Como tomar ZMA e seus efeitos

O ZMA é uma revolucionária fórmula patenteada que combina zinco, magnésio e vitamina B6 em concentrações específicas e em formas especiais que ajudam a aumentar os hormônios anabólicos e a força em atletas.

Por causa da eficácia documentada no aumento dos níveis de testosterona esse suplemento é utilizado por milhares de atletas em todo mundo como uma alternativa segura e natural ao uso de pró-hormônios.

zma Como tomar ZMA e seus efeitos

A falta de magnésio é uma das carências nutricionais mais comuns entre adultos saudáveis, especialmente mulheres e idosos. Isso é ainda mais comum entre os atletas que praticam musculação devido a grande perda desse nutriente durante os treinos com pesos.

As reservas de zinco e vitamina B6 são também consumidas durante os exercícios intensos. Em um estudo com 160 atletas, 23% dos homens e 43% das mulheres tiveram níveis baixos de zinco de forma significativa. A boa notícia é que o ZMA pode agir contra essas deficiências e trazer benefícios reais em termos de performance e de saúde.

ZMA pode aumentar os ganhos musculares e a recuperação física da seguinte forma:

* Aumento da produção de hormônios anabólicos, tais como a testosterona, para ganhos de força e de massa muscular;
* Melhora do relaxamento muscular durante o sono, o que pode ajudar no processo de recuperação do tecido muscular no pós-treino.

Pesquisas indicam que o ZMA pode ser útil nas seguintes situações:

* Câimbras e tensões musculares;
* Insônia e problemas do sono;
* Catabolismo;
* Níveis baixos de testosterona.

ZMA também mostrou sua importância no auxílio da melhora da qualidade do sono. Uma boa noite de sono é fundamental para promover a recuperação do tecido muscular e ativar a liberação de hormônio do crescimento (hGH).

O corpo libera a quantidade máxima de hGH a cada noite por volta de 90 minutos depois de dormir, e sendo assim é fundamental que todos esses importantes minerais e elementos (zinco, magnésio e vitamina B6) estejam disponíveis para serem usados pelo organismo nessa hora.

De outra forma você estará limitando sua capacidade de aumentar a liberação de hGH, que é o principal elemento responsável pelos ganhos musculares.

Se você faz musculação ou pratica outra atividade esportiva, essa combinação de nutrientes é INDISPENSÁVEL para atingir seus objetivos de performance e de ganhos musculares.
O que faz do ZMA um suplemento tão especial?

Essa fórmula cientificamente projetada e patenteada de minerais e elementos especiais é composto de quantidades e formas muito precisas e selecionadas de zinco, magnesio e vitamina B6, especialmente “Aspartato de Monometionina de Zinco”, “Aspartato de Magnésio” e vitamina B6 (piridoxina HCL).

Essa combinação precisa é o que torna o ZMA diferente do zinco e magnésio encontrados em outras fórmulas de suplementos multivitamínicos e multiminerais consumidos no dia-a-dia.
Porque usar o ZMA em vez de pró-hormônios?

Existem algumas razões para considerar o ZMA mais atrativo do que alguns produtos pró-hormonais. Vamos ver:

Primeiro que não existe a necessidade de usar o ZMA em ciclos como acontece com os pró-hormônios para reduzir a probabilidade de efeitos negativos à saúde. Você pode fazer uso do ZMA continuamente, sem intervalos.

Segundo que os pró-hormônios tem sido banidos por muitas organizações de atletas, tais como o comitê olímpico norte-americano, a liga de futebol americano dos EUA (NFL) e a associação de baskete dos EUA (NBA), enquanto que o ZMA não. De fato, o ZMA é usado por milhares de atletas de elite, e muitos tem relatado resultados fantásticos na construção de tecido muscular e ganhos de performance.

É bom lembrar que o uso de pró-hormônios aqui no Brasil é proibido por lei, e até mesmo nos EUA alguns deles já foram expressamente proibidos por trazerem riscos graves à saúde.

E as evidências são concretas sobre o ZMA: Estudos sugerem que o ZMA aumenta os níveis de testosterona em mais de 30% sem criar metabólitos esteróides que poderiam ser facilmente acusados em testes anti-dopping. E o mais importante, a suplementação com ZMA não causará nenhum dos efeitos negativos frequentemente associados ao uso de pró-hormonais.
Melhor hora para tomar o ZMA:

Especialistas recomendam a ingestão de ZMA 30 minutos antes dos treinos e novamente 30 minutos antes de dormir, de preferência de estômago vazio.
Dica:

Não use o ZMA em conjunto ou imediatamente antes ou depois de consumir alimentos e suplementos contendo alta concentração de cálcio (ex: leite, iogurte, etc.) porque o cálcio pode reduzir a absorção dos nutrientes no ZMA.

Dicas de suplementos:















Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

94 Respostas

  1. Lucas Eduardo disse:

    eaew, eu posso tomar zma+whey+dextroze+bcaa, ou e muito suplemento.

    • bruno disse:

      eu treino com um ex-fisiculturista e ele me dice que bcaa só jaé bom pq foi so o q ele tomou

    • Pedro disse:

      Pode sim, um fisiculturista formado em nutrição esportiva me receitou tomar isso tudo + glutamina, Vitamina D, Tribulus Terrestris e Creatina, além de uma dieta balanceada. Eu não tomo creatina por causa de um problema renal meu, mas tomo o resto todo e tenho um bom ganho, sem grandes problemas

      • Junior disse:

        Segundo palestra do Fernando Sardinha, veja no youtube
        ele falou que nunca Creatina vai dar problemas renais isso mito..Mais e ai você foi a um especialista?

    • Gabriel Lima disse:

      Boa noite.
      Dependendo do seu nível de treino
      Se for iniciante eu recomendo tomar apenas o whey.
      Se for moderado tomar whey + dextroze + creatina.
      Se for avançado pode tomar whey + dextroze + creatina + BCAA.

      Não a necessidade de tomar ZMA co esses suplementos.

      Dica,compre sempre suplementos de boas marcas.
      Se alimente corretamente e treine serio e direito.

      Fontes: Experiencia própria

      Duvidas consulte um nutricionista ou médico.

      Boa sorte!

    • Alefe Neves disse:

      não é mto nao amigo, vc so tem que saber a hora de tomar cada um, mas eu trocria a dextroze por uma creatina, vai te dar um resultado melhor kk vejo que vc quer crescer ;)

  2. Marco Stronga disse:

    Pode.

  3. leandro lopes de oliveira disse:

    o zma e muito bom,mais para crecer tem que ter coragen para pegar peso

  4. pedro disse:

    maninho, acho gasto de grana você tomar whey + bcaa, porque o whey vira aa no estômagooo!! abçs

    • flavio disse:

      Pedro como vai tudo bom , o bcaa deve ser usado no pré treino para evitar o catablismo , e ajudar na construção muscular , já a whey deve ser usado no pós treino de preferencia com algum carbo , ou até mesmo dextrose , pelo fato dos índices de glicemia caírem depois de um treino , então na minha opinião ele esta fazendo uma boa combinação , lembre-se de que é a minha opinião de forma alguma estou contrariando seu comentario , apenas somando conhecimentos .

  5. Samuel. disse:

    Não entendi a situação de tomar o ZMA 30min. antes do treino e de estômago vazio! e a refeição pré-treino, como fica? Abç.

    • Pablo disse:

      O caso se refere para as doses antes de dormir, e no pré seria de estomago vazio após a alimentação feita em até 1h30min antes, e 15min antes de qualquer suplementação para melhor aproveitamento. É assim que eu uso tem dado resultado.

  6. Marcelo disse:

    Só tomo ZMA antes de dormir, 3 capsulas. E da ótimosss resultados pois é o que indica na embalagem, aumentou minha força em apenas alguns dias de uso.

  7. Marcelo disse:

    ZMA não é um pré treino.

  8. Paulo disse:

    estou tomando ZMA com HGH pois faço jiu-jitsu e musculação e senti o meu músculo estressado e uma combinação boa?

    • flavio disse:

      Olá Paulo tudo bom , na minha opinião eu usaria apenas um , se eu fosse escolher , claro HGH da UNIVERSAL , para vc sentir uma melhora nas condições musculares , adicione um bom bcaa antes dos treinos , e se puder uma whey depois do treino , ai sim vc se sentiria muito mais forte e teria ganhos de massa magra significantes , espero ter ajudado , abraço oss.

  9. Jefferson disse:

    O zma é muito bom tomar antes de dormir, se vc procura alguma suplemento pré-treino eu indico ( jack3d) da muita força, a ajuda no ganho de massa muscular!!!

  10. marilene disse:

    olá gostaria de saber qual suplementos devo tomar para definição,treino todos os dias a quase dois anos,comecei a tomar whey tem 2 meses,mas queria comprar outros alguém tem alguma dica???

    • berlanda personal disse:

      Linda!!! A definição nada mais é do que o ganho de massa musclar e perda de tecido adiposo… então para defimir e preciso treinar muito pra ficar forte e uma dieta pra perder tecido adiposo… nao existe suplemento pra simplismente dar difinição, é preciso dessa combinação pra definer…. um suplemento para ganho de massa muscular e outro pra secar.

      • Junior disse:

        Termogênico certamente vai te ajudar, procure um nutricionista desportivo, ele vai te ajudar.

        • MARCIO disse:

          O TERMOGENICO NÃO DEFINE ELE APENAS TE DAR CONCENTRAÇÃO E AUMENTA O METABOLISMO O EFEITO SÃO DE 12 HORAS ONDE NAS PRIMEIRAS 6 HORAS ELE AGE COM 50% E AS OUTRAS 6 HORAS 25%. AO CONTRARIO DO PRE-TREINO QUE LIBERA A CAFEINA DE UMA VEZ SÓ. PARA PERDER PESO O TERMOGENICO TEM QUE SER USADO COM UMA ATIVIDADE AEROBICA POIS ELE SOZINHO NÃO FAZ MILAGRE.

  11. Urbano disse:

    tem efeito colateral ? Tenho efeito colateral ja tomo whey dextrose e creatina e bcaa ? se começar a tomar zma, nao precisa usar o bcaa ?

  12. lucas disse:

    eu tenho 15 anos e gosto bastante de malhar, mais so que eu malhor sem tomar nada, e eu queria tomar o ZMA, ai eu quero saber quanto tempo demoraria pra ter um pouco de resultador, e como ficaria meu corpo,pq eu tenho 1.65 e uns 55 a 60 quilos. e tambem, qual parte do corpo ele ajudar a definir mais?

  13. Douglas disse:

    Eu estou tomando o ZMa da universal, mas na embalagem recomenda tomar uma capsula antes de dormir, lendo este tópico observei que algumas pessoas tomam 30 minutos antes de malhar e antes de dormir, e outros 3 capsulas antes de dormir.
    Uma capsula só é pouco? devo aumentar pra 3 capsulas por dia antes de dormir?

    • André disse:

      Cara depende do ZMA que vc comprou porque varia a dose de uma patente pra outra saca tipo por exemplo : Marca “A” tem 100g por capsula marca “b” tem 300g saca le a embalagem e tome de acordo com a mesma espero ter ajudado ABRASS

  14. tai disse:

    posso tomar zma e ceratina juntos ou esso irar afetar o efeito do anteconsepicional

  15. Rafael disse:

    Gostaria de saber se tomar somente ZMA ou associado a outro produto como creatina pode ser prejudicial a saúde?

  16. Marcelo disse:

    Vou começar a tomar zma amanhã,gostaria de saber si devo tomar um antes do treino ou dois antes do treino.valeu!

  17. Roozivelt paiva . disse:

    Eu vou tomar ZMA e CREATINA, porq me dei mto beem com a creatina . A tres semanas pegava 25 k em cada lado pra peito no supino reto, agr ja pego 35 k . Ai com a ZMA ficaria melhor pra reconstrução do músculo . Estou certo ?

  18. Pedro disse:

    Comecei a tomar ZMA 6 dias. Sinto uma enorme diferença no desempenho, no sono, e qualidade de raciocínio.
    Isso com uma dieta boa, tomando whey+malto+hipercalórico+multivitamina qualquer.
    Também o segredo é não masturbar (analisando o meu desempenho), explorar seus hormônios ao máximo e descontar a raiva na academia.

  19. Leandro disse:

    pqp…nego pensa em nao comer ninguém! kkkkkkk
    eu malho mt, tive ótimos ganhos e se possível dou um coro na minha mulher tds os dias. nao pretendo parar pra ter um ganho maior na academia. isso é papo d quem nao gosta de mulher! kkkkkkk

  20. Ariane Silva disse:

    ae gente, menina pode tomar isso?

  21. Ariane Silva disse:

    ae gente, menina pode tomar isso?

    • Rico disse:

      o aconselhável é que você procure um médico ou nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplemento

    • Sim Ariane, Menina também pode! kkkkk Mas em quantidade menor!
      Exemplo: O ZMA da ON, tem recomendação de 03 caps/dia para homem e 02 caps/dia para mulher!
      Se atente a quantidade de igredientes em cada cápsula!

  22. Sim, e o melhor, leia-se todas as instruções da matéria como se fosse tanto para homem quanto para mulher, ou seja os efeitos são os mesmos para ambos os sexos.

  23. tarcio disse:

    Gostaria de saber depois de quanto posso tomar o zma depois de consumir a abumina ja que a mesma tem muito calcio?

  24. Tarcio disse:

    Putz escrevi tudo errado …. corrigindo..
    Gostaria de saber depois de quanto tempo após uma refeição noturna posso consumir o ZMA sem que o calcio interfira na absorvição do produto?

  25. qual a melhor conbinação de suplementos ??? tipo aquela que mostar resultados significantes ???

  26. ei galera vc podem mim ajudar na minha suplementaçao?
    comprei: Creatina, Hiper Mass Protein, HGH e ZMA.
    Como faço as combinações pre-treino e pos-treino
    Pensei em p/ pre treino: Creatina + HGH
    p/pos-treino: Hiper Mass Protein + ZMA
    p/ cafe da manha: Hiper Mass Protein + HGH

  27. Ricardo disse:

    Galera, faço musc. (hipertrofia) 3x por semana seg,quar,sex. Eu posso tomar ZMA apenas nos dia de treinos ou todos os dias?

  28. ESTOU FICADO DEFINIDO AGORA COMPREI ZMA VAMOS VER OEK QUE VIRA

  29. Luiz disse:

    Tomo Puran T4 25mg todos os dias em jejum as 06hs da matina. Vou pro treino as 06:30 em jejum e como uma banana para malhar. Depois do treino tomo BCAA + WHEY HIDROLIZADA + CREATINA. Treinar assim prejudicará o ganho de força e massa muscular?

  30. Junior disse:

    pra quem tem mais de 40 anos,otimas dicas, uma dica sobre o ZMA, nao comprem pois é muito caro, os polivitaminicos de farmacia sao mais baratos e tem exatamente a composição dos ZMA, alem de outras vitaminas importantes…confiram na proporção dos 3 compon. do ZMA e vejam nos polivitaminicos de farmacia, e a mesma coisa.Abraço!!

  31. gostira de saber como tomar zma, vitamina b6 90 capsulas quantas vez ao dia?

  32. Alex Laia disse:

    Eu gostaria de saber,apos o jantar tem que esperar quanto tempo pra consumir o ZMA?

  33. Ricardo disse:

    Muito bom o post !

  34. Bruno disse:

    psicológico ou não, depois de começar a tomar o ZMA, estou no quarto dia, consegui aumentar a carga em 20%

  35. ACarla disse:

    ZMA é bom demais.

  36. rodrigo disse:

    gostaria de saber se posso tomar o ZMA junto com o tribulus
    abraço

  37. Eae, gostaria de saber se o Fisio Whey Maxx 1kg da FisioNutry é confiavel, pelo motivo de na tabela nutricional dele ter ZMA ? To em duvida porque é whey e como dito acima leite atrapalha a absorçao do zma! Obg !!

  38. geovane disse:

    queria ganho de massa muscular rapído ,indica algo ai show ?

    • malucodanight disse:

      fais o seguinte, toma 1mg de trembolona, junto com 1mg de ciclo 6 (anantato de testosterona) se vai ver, vai te dar ganhos brutos hahahahahaha, mais fais dieta em rapais

  39. Nelson Cavalcanti disse:

    o zma pode ser tomado somente quando treino…. ou posso tomá-lo nos dias de não treino também?

  40. Elida disse:

    Estou tomando ZMA e tbm Whey + thermo fire + glutamina e por algumas vezes quando tomo ZMA junto com um dos outros tenho uma reação alergica e fico vermelha com coceiras, pode acontecer?

  41. Pedro disse:

    ZMA não é perigoso, é um complemento de minerais e vitaminas. No entanto, tampouco é miraculoso, é só um vitamínico mesmo e, de acordo com as últimas pesquisas, só aumenta níveis de testosterona em pessoas com deficiência de zinco ou magnésio. Um dos grandes benefícios do ZMA é que o magnésio e o zinco ajudam a regular o sono e proporcionam um descanso profundo se tomado 30 minutos antes de dormir (desde que se durma por 8 horas completas). Especialmente bom para insônia pós-treino devido a adrenalina.

    • Fabricio disse:

      Cara acho que vou começar a tomar dois antes de dormi ….. por que ta foda to tomando NO XPLODE ….. ta ruim de dormi depois

  42. Bruno disse:

    Qual a melhor marca de ZMA?

  43. Thalles disse:

    Boa noite amigos, começei a treinar com foco a pouco tempo, estou disposto a emagrecer um pouco e em seguida ganhar uma massa magra, eu tomo BCAA e Dyma Burn. No texto acima diz “para ganhos de força e de massa muscular” no caso é massa magra, se eu tomar vou ter um resultado melhor? ou fico apenas com os 2 que ja tomo?

  44. yuri disse:

    em relação ao zma comprei um da growth e agora não sei como tomar, sei que é antes de dormir mais eu tomo as 3 cápsula ao longo do dia tipo 1 no almoço outra na janta e outra antes de dormir ou eu mando as 3 cápsulas juntas antes de dormir ? esclarece essa minha duvida por favor

  45. João disse:

    não seria melhor comprar um multivitaminico ao invés? o preço é bem mais em conta e possui todas essas vitaminas em doses consideráveis.

  46. Ramon Barbosa disse:

    Tem como informar o link ou como podemos encontrar as pesquisas mencionadas no artigo?

  47. Angelo disse:

    gostei do seu post é bem instrutivo, gostaria que voce comentasse esse video que fala justamente sobre o ZMA, como funciona e suas propriedades, é uma contraposição a sua. Gostaria que vc desse sua opiniao sobre o video.

  48. Angelo disse:

    Vacilo meu, falei e nao deixei o video
    mas ta ae : http://www.youtube.com/watch?v=E0hXkH7fugw&list=UUpVZm16zpWExk–Qxp0GySA

    o cara fala em portugues de portugal mas da pra entender numa boa !!!

  49. Abraão disse:

    Galera comprei um zma da universal mas a embalagem não vem escrito (hormone support supplement) logo a baixo de zma pro
    Será que é falsa? Comprei na mundo verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>