BCAA – Qual a sua importância ?

Você sabia que mais de 20 aminoácidos são necessários para a construção de músculos e para a manutenção de importantes funções vitais?

Seu corpo pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, que são os chamados “aminoácidos essenciais”.

Dentre os aminoácidos essenciais, temos 3 deles que são os chamados BCAA:

L-Valina,

L-Leucina e

L-zsoleucina.

BCAA é a abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada”. Eles estão entre os suplementos mais importantes para qualquer programa nutricional esportivo.

Compre agora BCAA2500!

Os BCAA constituem até 35% da sua massa muscular e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.

Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

Como agem os BCAA?

Durante o treino intenso com pesos, o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não existem nutrientes necessários para abastecer seu organismo durante o treino, ele começa a “roubar” os aminoácidos que estão presentes nos seus músculos para suprir as suas necessidades por energia. O resultado disso é que você acaba perdendo massa muscular.

O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas nos músculos e começar a entrar no estado catabólico é justamente a liberação desses BCAA “roubados” dos músculos.

Fornecer os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), especialmente durante esses períodos de estresse, faz com que esse sinal não seja dado, e consequentemente os músculos continuem a sintetizar proteínas e não entrem em catabolismo.

Falando de maneira mais técnica, os BCAA agem como transportadores de nitrogênio, que auxilia os músculos a sintetizarem outros aminoácidos necessários para promover o crescimento muscular.

Em outras palavras, os BCAA combinam aminoácidos mais simples para formar todo um tecido muscular mais complexo.

Ao fazer isso, os BCAA estimulam a produção de insulina, cuja principal função é permitir que o açúcar do sangue seja absorvido pelas células musculares e usado como fonte de energia.

Essa produção de insulina faz com que os aminoácidos penetrem mais facilmente nas células musculares, para que possam servir de matéria-prima na construção dos músculos.

Sentiu como tudo está interligado?!

Importantes co-fatores na suplementação de BCAA

Muitos fisiculturistas e atletas não dão muita importância à combinação e inclusão de co-fatores quando lidam com suplementos, mas isso é um erro que você não pode cometer.

A seguir você tem uma lista dos co-fatores que têm um papel importante no aumento da eficácia da suplementação de BCAA.

Cromo: A forma mais apropriada é o picolinato de cromo, que aumenta a eficácia da insulina. A insulina é o elo mais importante no processo de construção muscular.

O cromo aumenta a síntese de proteínas no corpo, além de promover a absorção intracelular dos aminoácidos livres presentes no sangue e sua assimilação pelas células.

Ele também retarda a taxa de degradação de proteína pelo corpo dentro das células. Por isso é muito importante aliar o Cromo à suplementação de BCAA.

Vitamina B6: Uma vez que a vitamina B6 é fundamental no metabolismo de aminoácidos, os atletas cujas dietas têm uma alta taxa de aminoácidos precisarão de uma quantidade maior dela no corpo. O transporte de aminoácidos para o interior das células depende muito do fornecimento adequado de vitamina B6.

Vitamina B12: A vitamina B12 é outro nutriente solúvel em água e bastante importante que deve estar sempre presente no metabolismo da proteína e na síntese dos aminoácidos.

Biotina: A Biotina possui um papel de destaque na síntese de proteína e na formação de glicogênio.

Para entender melhor o papel das vitaminas B-6, B-12 e Biotina e sua relação com os BCAA, clique aqui.

Quanto e quando você deve tomar os BCAA?

Pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, você poderá otimizar seus resultados.

Uma quantidade menor também é eficaz, mas se você precisar de um desempenho melhor e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

Ingerir os BCAA imediatamente antes ou durante um treino intenso com pesos ou um treino aeróbico vai melhorar seus resultados e seu desempenho.

Tomar os BCAA junto da alimentação pós-treino ou de um drink de recuperação irá ajudar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

Qualquer pessoa que queira ganhar mais músculos ou mais energia naturalmente, sem qualquer efeito colateral, deve considerar seriamente a ingestão de BCAA.

Dicas de suplementos:



















Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Clique aqui!

Outros artigos interessantes...

7 Respostas

  1. Ainda não começei a tomar o BCAA, tenho 78K e 1.76, penso em tomar o suplemento na esperança de que Ele me ajude na definição da barriga,peito,pernas e braços… mas a barriga é o principal deixo bem claro! Não sei afinal onde estou pisando pois, pesquisei muito e mesmo assim ainda estou com dúvidas, pois é sabido que quando se toma essas coisas consequentemente acarreta numa sobrecarga maior nas funçoes renais,quero definir meu corpo sobretudo a barriga!, mais ñ quero ter que passar o resto de minha vida nos hospitais. Tô num mato sem cachorro… o que fazer, quando se tem vontade, deseja muito os resultados que o produto “OFEREÇE”, mais não se tem tanta segurança assim?

  2. Antonio disse:

    Jefferson,até onde sei isto serve para atrofiar o saco,é comum as mulheres dizer que não tem homem,ou vc não não sabe?

  3. dayvid disse:

    bom eu fazia academia, mas pareii por nao ver resultados e ja vai fazer 1 ano e meio que parei e no meio dessa parada engordeii um pouco .. tenho 102 kg e 1,82 mt. eu posso tomar BCAA? quero formar meu corpo.. quero musculos…!! ei tenho um pouco mais nao definidos.

    • Wagner disse:

      quer magica, nunca praticou uma atividade fisica puxada, ai derrepente malha por um ano e quer se tornar um arnold schwarzenegger… ta de sacanagem,,, tem de malhar direito e parar d ficar olhando o espelho a toda hora….

  4. kamos disse:

    a unica coisa que tenho a dizer e que se o cara malha por 1 ano e nao obtem resultados simplesmente ele ia para academia bater papo fato

  5. Raions disse:

    Amadores… Na boa Dayvid você ja tem musculos!! O problema é o exesso de gordura, da um jeito de queimar essa gordura toda e depois pensa em musculos, faça uma avaliaçao fisica e veja o quanto tu tem que perder de gordura pra você começar a ver os traços da musculatura.

  6. Minha nutricionita passou uma capsula de BCAA antes do treino…pq sera q nao passou para tomar depois tmb?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>