Melhor Horário para Treinar

Treinar de manhã, a tarde ou a noite pode interferir nos seus resultados ?

Realmente importa se você treina de manhã, a tarde ou a noite ? A resposta é: sim. Então, qual é o horário perfeito para treinar ? Honestamente, o melhor horário para treinar pode variar de pessoa a pessoa. O melhor horário para treinar é quando você estiver mais acordado. Se você levanta diariamente as 5 da manhã, provavelmente você já estará cansado quando chegar 9 ou 10 horas da noite, neste horário você não estará totalmente ativo, enérgico ou focado no treino, o mesmo vale para logo após o horário que você acorda. Como já citamos, isso varia muito de uma pessoa para outra.

melhorhorarioparatreinar 300x216 Melhor Horário para Treinar

Levando em conta que o melhor horário para treinar é quando você estiver mais acordado e com os níveis de energia altos, a melhor pedida com certeza seria a tarde, no meio do dia. Ao acordar os níveis de cortisol estão altíssimos, e o glicogênio baixo, o que não acontece a tarde, onde você já fez mais de 3 refeições(eu espero), com os níveis de cortisol devidamente controlados e com a energia lá em cima. Muito tarde a noite, o corpo já estará fatigado por causa do dia, e estará se preparando para o sono.

Infelizmente nem todos tem o privilégio de escolher o horário de treino, devido ao trabalho, escola ou faculdade, isto acaba tornando a vida do aluno em uma correria sem fim. Caso não tenha jeito, e você tenha que treinar de manhã ou seja, poucas horas após acordar, é vital uma refeição grande antes do treino, rica em carboidratos tanto de baixo, como alto índice glicêmico e é claro, proteína! Você pode utilizar algum suplemento de Vitamina C, que é famosa por abaixar os níveis de cortisol, seria melhor ainda ingerir 500mg antes do treino e 500mg após. Caso o treino seja a noite, evite que seja de 2 a 3 horas antes de dormir, do contrário isto pode afetar sua performance durante o treino.

Conclusão

Lembre-se, você não precisa bagunçar toda a sua vida apenas para treinar no horário correto. Independente do horário do treino, isto é muito melhor do que não treinar absolutamente nada. Você terá ganhos em qualquer horário do dia, mas se você tem o interesse de levar o seu treinamento ao máximo, treine a tarde e veja a diferença.

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

4 Respostas

  1. Ro disse:

    Esse papo de ter que comer 3 refeições até o final da tarde é meio confuso. O que são “3 refeições”? Café da manhã + Almoço + Lanche? Ou Almoço + pequeno almoço + pequeno almoço? Isso dificulta o entendimento. Até porque, quem tem tempo de parar pra comer tanto durante o dia. Um esclarecimento sobre esse lance de comer X vezes por dia, ajudaria muito. ;)

    • Adriana disse:

      Comer de três em três horas acelera o seu metabolismo (gasta mais calorias) e impede que você sinta muuuuuita fome entre uma refeição e outra. O que entendo por 6 refeições por dia?
      1-Café da manhã
      2-Uma fruta, gelatina, yogurt, etc.
      3-Almoço
      4-Café da tarde
      5-Janta
      6-o famoso leite c/ bolacha antes de dormir rs

    • Kenni disse:

      Ro,

      As vezes ouço pessoas conversando sobre refeições e expondo suas opiniões. Muitos ainda acham que almoço tem que ser um prato de arroz, feijão e complementos, como o café da manhã tem que ser pão, frutas e derivados. Refeição nada mais é do que você planejou para comer em um determinado horário, e a cada horário a refeição leva um nome diferente (Ex: Jantar a noite). Se você acorda e come um prato de arroz, feijão e peito de frango isso é uma refeição. Se você não pode comer isso e já deixa preparado um sanduíche de pão integral com um peito de frango grelhado, independente do horário, isso é uma refeição. O que deve ser medido é a taxa de calorias, proteínas, vitaminas e carboidratos que seu corpo precisa no DIA, dividido pelo número de “refeições” que você pode consumir em um dia. O corpo é matemática, então se você tem dificuldade para calcular o que precisa, peça ajuda especializada (nutricionista de preferência voltado para musculação) em sua cidade.

  2. Leandro disse:

    Poxa com a correria do dia a dia,único horário seria pela manha meu treino mas que duvida cruel,oque tomar já que o treino vai ser praticamente em jejum?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>