Home / Treino / Qual o melhor horário para treinar: de manhã, tarde ou noite ?

Qual o melhor horário para treinar: de manhã, tarde ou noite ?

Clique aqui

Treinar de manhã, a tarde ou a noite pode interferir nos seus resultados na musculação ? Sim, mas provavelmente isto não vai fazer diferença na prática e só vai gerar mais um problema que você não precisa ter.

Alguns estudos sugerem que treinar no fim da tarde é o melhor horário do dia porque o cortisol está alto de manhã (1) e podemos produzir mais testosterona quando a atividade física é realizada no fim da tarde (2). Em outras palavras, o ambiente hormonal do corpo está mais propício a gerar ganhos no fim da tarde do que de manhã.

E aí temos estudos que sugerem que o corpo é uma máquina mais inteligente (3) e conforme nos acostumamos com um determinado horário do dia, o corpo tende a produzir mais performance naquele horário – seja ele manhã, tarde ou noite.

Também temos teorias de que o seu cronótipo (período do dia que você é mais ativo) também influencia na performance (4,5). Pessoas com cronótipo matutino treinarão mais pesado de manhã. Pessoas com cronótipo vespertino, a tarde.

Enfim, qual o melhor horário do dia para treinar ?

De maneira curta e grossa, o melhor horário do dia para treinar sempre vai ser aquele que você tem maior disponibilidade.

Clique aqui

De nada adianta virar a sua rotina do avesso para conseguir treinar no suposto “melhor horário do dia” se isso atrapalha sua vida e você particularmente não gosta.

Treinar logo depois de acordar é a melhor maneira para começar o bem o dia… para alguns. Outros odiariam com todas as forças este horário e até faltariam mais o treino por não se sentirem com sono e sem vontade de treinar.

melhor-horário-para-treinar

No fim da história, consistência (leia-se treinar todo santo dia) sempre vai ser o fator mais importante para gerar resultados, até mesmo mais importante que o tipo de treino que você faz.

E a melhor forma para manter a consistência é fazer o treino se encaixar no seu dia-a-dia (e não o contrário), independente se treinar a tarde produz os melhores resultados do mundo e você ainda ganhe um whey protein grátis.

Não podemos nos distrair com meros detalhes quando o todo é o que mais vai influenciar os resultados.

Enquanto uns estão preocupados se treinar às 6h da manhã vai afetar os resultados, se tomar creatina antes ou depois do treino interfere na absorção do suplemento ou se o shake pós-treino precisa ter tomado 0,554 segundos depois que a última série do treino termina, outros estão treinando pesado e seguindo dieta todos os dias.

No decorrer dos anos, quem conseguiu se manter firme na rotina, independente do horário de treino ou outros detalhes, sempre vai ter mais resultados.

O melhor horário para treinar é aquele que se encaixa melhor na sua rotina e você goste. Não há porque criar pulgas atrás da orelha por conta disso, existem coisas infinitamente mais importantes (como o treino pesado e dieta) que você precisa se preocupar antes de outras coisas.

Referências

  1. http://jcem.endojournals.org/cgi/content/full/86/6/2881
  2. http://jap.physiology.org/cgi/content/full/92/6/2319
  3. http://jap.physiology.org/content/107/5/1647.long
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11379665
  5. http://www.nature.com/embor/journal/v6/n10/pdf/7400541.pd

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas. REPUBLICAR OS TEXTOS EM OUTROS SITES NÃO É PERMITIDO E SERÁ CONSIDERADO LEGALMENTE COMO PLÁGIO DE CONTEÚDO PROTEGIDO POR LEIS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.

10 comentários

  1. Eu treino nos “3 horários” manhã,tarde ou anoite, tudo depende do meu horário de trabalho, mas me sinto melhor treinando anoite.

  2. Ja treinei em todos os horários e digo: PARA MIM o melhor é no fim da tarde. Umas 7 horas e excelente, me sinto MUITo mais disposto em relação aos outros dias e tambem estou muito mais bem alimentado. Treinar de manhã pra mim nao rola, so vou nos dias de sabado e e porque minha academia nos sabados so abrem pela manhã e pra mim é horrível.. Alem de nao ter disposição nenhuma pra treinar, me sinto pouco alimentado e indisposto, as minhas cargas descem tambem… Realmente nao gosto.

  3. Depois que comecei a treinas 5:30 nunca mais faltei. Eh perfeito!

  4. Já treinei em outros horários, mas pra mim o melhor é entre as 15h e 18h.
    Já treino nesse horário há uns 3 anos e consegui ótimos resultados. Minha performance de manhã é horrível, mas como citado vai de cada um.

  5. Site show de bola, sempre trazendo ótimos artigos. Parabéns para seus administradores, sou marinheiro de primeira viagem e estou acompanhado cada artigo publicado. Tá me ajudando muitoooo essas dicas.

  6. Bate Pesadão

    No geral, o que importa mesmo é treinar. Se você trabalha e estuda, e acordar bem cedo fica tenso pra você então deveria se exercitar antes de dormir mesmo, em vez de dar desculpa que treinar a noite faz mal/não gera ganhos.

    Treino a noite antes de dormir faz 2 anos e nunca tive problemas, após o treino sinto aquela sensação do corpo precisa descansar depois de treinar pesado e até me ajuda a pegar no sono.

    Meus ganhos estão bem constantes.

  7. Rapaz já malhei de manhã, de tarde e à noite. Treino de acordo com a rotina da semana. Gosto de ir de manhã pois acho que o resto do dia rende mais, à tarde é uma maravilha, academia vazia. À noite é tenso, academia lotada. Mas sempre dei o máximo de mim nos três períodos do dia e creio que não tive mais/menos ganho quando estava treinando em um determinado horário. Vou adaptando o treino, o descanso e a dieta conforme minha disponibilidade. Claro que, como o(s) autor(es) cita(m) no texto, isto é de cada um.
    Ótimo texto, parabéns ao(s) autor(es) e ao site que vem efetuando um ótimo trabalho, dizendo a verdade e quebrando a cara de muitos marombas por ai.
    Abraços.

  8. Na minha humilde opinião , o melhor horario mesmo é de manha.Alem de estar mais disposto , raramente vamos ter empecilhos as seis da manha.Alem de chegar a noite vc esta com um sono do cão…e acaba dormindo melhor e mais.

  9. eu já prefiro treinar a noite mim sinto bem e tenho resultados melhores no ganho de massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página no Facebook, ajude o site e ainda receba novidades antes de todos. Esta janela não aparecerá mais.