)

Vegetais contém muito menos frutose do que as frutas. Os “vegetais” com mais frutose são: milho e batata doce. Se você quer manter o açúcar realmente baixo, evite também as batatas inglesas e ervilha.

Conclusão

Frutose pode ser uma das razões para você não conseguir eliminar aquela gordurinha chata. Antes de começar a evitar a seção de frutas do mercado, leia bem os rótulos dos alimentos também.

Fontes:

1. Segal MS, Gollub E, Johnson RJ (2007) Is the fructose index more relevant with regards to cardiovascular disease than the glycemic index? Eur J Nutr 46:406-417

2. Elliott SS, Keim NL, Stern JS, Teff K, Havel PJ (2002) Fructose, weight gain, and the insulin resistance syndrome. Am J Clin Nutr 76:911–922

3. Beck-Nielsen H, Pedersen O, Lindskov HO (1980) Impaired cellular insulin binding and insulin sensitivity induced by high-fructose feeding in normal subjects. Am J Clin Nutr 33:273–278

4. Raben A, Vasilaras TH, Moller AC, Astrup A (2002) Sucrose compared with artificial sweeteners: different effects on ad libitum food intake and body weight after 10 wk of supplementation in overweight subjects. Am J Clin Nutr 76:721–729

5. Raben A, Macdonald I, Astrup A (1997) Replacement of dietary fat by sucrose or starch: effects on 14 d ad libitum energy intake, energy expenditure and body weight in formerly obese and never-obese subjects. Int J Obes Relat Metab Disord 21:846–859

6. Teff KL, Elliott SS, Tschop M, Kieffer TJ, Rader D, Heiman M, Townsend RR, Keim NL, D’Alessio D, Havel PJ (2004) Dietary fructose reduces circulating insulin and leptin, attenuates postprandial suppression of ghrelin, and increases triglycerides in women. J Clin Endocrinol Metab 89:2963–2972

7. Dennison BA, Rockwell HL, Baker SL (1997) Excess fruit juice consumption by preschool-aged children is associated with short stature and obesity. Pediatrics 99:15–22

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

57 Respostas

  1. Vera Saldiva disse:

    Adorei essa matéria. Vai me ajudar muito.

  2. Joao Vitali disse:

    Quando jovem pesava 53 kl.,hoje com 70 anos peso 70 kl.
    Sou vidrado em banana e mel…. como dizia Lamartine Babo:
    e agora José ????

  3. oscar disse:

    então comer 1 ou 2 maçãs de manhã como lanche antes do almoço faz mal para quem quer perder barriga? o.0

  4. jurandy disse:

    bastante esclarecedor. derruba mitos.

  5. Paulo disse:

    Legal, não posso comer mais nada!!!

  6. Leandro Oliveira disse:

    Caro colega, sou nutricionista e o tenho um mestrado sobre o efeito da frutose sobre a ingestão alimentar. A matéria é antiga, mas vamos esclarecer algumas coisas: a frutose em excesso realmente favorece o acúmulo de gordura, mas o local onde essa gordura será depositada varia de pessoa a pessoa. Outra coisa, Leptina é um hormônio que estimula a saciedade, mas GRELINA não, a grelina é responsável me aumentar a fome e a ingestão alimentar. O consumo de frutose proveniente de bebidas adoçadas, refrigerantes e xarope de milho (que não é utilizado no Brasil, apenas em produtos importados) faz realmente muito mal, mas a frutose proveniente das frutas, por ser em uma escala MUITO menor e sempre vir acompanhada de outros nutrientes, inclusive antiox., apresenta efeitos benéficos. Logo, cuidado ao simplesmente dizer que deve-se evitar o consumo de algumas frutas no lugar de outras. Todo alimento deve ser consumido de forma adequada, inclusive as frutas.

    • Edu disse:

      Leandro , vc está certo , mas a matéria é bem clara ao dizer que a frutose não se limita a frutas e muitas delas contém fibras e anti-oxidantes que ajudam contra os radicais livres . A matéria justamente a idéia de abrir a mente da galera pra mostrar que frutose não se limita a frutas e inclusive a maior concentração dela está em alimentos que usamos no dia-a-dia .

    • Marta Souza disse:

      Leandro fiquei curiosa para ler seu trabalho não consegui localiza-lo seria possivel envia-lo.

      Grata

      Marta Souza

    • belenice disse:

      Leandro – Estou buscando diversas matérias sobre frutose, pois, fui premiada recentemente com Esteatose severa – grau 3 – provavelmente por conta dos triglicerídeos elevados + colesterol etc etc…
      Até onde devo equilibrar a frutose – e como equilibrar.
      Pelas orientações que andei vendo, os alimentos que contém frutose – já não faço uso.
      Estou controlando a ingestão de frutas a no máximo 15 g diárias…
      Confesso que dá um nó na cabeça da gente controlar tanta comida…
      O que vc pode me orientar?

    • Daniela disse:

      Olá Leandro, tudo bem?
      Estou com o colesterol alto, e estou comendo da forma que a médica me orientou, mas como muita fruta, banana com aveia, maçã, laranja, manga, estas são as mais consumidas, cerca de 10 porções ao dia, estou fazendo mal pra mim mesma?
      Obrigada.

    • rafael disse:

      concordo com você, frutas são essenciais para a nossa saúde,saiu uma matéria revelando que o suco de uva integral por exemplo ajuda no emagrecimento. Essas informações são capciosas.

  7. cosme rodrigues disse:

    concordo plenamente com Leandro Oliveira. As frutas fazem bem à saúde.

  8. Andre disse:

    Nunca vi gordurinha no corpo ser chata.

  9. matheus disse:

    até a batata doce tem frutose? me quebro agora

  10. Dexter Jackson disse:

    meu deus, que coisa absurda

  11. MARIA JOSE disse:

    AMEI! É PENA QUE MUITOS NAO TANHAM ACESSO A ESTA INFORMAÇÃO

  12. lucas disse:

    Como faço para adoçar o meu cafe e leite sem fazer mal para a minha saúde???

    • Thales disse:

      Vai adoçar o café com matodextrina sem sabor . rs

      Pelo menos são polímeros de dextrose , que possivelmente deve ter um ig mais baixo que o açúcar da cana , que esse é um dissacarídeo de glicose+frutose . To pensando seriamente nisso tbm !

  13. Rodrigo disse:

    Eu costumo cumer 3 maças por dia, demanha atarde e pos treino, isso muito ruim? é bom eu corta o meu consumo de mança e passar a digerir somente demanha ?

  14. Eddie disse:

    Esta matéria não corresponde à verdade. Hoje em dia sabe-se que o uso da frutose de forma moderada é benéfica à saúde. O uso em produtos industrializados deve realmente ser evitado mas o consumo de frutas sempre é benéfico. É óbvio que qual consumo em excesso é prejudicial. Portanto, saber dosar é o mais importante de tudo… ainda vale a velha máxima: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

  15. Renato disse:

    Porque a maça tá na lista se tem poucas calorias e um índice glicêmico baixo ? A banana é entendível, já que tem mais calorias e tem um IG maior, mas essa da maça eu sinceramente não entendi. Se possível gostaria de uma explicação.

    Att,
    Renato.

  16. Terceiro Olho disse:

    Os que foram contra e redução das frutas, entendam o seguinte: o texto deixa claro que o consumo delas fazem muito bem a saúde, mas a frutose em excesso atrapalha aqueles que querem perder gordura.

    Entendam o seguinte: para alguém que tá com o corpo em dia, não precisa ser tão rigoroso com as frutas, pode comer sim. Mas aqueles que precisam emagrecer, não custa nada cortar temporariamente a frutose, até por benefício a saúde.

  17. JOnhY disse:

    oque que eu vou comer nos intervalos entre as refeições agora??

    • Tatiana Fofiglioli disse:

      Continue comendo suas frutas, esta matéria está equivocada. O corpo é formado de diversos órgãos, dar atenção somente ao aumento de massa muscular, pode significar a condenação de outros órgãos, como o rim e o fígado.

  18. jairon disse:

    iai galera , é o seguinte fiquei na duvida agora , comer ou não comer batata doce ? como dito ali é um vegetal com mais frutose que no meu caso(gordo)não seria uma ideia legal neah? e ela é boa pra um pré treino e as vezes tenho mandado antes de dormir (como hoje que acabei de ler) enfim como ou não? atrapalharia na perda de gordura? galera na boa se for pra zoar nem comenta , to pedindo informação porque realmente não sei e aprender é bom pra não cometer erros … obrigado desde ja … e se não for uma boa consumir existe algum outro vegetal com as mesmas qualidades que a batata doce?

  19. Cássio Ramos disse:

    E a aveia??? Alguém sabe aí??? Teria alguma tabela que informasse a quantidade de frutose dos alimentos???

  20. Matheus disse:

    Isso não corresponde à verdade. Eu estou há sete meses em uma alimentação com apenas frutas e vegetais crus ( chego a comer 5 quilos de frutas num dia) e minha gordura corporal e minha barriga reduziram muito nesse tempo aumentando muito minha definição muscular sem aumentar a quantidade de exercícios ( só pedalo 40 minutos por dia 5 vezes por semana). Vocês deveriam saber que as frutas e os vegetais crus são os alimentos ideais da espécie humana. Leiam mais sobre a 80/10/10, ela foi desenvolvida para atletas, que aumentaram muito o seu rendimento. Acho que a única coisa controversa dela é sobre a obtenção da vitamina B12. Os outros nutrientes são de boa de conseguir, usem o cronometer (http://cronometer.com/) e vejam. A hipertrofia pode não ser tão grande, mas as mudanças na saúde e no rendimento esportivo são impressionantes

    Leiam mais:
    http://misturaviva.blogspot.com.br/2011/05/voce-conhece-dieta-801010.html
    http://www.slideshare.net/MatheusSampaio/a-dieta-80-1010

    Conheçam também esse fórum:
    http://saudebrasil.ning.com/

  21. O meu filho tem intolerãncia a todos os tipos de açucares sacarose e frutose (frutosèmia)Heriditària se alguem tem esse problema pode responder por favor? gostava de ter listas detalhadas sobre a percemtagem de açucares nos alimentos (sacarose-frutose e sorbitol) obrigado…

  22. Elisângela disse:

    Eu gostei da matéria, bem legal quer dizer eu adoro esse site desde que comecei a frequentar academia que pesquiso muito vejo coisa de mais e fico as vezes na duvida do que seguir, mas enfim. Bom eu como frutas sim mas minha concentração é maior no mamão pq tenho intestino preguiçoso e faço uso dele com um mix de cereal que eu mesma preparo, aprendi a fazer esse mix com uma nutricionista que vi no youtube e tem dado mito certo, o mix é feito com chia, linhaça, quinua, gergelim e germe de trigo. Na verdade no lugar da chia tinha que ser amaranto mas como eu não encontro aqui eu substituir pela chia. Boa Tarde!

  23. O negócio é comer um pouco de tudo, com moderação… Tem hora que é mesmo difícil…

  24. Muito legal, porém concordo com o Leandro acho que se alimentar comendo pouca fruta mesmo sendo as que tem muita frutose não faz mal e sim é melhor que colocar açúcar UNIÃO.

  25. Muito legal, porém concordo com o Leandro acho que se alimentar comendo pouca fruta mesmo sendo as que tem muita frutose não faz mal e sim é melhor que colocar açúcar UNIÃO.

  26. Idoso Jovem disse:

    Se vc não comer a frutose das Frutas,
    vai comer no lugar os altamente energeticos:
    GORDURA dos derivados animal(Carne, Leite, Ovo);
    AMIDO(açucar) dos cereais (arroz, macarrão, pão, bolo),etc:
    AÇUCAR (doces, refrigerante, alimento industrializado).
    Então para NUTRIR seu corpo, coma VERDURAS, LEGUMES e FRUTAS, Cru e Fresco, variedades em cada prato.
    Para satisfazer seu gosto… coma de tudo… de vez em quando
    (restaurante, aniversario, churrasco na casa do amigo).
    Pra perder gordura localizada… coloque um tecido encima dela

    • Apavorada por que dizem prá vc ficar longe de melancia? Eu fiquei apavorada com esse apavoramento por tudo. Evite o óbvio: doces processados, frituras e massas. Evitar maçã prá se encher de Coca Zero é que dá câncer. Como de tudo um pouco e seja feliz!!

  27. Gean disse:

    Bom… andei pesquisando sobre e encontrei artigos interessantes sobre os maleficios da frutose, e sim ela nao eh nenhum pouco recomendada aos que querem perder gordura corporea. O artigo corresponde a realidade mas as frutas mencionadas nele variam muito pois algumas que cita como “muita frutose” na realidade tem menos frutose do que algumas de “pouca frutose”, a quem segue dietas a risca recomendo que pesquise sobre as concentrações de frutose, infelizmente existem poucas tabelas de confiança, especialmente em portugues, se alguem quiser encontrar informaçoes mais exatas e dignas de credito recomendo que acessem esse link em ingles: http://www.foodstandards.gov.au/consumerinformation/nuttab2010/nuttab2010onlinesearchabledatabase/onlineversion.cfm?&action=nutrientFoods&category=Proximates&nutrientID=FRU este site corresponde a agencia da Australia e Nova Zelandia que controlam os alimentos do país. Para quem quer diminuir a frutose para emagrecimento é recomendado no maximo 15g de frutose diaria.

  28. pura ignorancia, sou frugivoro so como frutas e vegetais crus e sou magro, procurem o doutor douglas grahan no youtube e aprendam a verdade sobre toda esta mentira contra as frutas

  29. Na minha opinião se tiver dentro dos macros não há problema…As vezes eu como umas 6 frutas o que da umas 100g ou +de frutose por dia , e nao ganho gordura por isso…Eu só substituo ela por por exemplo pao ou batata doce…

    • Jaco Nias disse:

      Concordo com você Matheus Araujo.
      O texto acima é meramente reflexivo. O que eles querem nos passar é o seguinte: Se alguma pessoa tem problema por ser um autêntico consumista em doces, o único jeito é partir para uma alimentação que contenha menos caloria. Neste caso, o texto parte para as informações sobre as frutas e demais alimentos, exemplificando cada um deles de forma objetiva. É óbvio que se você é uma pessoa que consome muito doce durante as suas refeições, sem sombra de dúvida, terás uma chance enorme de ganhar peso, no entanto, é possível substituir certos doces pelas frutas sim, principalmente as que tem menos frutose.

  30. ficar longe ao máximo de… Melancia, maçã, banana? O abacate tem pouca frutose mas um monte de gorduras. Gente, o lance é maneirar em tudo na vida. E nem pensar em ficar longe da laranja!

    • pro abdomem trincado deve fazer mal. Pra saúde? Não. Abdomen trincado não é saúde.

    • Aff assim o jeito é viver de prana!

    • Neguinho evita maçã e se entope de Coca Zero. Vai ter um câncer.

      • Tatiana Fofiglioli disse:

        Certíssimo! O corpo precisa também de frutose, sim! Ela combate diversos males, evita a produção excessiva de radicais livres (que desencadeiam os efeitos do envelhecimento, incluindo dores articulares e perda de flexibilidade da pele). Evitar frutas, não é o caminho!

    • Camila Santo disse:

      Fico muito desconfiada desse tipo de matéria. Maçã é remédio universal, tem propriedade de reconstruir os tecidos internos e ajuda a equilibrar o PH, reduzindo a ilusão metabólica de que o organismo precisa de tanto açucar e sal quanto os alimentos industrializados nos fazem engolir.

      • Tatiana Fofiglioli disse:

        É verdade, você está certa! Quando o assunto é nutrição é sempre bom consultar e desconfiar muito do que se lê. Afinal, o corpo se desenvolve e se organiza a partir do que damos a ele. Boa alimentação inclui diversidade de produtos saudáveis. Se aparecer uma matéria dizendo: evite alimentos com aditivos químicos, vou apoiar muito. Agora, para evitar frutas, jamais! Temos vários órgãos, cada alimento tem sua função. O abacaxi, por exemplo é super amigo das funções do rim. Se alguém tiver uma alimentação excessivamente proteica vai acabar com um cálculo renal. E só para entender a dor do cálculo renal, há estudos que indicam que pode ser maior que a dor do parto.

  31. Odair disse:

    Tenho 03(três) perguntas.
    Primeira:
    A frutose não é convertida em glicose, como acontece com os carboidratos?
    Conforme:
    http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes
    Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.:
    Segunda:
    Ela não é transportada para o sangue, se sim é através do sangue que ela vai para o fígado ou vai para o fígado e depois para o sangue?
    Terceira:
    Não entendi esta parte que ela é consumida ao mesmo tempo que a glicose, pois pode ate ser ingerida ao mesmo tempo, mas vai ser liberada a sua energia aos poucos devido ao baixo índice glicêmico.
    A frutose não tem baixo índice glicêmico e por isso é liberada aos poucos a sua energia o que deixa o corpo com energia para ser utilizada nas atividades diárias e dificulta sua transformação em gordura?
    Tem um artigo falando sobre indice glicemico e carga glicemica, mas nao consegui colocar parte dele aqui, segue o link, esta na pagina 26
    Desculpe minha ignorância e se falei besteira, só quero entender melhor para caso resolva adotar esta informação.

  32. Charles disse:

    O antídoto da frutose é a fibra. Comer a laranja com o bagaço (fibra). Porém, a fibra dos vegetais podem servir de antídoto quando eu tomar um suco de frutas, ou mesmo comer a fruta sem a casca, sem a fibra própria dela?

  33. Tatiana Fofiglioli disse:

    Para quem não conhece a Toronja é similar à laranja, porém avermelhada por dentro, mais conhecida pelo seu nome em inglês: grapefruit.
    A toranja é uma fruta nutritiva, recheada de vitamina C e fibras, de baixo índice glicémico e com poucas calorias (cada toranja tem entre 65 e 85 calorias). O segredo por de trás da toranja é que quando esta é acompanhada de proteínas, as enzimas presentes na fruta desencadeiam um processo eficaz de eliminação de gorduras

  34. Difícil evitar tudo isso. Banana, maçã, melancia, laranja, batata doce… Até assustei quando vi as principais frutas com alta glicose e até a batata doce que é um carboidrato complexo.

  35. Assis Moura disse:

    Gostaria de saber se melancia aumenta os níveis de Acido Úrico. Tenho problemas com a gota.

  36. OBESO disse:

    EU : SOU OBESO VELHO!!
    AMIGO: OBESO DE QUE?
    EU: DE TANTO COMER FRUTA!!!
    AMIGO: TO LIGADO!!

  37. Crocodiliano disse:

    Muito controverso o texto. A banana e o abacaxi devem ser evitados, mas toda esta química dos suplementos e Deca com Winstrol pode?

    A dieta paleolítica não incluia Whey Protein…

    Agora a culpa é das melancias e das bananas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>